Ataque hacker ao sistema financeiro brasileiro

Ataque hacker ao sistema financeiro: o que se sabe sobre o golpe e quais os próximos passos

BC ainda não informou o nome das instituições afetadas. Não há confirmação oficial sobre os valores envolvidos, mas fontes da TV Globo estimam que a quantia pode chegar a R$ 800 milhões.

Um ataque cibernético que afetou pelo menos seis instituições financeiras causou alvoroço no mercado financeiro na última quarta-feira (2).

Segundo o Banco Central do Brasil (BC), a C&M Software (CMSW) — uma empresa de tecnologia que conecta bancos menores aos sistemas PIX do BC — reportou um ataque às suas infraestruturas.

Ataque hacker é um dos mais graves já registrados no Brasil.

De acordo com a companhia, criminosos usaram credenciais, como senhas, de seus clientes para tentar acessar seus sistemas e serviços de forma fraudulenta. Isso permitiu o acesso indevido a informações e contas de reserva de pelo menos seis instituições financeiras.

O BC ainda não informou o nome de todas as instituições afetadas. Também não há confirmação oficial sobre os valores envolvidos no ataque, mas fontes da TV Globo estimam que a quantia pode chegar a R$ 800 milhões.

Matéria completa: https://g1.globo.com/economia/noticia/2025/07/03/ataque-hacker-ao-sistema-financeiro-o-que-se-sabe-e-quais-os-proximos-passos.ghtml

18 curtidas

Obrigado pela informação @laetemn

11 curtidas

Impressionante a esperteza dos hackers para conseguir as informações de acesso.

8 curtidas

Como eu suspeitava. O cliente é a parte mais frágil e descuidada do sistema, melhor entrar pela porta que tentar quebrar a janela.

5 curtidas

No caso, o cliente não foi afetado, é a conta reserva das instituições.

7 curtidas

No caso foi mais lerdeza, falta de atenção…do usuário…abrir links suspeitos…

5 curtidas

Não para minha surpresa, o acesso foi facilitado, ou melhor, fornecido por alguém de dentro de uma das empresas.

Polícia Civil prende em SP suspeito de ataque hacker ao sistema que liga bancos ao PIX

11 curtidas

Quase sempre é assim que acontece.

Só sei que a historia contada por esse cidadão está muito mal contada. Receber 15k pra dar acesso a 1B ?

10 curtidas

Às vezes a pessoa não é tão inteligente :sweat_smile:

Mas eu também acho que esse cara deve estar blefando, transformou o grosso em Bitcoins e deixou só a micharia na conta pra tentar tapear a polícia.

9 curtidas

Foi isso que pensei. Deixou 15 na conta pra ser devolvido e o resto colocou em satoshis que vão estar esperando quando ele ver o sol redondo de novo.

7 curtidas

Queria saber como ele vai desfrutar desses Bitcoins? Com o CPF monitorado de perto pelos órgãos de investigação e controle, vai usar dinheiro vivo pra sempre… O cidadão fez mierda sem tamanho, tem que ter um bom esquema pra lavagem desse dinheiro através de terceiros para que possa desfrutá-lo…

É só um laranjinha, devia tá devendo favor a alguém ou foi chantageado pra entrar nessa furada… Não vivemos mais no tempo do faroeste, os órgãos de fiscalização estão cada dia mais eficazes no uso da tecnologia, o dinheiro digital sempre deixa rastros.

2 curtidas