🔴 【ATENÇÃO】 - Contactless - Prós e Contras

Olá NuBankers, td bem com vcs?
Espero q sim?
Calmaaa, senta ai e ñ se apavorem q o titulo do tópico é mais clickbait do q realmente algo perigoso.
:sweat_smile:

Porém, andei lendo bastante aq na comunidade sobre este assunto #Contactless e até agora ñ vi ninguém mostrar os verdadeiros riscos desta nova função da MASTERCARD q o Nubank decidiu implementar e ser inovadora no quesito tecnologia. :clap::clap::clap:

Vou mostrar em 1 vídeo oq pode acontecer com vcs utilizando os novos cartões com a função do pagamento sem senha no valor até 50,00 e tb deixar minha opinião de * PÓS e CONTRA!

Bem vamos lá neste primeiro vídeo (gringo) vemos um senhor provavelmente dono de 1 comercio aproximando sua maquina de cartão de crédito próximo a carteira (no bolso de trás) de alguém q está de costas simplesmente escolhendo algumas revistas com seu cartão q ñ deve ser o NuBank, mas possui a função contactless. :scream:

No segundo vídeo vemos um brasileiro apenas testando mesmo, a função em seu novo cartão NuBank com o Contactless e desta vez com uma maquininha daquelas portáteis mesmo, PagSeguro.
Adiantem o vídeo para exatamente 2:26 se quiserem ver o teste no bolso com o cartão dentro da carteira. :flushed:

Conclusão q tiramos disto, apos analisarmos ambos os vídeos?

PÓS:

A função Contactless é muito útil, pois te poupa tempo de ñ ter q ficar naquelas filas de esperas enormes para pagamentos, q geralmente demoram pois necessitam de inserir os cartões nas maquininhas e digitar senhas…
Oferece maior segurança ao titular do cartão e maior proteção contra tentativas de fraude, uma vez que lhe facilita fazer pagamentos sem que o cartão saia da sua mão, e sem que tenha de inserir o seu código pessoal em público.”
Portanto, fica claro que pagar desta forma permite que possamos manter um maior controlo do processo e evita, por exemplo, que nos clonem o cartão através da cópia da banda magnética ou do chip.
E tb preserva melhor o cartão, por não ficarmos arranhando ele o tempo todo sempre q inserimos na maquininha, fazendo com q nem se quer utilize o chip, prolongando assim a vida útil do cartão. Mas…

CONTRAS:

A facilidade para conseguirem passar alguma compra (ou várias) de valores diferentes, msm obtendo 1 limite de (500,00) ao dia e tendo criptografia, é mt fácil.
Ainda mais em tempos modernos, onde cada vez mais facilitam o acesso a maquininhas portáteis.
Pensem o que NÃO fariam em uma balada, na fila de algum compromisso como (lotéricas ou farmácia).
Ou mesmo em casos de furto, onde levam seu celular e seu cartão…
Quando vc esquece o cartão em algum caixa ou estabelecimento enfim, a tecnologia evolui, facilitando nossas vidas, e nos deixando inseguros tb.
A segurança é mt vulnerável, a partir do momento q ñ se pode configurar o limite de 50,00 sem pedir senha, ou simplesmente escolher utilizar a função ou ñ. (Todos os novos cartões emitidos estão vindo com a função Débito e Contactless.)

E a única solução viável q eu vi até o momento, foram o BLOQUEIO do cartão pelo APP definitivo, e só desbloquear quando for utilizar o cartão, oq fará vc perder 1 certo tempo ou se estressar tb, pelo 4G está fraco ou nao term nenhum sinal de wifi por perto.

Ou abaixar o limite total do cartão, fazendo assim q ñ consigam passar além de 50,00 mais de uma vez.

DIGAM OQ VCS ACHARAM DESTA INOVAÇÃO #CONTATCLESS DO NUBANK, COMENTEM E VOTEM!

  • SIM, eu gostei do Contactless
  • NÃO, eu ñ gostei do Contcatless

0 votantes

58 curtidas

Por isso sou a favor das carteiras digitais como Google Pay, Apple Pay e Samsung Pay. Assim você usa o celular como “cartão”, além da transação ser mais segura pois ele gera um cartão apenas para o ato da compra, tem autenticação biométrica para confirmar a transação. São fatores de segurança que o contactless não tem.

