Bancão pode mudar Score?

Passei por uma situação esses dias, numa conversa com funcionário de bancão, onde me pareceu na conversa que seria minha escolha centralizar meus gastos com eles ou não. Até aí tudo bem, mas ele falou num tom do tipo: ‘pode ter consequências’. Aí fiquei imaginando que tipo de consequências eu teria por não ter o bancão como conta principal, e a única coisa que imaginei é eles mudarem meu score na praça. Isso aí é possível? Alguém que já trabalhou em bancão BRSCO? :sweat_smile:

O Nubank já é meu banco principal faz tempo, porém alguns serviços ainda são só oferecidos por bancões. Aí acho que os funcionários tentam chantagear de volta.

No último caso, por incrível que pareça, para finalizar o procedimento, tive que sair da agência, ir para um correspondente (tipo lotérica) do outro lado da rua e voltar na agência para finalizar. Isso devido à lentidão do sistema deles. Foi de cair o queixo como esses bancos estão atrasados.

12 curtidas

Nada melhor que o próprio Serasa para explicar isto, eles fornecem um artigo bem completo que explica o que pode ou não influenciar nessa flutuação do Score, pelo que estive lendo.

Apesar que já desisti faz tempo dessa questão do Score trazer um benefício plausível para minha realidade, mas sei que tem pessoas que levam em conta, então vale ver o artigo oficial. :handshake:

17 curtidas

Toda movimentação de score no Serasa precisa ser justificada e é acessível ao consumidor no próprio site.
Então, fica tranquilo.

15 curtidas

Interessante reflexão. Meu score no Serasa já ficou bem baixo por conta de uma conta de gás que eu não vi. No mais sempre arco com minhas responsabilidades em dia. Nubank é hoje meu banco principal e não estou nem aí pro Serasa.

8 curtidas

Por falta de centralização de caixa, não.

A justificativa vai ter relação com o teor da conversa? No geral, existe um “score interno” que obviamente quando mais se movimenta, mais se tem vantagens e liberação de crédito.

Sobre essa questão, é algo que o banco obriga (indiretamente) os funcionários a fazer, pois isso dá incentivos (:moneybag:) para o correspondente e também há questões relacionadas à metas.

8 curtidas

Acho que não, o funcionário pensou que você fosse alguém totalmente leigo e tentou aplicar um migué.

5 curtidas

Quando meu marido foi abrir a conta salario dele no Itau, falaram da mesma forma pq assim q abriu a conta ele pediu a portabilidade, mas segundo o atendente era pq caso ele quisesse pegar empréstimos, se tivesse td concentrado no banco “seria mais fácil” pra ter acesso a melhores condições

7 curtidas

Eu encaro isso como chantagem mesmo. A minha gerente no itaú tá sempre tentando me convencer a usar menos o UV e centralizar meus gastos no signature deles pq segundo ela é muito melhor e tem mais benefícios.

3 curtidas

acho que ele quis dizer o SCORE interno, assim como o Nubank está fazendo (Nu score) os bancões tem uma “pontuação” para seus cliente, logo quanto maior o uso de seus serviços, melhor sera a relação e oferta de crédito pro cliente, por exemplo

3 curtidas

Pura chantagem. Já presenciei cada conversa mole e ameaça de funcionário de bancão que não tá escrito. Infelizmente tem gente de cabeça fraca que acaba virando funcionário de banco e que fica louco com o pseudo “poder” que tem.

Mas como hoje em dia o consumidor está cada vez mais munido de informações, felizmente esse cenário está mudando. Foi ameaçado por funcionário de banco? Qualquer denúncia ao SAC/Bacen/Consumidor.gov já é o suficiente pro funcionário ficar “ligado”.

8 curtidas

Verdade @brunmj . A maioria dos “bancoes” definem metas bem audaciosas com os gerentes de banco com o intuito de aumentar o score interno dos clientes.
A lógica geralmente é simples: quanto mais produtos o cliente contrata junto ao banco, mais elevado é o seu ranking interno (score), mais benefícios ele tem e mais bonificação ganhará o gerente que conseguiu bater estas metas.
Até aí, tem sentido e tá tudo bem.
O problema é quando a instituição começa a utilizar práticas que eu chamo de “terrorismo institucional” na tentativa de convencer o cliente que o seu produto é melhor (mesmo não sendo), ou mesmo, tenta vender produtos financeiros que são ótimos pra instituição/gerente, mas são péssimos ao cliente. Tudo isso na tentativa de promover insegurança para o cliente a fim de “traze-lo” para o banco.
Isso é feio…

6 curtidas

Verdade @endydealmeida .
E tem que denunciar mesmo!
Como você bem disse… Que bom que a informação agora está a nosso favor e este tipo de prática está sendo mais difícil de ser “aplicada”. Pelo menos com os clientes mais jovens ou minimamente informados.

6 curtidas

Sim, os funcionários precisam correr atrás de atingir as suas metas, principalmente os novatos na empresa e isso faz muitos tentarem criar essa pressão psicológica em seus clientes, mesmo não sendo vantajoso, mas ai que entra a importância da informação e da concorrência, hoje o cliente tem mais liberdade para escolher os produtos e serviços mais vantajosos.

2 curtidas

Não é possível. E nem acesso financeiro eles tem a sua conta, se for atendimento. Mas, se for gerente, sim eles tem acesso a sua conta. Porém, como eles tem um “sigilo bancário”, não pode falar nada e nem alterar nada sem o seu consentimento… E claro, a ultima assinatura para qualquer alteração é a sua.

E por isso, que o alvo dos bancões sempre são os idosos. Eles tem a premissa e tradição de obedecer, acreditar que a pessoa atrás do balcão está fazendo “um favor” a eles. Logo, no aplicativo, não leem as informações e aceitam sem pensar.

5 curtidas

Jogou contigo. Ainda bem que você não caiu nesse jogo dele. :rofl::rofl::rofl:

Não podem.
Mas se pudessem, certamente iriam diminuir (este texto contém ironias) :rofl::rofl::rofl:

4 curtidas