Por varias vezes venho tentando utilizar meu cartão que possuí o contactless, mas sempre me deparo com a ignorância do atendimento dos estabelecimentos (não levando para o sentido pejorativo), que raramente não entende a opção de pagamento, ou até mesmo (e eu até entendo) acha que se trata de um ‘golpe’. Também tenho esses problemas quando tento utilizar outras formas de pagamento, como o Picpay, que realiza a cobrança pelo QR code gerado na máquininha da cielo, e por varias vezes ja tomei a máquina das mão da atendente para tentar explicar (de forma mais gentil possível) como funciona o QR e a aproximação.
A questão é; não podemos brigar com o atendimento por não saber sobre as novidades da tecnologia, mas então como podemos mudar isso?
minha solução plausível é a comunicação com os fornecedores das máquinas, para que passem aos seus clientes (donos dos estabelecimento) e estes incentivem seus funcionários a oferecer e até mesmo demonstrar as novas interações de pagamento os seus clientes finais. Desta forma, conseguiremos desenvolver uma rotina melhor a utilização dessas tecnologias que só tendem a simplificar cada vez mais a vida.
Um relato;
Ja a alguns meses, tento minimizar a utilização da carteira (o que eu apelidei carinhosamente de “burocracia de bolso”). Baixei o aplicativo do governo de CNH (legitimo de com certificado digital), adquiri uma case para celular que eu pudesse acoplar meu Nubank e dei tchau a carteira. Tentei… Mas ainda, mesmo que acima da minha expectativa, ainda tive a necessidade de utilizar cédulas em alguns comércios, e os outros que utilizei o cartão, eu diria que menos de 10% consegui pagar com QR code ou com a aproximação… Também me surpreendi ao tentar utilizar minha CNH digital, quando NENHUM estabelecimento aceitou-a como demonstração de documento (Inclusive o Poupatempo)… e mesmo assim, ainda preferem ver um pedaço de papel dentro de um plastiquinho, sem mesmo conferir a veracidade do documento, autenticação do QR code que carrega, do que um documento visualizado em um aplicativo estatal com assinatura digital. Com isso, infelizmente tive que retornar com a carteira.