34 curtidas

Apesar de gostar muito da praticidade que o contactless me proporciona, medidas de segurança são sempre bem-vindas. Temos que ter cuidado.

20 curtidas

Exatamente, mas até eles liberarem os serviços de pagamento via Smartphones, vamos nos contentar com o Contatcless. :slightly_frowning_face:

11 curtidas

Concordo, tb adorei a tecnologia. Mas convenhamos, facilita mt pro bandido tb esta parada sem contar no valor minimo de 50 CONTO! :man_shrugging:

9 curtidas

Ótimo tópico, toda nova tecnologia requer um tempo de adaptação.

6 curtidas

Sim, se pegar um bandido mais “antenado” ele consegue fazer um estrago até percebermos!

13 curtidas

Sim, porém toda tecnologia tb requer melhorias da parte dos desenvolvedores. E ñ parece q estão preocupados em tomar medidas q nós permita alterar o valor dos 50,00 ou msm desativar ou ativar esta função.

Pois segundo oq eu li neste site:

aaaaaaa

12 curtidas

Sim! Tenho uma carteira que cancela o contactless quando o cartão está nela. Já vi também cartões que você deixa junto com contactless e ele inativa o NFC, é uma dica bacana e costumam ser baratos, acho que encontra no aliexpress chama RFID BLOCKIN WALLET :smile:.

19 curtidas

Bacana, vou pesquisar.

Nesta resposta 1 membro fala sobre soluções para bloquear o sinal tb.

13 curtidas

De fato, é improvável mas, ao mesmo tempo, assustador. Para cada facilidade que a tecnologia proporciona, vem junto uma porção de malandragens. A dúvida é se é possível contestar com sucesso uma “compra” feita desse jeito.

4 curtidas

Sim, eu estou naquele sentimento de indecisão. Pois amei a tecnologia, porém achei vulnerável de mais ao msm tempo! HAHAHA

Malandragens estas, q no Brasil é ainda mais intensificada (Famoso jeitinho brasileiro de ser) :roll_eyes:

Acredito q nem tenha como contestar, tipo a opção vai ter lá.
Mas como o cartão é responsabilidade sua, eles ñ devem devolver um dinheiro q lhe foi “roubado” pq vc vacilou e deixou o cartão desbloqueado estando uma fila ou balada…

Sei ñ, mas as prováveis teorias, são de q nego só vai se ferrar usando esta função do Contatctless. :grimacing:

4 curtidas

Tecnologia fantástica, cujas soluções em segurança já existem e só precisam ser implantadas, cito algumas que deveriam estar presentes no App:

1) O cliente ter opção de ativar/desativar a função contacless;
2) O cliente ter a opção de ajustar o valor dos limites: por compra; por quantidade de transações mensais; etc.
3) O cliente poder ativar/desativar o pedido de senha via contacless;
4) Carteira ou porta cartões com bloqueador de sinal RFID como já citado por alguém ai; entre outros.

6 curtidas

Um exemplo de carteira com bloqueador de sinal:

6 curtidas

Sorte minha que ando com ele dentro da bolsa, não tá com a peste desse danado aprovara compra dentro da carteira e dentro da bolsa kkkkk

Ótimo tópico! Sempre bom aprender coisas novas!

8 curtidas

Não usei essa função ainda, e sinceramente depois de muita coisa que li aqui, vou esperar mais segurança.

3 curtidas

:clap::clap: digitando algo aleatorio aq para poder usar apenas meus emojis

1 curtida

Ne! Imagina… KKK.

Obg, é isto ai, compartilhando conhecimento e tb trocando experiencias. Eu particularmente adorei o sistema e uso aq na minha cidade (interior 30.000 Habitantes) mas acredito q em city grande, as chances de conseguirem passar maquininha no seu bolso são bem maiores.

Existem vantagens e desvantagens. E como já citaram acima, eu prefiro o sistema de pagamento via samsung/applePay.

3 curtidas

@FelipeMoraes Tecnicamente vc ñ terá outra opção se ñ andar com ele bloqueado tb, pois seu roxinho metalizado q está vindo. Já terá esta função ativada, e o tal do DEBITO, se seu nome esta na lista de esperas.

1 curtida

Agora é torcer para disponibilizarem né?!

3 curtidas