Recebi meu cartão de crédito no final de janeiro e estou tentando usá-lo o máximo que posso. Porém, em vários estabelecimentos comerciais existe uma taxa pelo uso do crédito, taxa que não existe pro débito.
Só consigo usar o crédito em restaurantes, supermercados e algumas lojas e serviços online (Amazon, Uber, Spotify etc).
Várias lojas físicas e online, postos de combustível etc cobram essa taxa.
Isso é algo comum? Acontece com vocês?
em lojas online tem o desconto de pagar no boleto ou a vista, em lojas físicas já ganhei desconto por pagar a vista em dinheiro mas nunca paguei a mais só por estar pagando com cartão de crédito.
onde você mora? pode ser uma pratica comum da tua região, aqui em santa catarina nunca passei por isso
Essa questão do crédito ter uma taxa é uma realidade. Aqui na minha cidade dinheiro/débito para gasolina é um valor e pra crédito é outra, onde já se viu isso?
E é uma prática ilegal, o valor deve ser o mesmo anunciado, o comerciante pode dar um desconto no dinheiro ou débito, mas não pode aumentar por ser crédito.
On-line isso também acontece, mas normalmente não é “aumento” da loja, e sim da empresa responsável pelo pagamento, como se ela cobrasse as taxas pelo parcelamento.
Existe uma diferença em oferecer parcelado repassando taxas, e aumentar o valor pq tá parcelando. A última opção é ilegal.
A maioria dos estabelecimento (principalmente grandes redes) não oferecem esse “desconto” à vista / dinheiro… mas no posto onde abasteço tem um valor diferente para dinheiro / débito e para crédito.
Tem que calcular se esse “desconto” vale a pena…
Sinceramente acho um absurdo isso. Alguns comércios em Manaus-AM realizam essa prática. Sempre eles dizem que é por motivos de taxas que eles pagam para compras em cartão (débito e crédito).
Entretanto encontrei uma lei que permite essa prática. A Lei Nº 13.455, de 26 de junho de 2017.
E um comentário realizado por especialista no site do G1:
aqui não acontece isso, se for a vista não importa a forma de pagamento sempre vai ser o mesmo valor, o que acontece é que algumas lojas quando vc divide fica um pouco mais caro do que a vista
Gente, não adianta reclamar no procon. Em 2017 isso passou a ser legal, infelizmente. Aqui na minha cidade ainda não chegou essa moda. Por enquanto, débito e crédito tem o mesmo preço.