As cédulas em dinheiro vão acabar mesmo?

Fala pessoal, tudo bem? :wave:

Vira e mexe leio comentários de membros aqui na NuCommunity confessando que praticamente já não utilizam dinheiro em papel. Eu sou um deles! Então, decidi contar um pouco mais sobre a minha experiência e também compartilhar alguns questionamentos com vocês!

Post_Concept_2

É normal pensar no futuro do papel-moeda à medida que mais pessoas aderem a formas de pagamentos eletrônicos, como cartões físicos e virtuais, carteiras digitais, Pix, PayPal, entre muitas outras. Mas, é pouco provável que o dinheiro físico desapareça de vez. Basta lembrar que, até hoje, são realizados envios de telegramas, mesmo com tantos serviços de mensagens digitais disponíveis. Há usuários suficientes para garantir que a demanda siga existindo. :love_letter:

Eu fui aderindo aos poucos e quando percebi já estava usufruindo de todos os benefícios oferecidos pela tecnologia. Mas vamos concordar que, mesmo os muito adeptos à tecnologia, possivelmente deixam um dinheirinho na carteira. Vai que o cartão não passa ou você esqueceu a senha, pois estava super empolgado contando para um amigo o último episódio de La Casa de Papel.

Me conta, quanto você deixa na carteira para algum imprevisto?

  • Algumas moedas!
  • R$ 20 já é suficiente
  • Acima de R$ 50

0 votantes

O conceito por trás do dinheiro vem desde o início da civilização. Não é nenhuma surpresa porque o dinheiro foi aderido entre as pessoas civilizadas: foi uma maneira muito eficiente e conveniente de fazer negócios, ao invés de trocar por outros bens e serviços. A verdade é que as transações eletrônicas têm se tornado cada vez mais comuns e não há razão para que essa tendência não continue, certo? :iphone:

Post_Concept_1

Outro dia mesmo eu parei para pensar quando foi a última vez que eu fiz um saque no caixa eletrônico. Eu não me lembro! E se o tivesse feito, talvez o dinheiro estivesse intacto na carteira, pois é sempre tão prático pagar pelo celular ou com o cartão físico, mesmo. A tecnologia contactless realmente me ganhou. Além do mais, fica tão mais fácil controlar os gastos digitalmente ao invés de ficar tentando lembrar depois: "Onde foi mesmo que eu gastei X, Y ou Z”? Quando foi?

Hoje o dinheiro é apenas um pedaço de papel. Embora seja importante observar que nem sempre foi assim (em grande parte da história, o dinheiro foi criado em moedas de metais que possuíam valor real). Hoje o sistema depende de um conjunto de crenças. Isso quer dizer que o dinheiro tem valor porque nós, como sociedade, atribuímos valor a ele. Esse sistema funciona porque a maioria das pessoas, senão todas, acredita no valor futuro desse dinheiro. :moneybag:

Portanto, se já estamos no futuro em que o valor do dinheiro é simplesmente o valor atribuído a ele, o que nos impede de avançar para uma moeda inteiramente digital? Será que teremos uma moeda universal real oficial? Vimos a ascensão (e queda) do Bitcoin, mas acredito que não chegaremos lá tão cedo, embora o número de moedas possa diminuir com o passar dos anos e o mundo se torne cada vez mais globalizado.

O que provavelmente veremos é o crescimento contínuo das transações eletrônicas pelas quais estamos menos dispostos a pagar taxas, não é mesmo? Obrigado, Nubank, por iniciar essa revolução no Brasil! :purple_heart:

E vocês? Quais dessas situações você mais se identifica?

  • Eu já faço quase todas as transações digitalmente!
  • Eu tenho medo, mas faço algumas.
  • Gosto de dinheiro vivo na minha mão!

0 votantes

Mais sobre o tema no blog do Nubank aqui e no imperdível recente episódio do podcast “Os Sócios” com Bruno Perini aqui. :grinning:

43 curtidas

Caraca, que aula @Julian_Lopes !

Eu mesmo uso dinheiro vivo muito pouco, tenho bastante contato com cédulas nos meus “corres” como motoboy, mas o dinheiro que entrada de forma física logo se transforma em saldo lá na minha Conta do Nubank.
Sacar dinheiro é algo que eu também nem lembro quando fiz pela última vez, e te confesso que dificilmente tenho algum valor na carteira, nesse momento mesmo estou zerado de dinheiro físico. :sweat_smile:

29 curtidas

Eu sou bem fã também! O sonho agora é Nubank ser compatível com o Samsung Pay! :crazy_face:

É muito isso mesmo. O valor que o Banco Central gasta pra fazer uma nota de R$2,00 é praticamente o mesmo gasto na de R$200,00 e nas outras também. O que manda é o valor convencionado que aquele pedaço de papel vale.

24 curtidas

Eu também!

Ultimamente eu deixo só uns trocados na carteira para alguma eventualidade, pois meu pagamentos são quase sempre feitos de forma digital.

E agora com o lançamento do Apple Pay então! As cédulas na minha carteira permanecerão intactas por bastante tempo! :sweat_smile:

Ah, belo tópico meu amigo! :clap:

23 curtidas

A maioria das minhas transações no dia a dia são virtuais, e quando faço pagamento ‘presencial’ sempre acabo usando cartão mesmo, aquele dinheirinho na carteira é como minha vó dizia, o dinheiro pro ladrão, pois infelizmente onde vivemos, se vc não tiver nada pode acabar acontecendo alguma coisa com vc…
E falando em dinheiro, alguém chegou a ver a nota de $200? Pq pra mim isso é mais falso q nota de $3 :rofl:
E obrigada pela aula @Julian_Lopes :purple_heart:

22 curtidas

Uma única vez, mas recebi com uma mão e passei com outra. :joy: :joy: :joy: :joy:

21 curtidas

Eu vi só uma vez!

