tower
1
Sempre foi assim, e provavelmente sempre será… Os grandes bancos exercem um lobby muito forte…
Sob pressão dos representantes dos bancos, o Senado retirou da pauta de votações o projeto que aumenta a taxação sobre o lucro dos bancos de 20% para 50%. Também não há mais prazo para votar a proposta que limita a 20% ao ano os juros do cheque especial do cartão de crédito.
9 curtidas
Mr.Xis
2
Provavelmente, infelizmente…
4 curtidas
Rafi
3
Bancos sĂŁo taxados em 20% do LUCRO LĂŤQUIDO que tiveram.
NĂłs, pessoa fĂsica, somos taxados em 27,5% do salário bruto.
E tem gente que se espanta com lucros de bilhões a cada trimestre. Nessa fórmula acima, até eu…
5 curtidas
Algo errado não está certo. 
2 curtidas
Pessoal, esse Ă© um debate importante e vejo que há uma confusĂŁo comum sobre como os bancos sĂŁo tributados. A comparação com o nosso Imposto de Renda de Pessoa FĂsica de 27,5% Ă© realmente equivocada, pois a carga sobre os bancos Ă© muito maior e mais complexa.
​A alĂquota de 20% que mencionaram refere-se apenas Ă CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro LĂquido), que para a maioria das outras empresas Ă© de 9%.
​O ponto principal é que a tributação sobre o lucro de um banco já soma 45% (combinando o IRPJ, com seu adicional, e a CSLL). E isso não é tudo. Além do lucro, eles ainda pagam:
-
​4,65% de PIS/COFINS sobre a receita bruta (que inclui juros e outras receitas financeiras).
-
​2% a 5% de ISS sobre a prestação de serviços (tarifas, etc.).
Toda essa tributação entra no cálculo do famoso e elevado spread bancário. Ou seja, já está na conta dos juros altos que pagamos em empréstimos e financiamentos.
​A questĂŁo que fica Ă©: se o governo aumentasse ainda mais essa carga, o banco absorveria o prejuĂzo ou repassaria esse custo para os clientes em forma de juros e tarifas ainda mais altos? No fim das contas, quem pagaria por isso?
2 curtidas
Detalhe, lucro do dinheiro que o banco nem tem.
Existe um Ăndice de Basileia, onde o banco pode emprestar atĂ© 89% de dinheiro que ele nĂŁo tem e nĂŁo existe, dando no mĂnimo 11% do dinheiro dos outros como garantia.
No Brasil a maior causa de inflação é gerada pelos bancos que criam dinheiro virtual e não tanto do governo federal imprimindo.
A única diferença do capitalismo da China para o Brasil é isso. Na China só o governo o pode inventar moeda, bancos privados são regulados. No Brasil qualquer banco pode emitir dinheiro até +89% acima do que tem, e o governo aumenta a Selic para aumentar o risco e bando diminuir a criação de moeda via empréstimos.
1 curtida