Por varias vezes venho tentando utilizar meu cartão que possuí o contactless, mas sempre me deparo com a ignorância do atendimento dos estabelecimentos (não levando para o sentido pejorativo), que raramente não entende a opção de pagamento, ou até mesmo (e eu até entendo) acha que se trata de um ‘golpe’. Também tenho esses problemas quando tento utilizar outras formas de pagamento, como o Picpay, que realiza a cobrança pelo QR code gerado na máquininha da cielo, e por varias vezes ja tomei a máquina das mão da atendente para tentar explicar (de forma mais gentil possível) como funciona o QR e a aproximação.
A questão é; não podemos brigar com o atendimento por não saber sobre as novidades da tecnologia, mas então como podemos mudar isso?
minha solução plausível é a comunicação com os fornecedores das máquinas, para que passem aos seus clientes (donos dos estabelecimento) e estes incentivem seus funcionários a oferecer e até mesmo demonstrar as novas interações de pagamento os seus clientes finais. Desta forma, conseguiremos desenvolver uma rotina melhor a utilização dessas tecnologias que só tendem a simplificar cada vez mais a vida.
Um relato;
Ja a alguns meses, tento minimizar a utilização da carteira (o que eu apelidei carinhosamente de “burocracia de bolso”). Baixei o aplicativo do governo de CNH (legitimo de com certificado digital), adquiri uma case para celular que eu pudesse acoplar meu Nubank e dei tchau a carteira. Tentei… Mas ainda, mesmo que acima da minha expectativa, ainda tive a necessidade de utilizar cédulas em alguns comércios, e os outros que utilizei o cartão, eu diria que menos de 10% consegui pagar com QR code ou com a aproximação… Também me surpreendi ao tentar utilizar minha CNH digital, quando NENHUM estabelecimento aceitou-a como demonstração de documento (Inclusive o Poupatempo)… e mesmo assim, ainda preferem ver um pedaço de papel dentro de um plastiquinho, sem mesmo conferir a veracidade do documento, autenticação do QR code que carrega, do que um documento visualizado em um aplicativo estatal com assinatura digital. Com isso, infelizmente tive que retornar com a carteira.
Essa mudança de cultura é mais lenta mesmo pra quem não é tão antenado em tecnologia. A ideia de uma campanha dos fabricantes das maquininhas é uma boa mesmo, mas também pode partir das empresas quando maiores. Particularmente eu só tenho usado o contactless em locais onde você mesmo opera a maquina do cartão, colocando e digitando a senha, quando é o funcionário que utiliza a máquina, em geral eu nem peço pq até explicar que só precisa encostar e a pessoa aceitar, leva mais tempo do que ela mesma inserir o cartão.
Assim como estamos nessa comunidade, nos autogerindo e criando os grupos de execução, de ideias, de auxilio aos outros nós podemos também ser os agentes da mudança, os multiplicadores do serviço.
Eu mesmo em todos os lugares que vou, mesmo que não for usar o serviço eu explico com detalhes os aspectos e funcionalidades do serviço.
Eu acho que nós podemos mudar essa realidade da falta de informação e tornarmos os lojistas também multiplicadores.
eu já tive problemas para pagar com QR code nas maquinas da cielo, onde o caixa só sabia pagamentos por NFC e me pediu se eu não poderia usar meu cartão. somente na vez que perdi meu cartão e só podia usar o picpay para pagar que tive a coragem de dizer “só tenho essa forma de pagar, é compatível com a maquininha, se não sabe como usar me entregue para eu ver com funciona ou eu não vou pagar”. além de ter aqueles que pegam seu cartão e eles mesmo querem inserir na maquina.
uso a CHN digital e nem sei como está mesmo com a policia, já que nunca fui parado desde que comecei a dirigir.
não tem como hoje vivermos só com o digital, não são todos os estabelecimentos que tem uma maquininha NFC infelizmente
já me explicaram isso por email, após muitas reclamações e respostinhas simpáticas-padrão que não tinha muita simpatia e pouca informação relevante.
mas me explicaram.
só não sei porque essa explicação não está online na sessão de ajuda.
ocorre que há um limite de 3 vezes pra pagamentos via NFC. O próximo deve ser por inserção no terminal (maquinha).
As regras de senha (sim, quando é pra acima de R$ 50 e não, quando é abaixo de R$ 50) continua independente do modo de autenticação do pagamento.
O mais chato são os estabelecimentos cujos donos têm medo ou ignorância a respeito dessa função (NFC). Falta comunicação e treinamento que ensinem realmente.
Eu também tento explicar, até mesmo para eu utilizar, mas além da desconfiança, a “dificuldade” que os atende entes veem nisso impedem deles querer oferecer e divulgar essa opção de pagamento.
Exatamente. Até pra utilizar a função débito da nuconta muitas vezes a pessoa resiste por dizer que o cartão é de crédito. Uma forma diferente da que ele sempre usa pra cobrar gera resistência por acharem que pode ser golpe ou poder dar problema e ele próprio ser responsabilizado, por isso acredito que o mais correto é essa instrução vir direto dos fabricantes das maquininhas e dos donos de lojas. Justamente pq são eles que vão passar a credibilidade necessária para o atendente ter segurança de usar a funcionalidade sem medo.
eu já passei 800 reais via NFC pelo Apple Pay (cartão BB), mas não consegui fazer o mesmo com o Nubank. Bem chato ter que ficar levando carteira para os lugares
Muito bem explanado, temos uma lerdeza de atualização no nosso país, tem coisas que estão disponíveis mas você não consegue usar por que as pessoas não sabem que existe.