Fiquei com tanta pena de usar que fiquei guardando ela por meses e até tirei uma foto antes de finalmente depositá-la! :sweat_smile:

19 curtidas

Que tópico, que aula meu amigo! @Julian_Lopes

Aguarde… :full_moon_with_face:

As que estão aqui nem se mexem do lugar kkk

Consegui uma que guardo quase que de recordação kkk
Já vi algumas.

ah mas já deu pra “sentir o gosto” :rofl:

20 curtidas

Em um futuro não muito distante, pode ser que reduzam as emissões de papel cédulas, para acabar de vez, quem viver, verás!

7 curtidas

Eu sou um deles, não uso mais dinheiro de papel a um bom tempo.

Sim, sempre tenho uns R$20,00 na carteira, pq vai que precisa, mas tá lá já a muito tempo.

Ah facilitou muito mesmo, e agilizou mais ainda nosso tempo

Eu acho incrível a historia do dinheiro e como surgiu, do lastro necessário e até da confiança que devemos ter para acreditar neste lastro.

21 curtidas

Realmente não lembro a última vez que fui sacar dinheiro. Faço tudo digitalmente. Acredito que talvez daqui a algum tempo proximo será tudo assim.

8 curtidas

Eu tive problemas esse mês com isso, fui marcar exames para o meu avô, e o lugar só aceitava dinheiro, apenas dinheiro. Perguntei sobre PIX, sobre Transferência e nada, ai ela me disse: Tem uma caixa 24 horas ali, é só sacar.

Problema: Eu não ando com o cartão, apenas uso o Gpay, e os cartões estão cadastrados lá.

Resumo, pedi para meu amigo de outra cidade, vir fazer o saque pra mim, e mandei o Pix pra ele, situação bem ruim, com tantas formas de pagamento que existem hoje.

19 curtidas

Sou do time que sequer se lembra da senha do banco tradicional caso precisa sacar dinheiro, afinal, é algo que não faço já tem pelo menos uns três anos. Tenho cinquenta reais na carteira de emergência, mas honestamente acho que não irei utilizá-los tão cedo, especialmente agora com a chegada do Pix, que nos trouxe celeridade e segurança.

Não consigo imaginar a quantidade de vezes que perdi dinheiro por ter colocado no bolso da calça e ele ter caído (ou eu ter sido furtada, vai saber) no meio da minha rotina. Acho a premissa do contacless e das carteiras digitais incríveis e essa é uma mudança que veio para revolucionar o mercado.

Como sempre, tópico excelente @Julian_Lopes!

24 curtidas

Eu ainda utilizo dinheiro pra pagar passagem, aqui em Natal tem cartão de transporte mas é uma burocracia pra fazer, a recarga é presencial o que demanda mais tempo e passagem pra chegar lá, nada online, muito diferente da realidade de SP, então preferi continuar pagando assim.

E sempre carrego dinheiro na carteira, pelo que a @lorenatelles falou e evitar imprevistos como aquele caos que teve em Amapá com o apagão.

Eu vi 3x, é bonitinha kkk, mas pouco usada mesmo.

No Iti tem a opção de sacar pelo 24 horas sem cartão, só com o QR Code, teve um dia que nenhum dos meus cartões sacava, tanto Inter como C6 mesmo com saldo, fiz o PIX pra ele e deu certo, porém é só um saque por mês gratuito.

21 curtidas

Bom… eu não deixo nada, se o cartão não funcionar eu faço um PIX.

Não gosto de lidar com cédulas ou moedas, principalmente pq sou daquelas pessoas que se for usar 20 reais em cédulas volto para casa cheio de moedas que provavelmente não irei usar novamente.

Eu uso tudo de forma digital :face_with_hand_over_mouth: :face_with_hand_over_mouth:

16 curtidas

Ótimo tópico meu amigo @Julian_Lopes :fist_right::fist_left:

Tudo que esse camarada diz ou escreve , merece atenção! :handshake:

Ainda não consigo sair com a carteira totalmente vazia (notas), mas já faz tempo da última vez que paguei alguma compra com dinheiro.

Imagino que nas capitais e grandes cidades, esse momento de não precisar de notas , chegará em alguns poucos anos!

:metal::metal::metal::metal:

16 curtidas

Aqui em Mairinque também te bem burocrático, então eu faço uma recarga mensal por mês, para ficar tranquilo no restante, mas as vezes acaba e recorro a um valor que sempre fica na carteira.

Pois é eu tentei sacar pelo Next, mas o Bradesco só saca com digital mesmo utilizando o NFC e eu nunca havia cadastrado a digital lá.

E nem a reserva da carteira ajudou, nesse caso o exame era caro e eu nunca iria ter esse valor lá. Foi um perrengue.

13 curtidas

Parabéns pela iniciativa desse tópico @Julian_Lopes. Excelente. Amei :clap::clap::clap:

Aqui na minha região (interior), ainda temos q andar cm cédulas de papel, infelizmente. Mas já melhorou muito. Quando abrir minha conta Nubank lá em 2017,a partir daquele momento, foi quando comecei a usar bastante a conta digital. Criei gosto, e cada vez mais uso menos cédulas. Mas creio q num futuro próximo, as coisas só vão evoluindo.

Futuro digital.

16 curtidas

@Alexandre_Niess ,alguém falou samsung pay? tamo junto nesse aguardo.

4 curtidas