Bitcoin Pizza Day: comemore com taxa zero no app do Nu

O feedback que tive que aparentemente essa taxa será mantida devido o aumento do IOF implantado pelo governo. Ou seja já está em vigor no nubank, só não esperava que afetasse as criptos.

2 curtidas

De certa forma afeta cripto por ser pareada a dolar, então na verdade voce estaria convertendo em dolar e depois comprando a cripto.. mas mesmo assim, lamentavel esse tipo de coisa, no final das contas todos os beneficios que temos, são tomados de uma hora pra outra sem nenhum tipo de esclarecimento. Pensei que o objetivo era ser uma instituição transparente com o cliente.

@erika.p algo que poderia nos dizer sobre o assunto ou atualizações sobre essa ‘indisponibilidade’ e infringindo o beneficio do usuário em taxas inferiores ?

2 curtidas

Nubank passou o golpe na galera. Taxa zero num dia, 1% no outro. Isso é um aumento de 500% na taxa, para quem tem a taxa de 0,2% como eu. Sacanagem. Já não basta roubarem no spread. Pensando seriamente em migrar de corretora. É um desrespeito gigantesco.

5 curtidas

Eu queria fazer umas compras agora, mas com esta taxa de 1% NÃO DÁ.

Eu quero minha taxa reduzida de 0,2% DE VOLTA
Já que está com instabilidade temporária então poderia ficar com taxa Zero até normalizar ué

1 curtida

Pra nao ficar feio pra nubank agora atualizaram o texto da tela para “mudança temporaria”. Palhaçada

1 curtida

Pessoal, tive essa infeliz surpresa agora, quando fui fazer uma negociação de criptomoeda. Minha taxa era de 0,2% e subiram depois dessa promoção de taxa zero. Não estou acreditando. É um absurdo!

6 curtidas

Mudaram as taxas! Agora a taxa mínima é de 0,6%.

Mas se ficasse só nos 0,6% seria uma coisa. Porém as cotações na hora de comprar ou vender tem um spread gigantesco. Sem contar que os valores de uma conta para outra não são iguais.

Uso duas, uma minha e outra da minha mulher, e no meu app as cotações são sempre mais baixas para compra e mais altas para vender, enquanto na dela é sempre mais caro pra comprar e mais barato pra vender. Isso é um desrespeito enorme e muita falta de transparência. Até a taxa de 1,5% do Banco Inter é melhor, sabendo que vou pagar apenas 1,5% pelo valor de mercado que é, sem adulterações.

Vou migrar minha carteira para outra corretora. Valeu, Nubank. Foi bom enquanto durou!

7 curtidas

Também tive esse problema, ao entrar em contato com o suporte fui informado que essa taxa é por causa do aumento do IOF realizado pelo governo.

De qualquer forma é muita sacanagem, sair de 0,2% para 1%.

E agora saltou para 0,6%.

Ainda está muito alto

600 reais na operação de 100k.

4 curtidas

Sim, também fiquei de cara, já abri reclamação no chat. Minha taxa era 0,2% e agora colocaram 0,6% sem explicações.
E estou notando que agora o spread oculto deles está bem maior também. Onde na compra usam uma cotação bem maior do que está e na venda uma bem abaixo do que a moeda está valendo

4 curtidas

Acho que não tem nada haver e o atendente só passou informação errada como direto acontece, porque a Nu Crypto é uma corretora nacional né, apesar de ter uma coincidência aí, e isso ter ocorrido no mesmo dia. E acho que eles podem usar isso como desculpa. Mas se fosse mesmo tinham que ter comunicado a todos que esta alteração no IOF iria afetar a taxa.
Pois em um dia a taxa do cliente estava 0,2%, e no outro 0,6% sem explicações? Cadê a transparência dessa instituição?
E foi justamente depois de 2 eventos, o pizza day onde zeraram a taxa e a instabilidade na taxa reduzida no dia seguinte. Se eu soubesse que iria acontecer isso preferia ficar com meus 0,2% invés de zerar no dia 22

5 curtidas

Quanto ao spread discordo. E baixo.

• Cotação 10:03 (24/05);
    Sol R$997,03 (coinmarkecap)

• Cotação 10:04 (24/05);
    Sol R$1.011,00 (Nubank) no ato da compra

Obs: O spread é bem pouco, comparado a outros mercados nacionais.

Arrisco a dizer (My opinião) é que a taxa foi prejudicada pelo IOF alterado pelo Gov que impactou somente nas taxas. Aliás, toda cripto a sua principal exposição inicial é no dólar (USDC, USDT…). Só nos mercados nacionais que ela tem outras paridades locais (BRL).

Então, querendo ou não o dólar afeta no preço unitário da cripto. Mas, as taxas em si o IOF na minha humilde opinião faz a diferença, mesmo na blockchain que as taxas também são dolarizadas. E até onde eu sei pools de mineração que são parceiros de grandes empresas em custódia como Fireblock e Paxos que armazenam as criptos para a segurança operacional em corretoras.

5 curtidas

Banco Inter a taxa é 1,5% mas não tem esse spread oculto, que o Nubank esconde. O que a Nubank acabou de fazer é um desrespeito enorme! Nem um esclarecimento, notificação, nada! Talvez seja melhor ir para a Binance, pagar 15% de imposto sobre o lucro, do que negociar em um banco que vai papar todo o rendimento em taxa e spread.

2 curtidas

A justificativa que recebi do suporte para o aumento das taxas no dia 23/05/2025 foi a seguinte:
“ Houve uma atualização no sistema de taxas devido mudanças recentes que aconteceram no sistema de impostos introduzido pelo governo brasileiro”.

No entanto, após análise cuidadosa, essa justificativa apresenta inconsistências:

O IOF não incide sobre operações internas de criptomoedas. O Decreto nº 12.467/2025 alterou alíquotas para operações de câmbio, remessas internacionais e crédito, mas não menciona criptoativos negociados dentro de plataformas nacionais.

O timing é questionável. O aumento ocorreu logo após a promoção de taxa zero no Bitcoin Pizza Day, sugerindo uma estratégia comercial planejada anteriormente.

A proporção do aumento (200%) não corresponde às alterações nas alíquotas do IOF decretadas pelo governo.

Outras corretoras de criptomoedas não implementaram aumentos semelhantes no mesmo período.

Entendo que ajustes de taxas fazem parte da estratégia comercial, mas acredito que os clientes merecem transparência nas justificativas. Se o aumento foi uma decisão comercial para ajustar a rentabilidade do serviço, seria mais apropriado comunicar isso claramente, em vez de atribuir a mudança a uma regulamentação governamental que não se aplica diretamente a este tipo de operação.

Merecemos esclarecimentos mais precisos sobre os reais motivos deste aumento de taxas.

5 curtidas

Que legal, não sabia. Rsrs e também perdi a oportunidade de comprar na data :rofl:

4 curtidas

O banco Inter que a maior taxa dos bancos que possuo, é de 1,5% e não sofreu nenhuma alteração, inclusive eles também zeraram a taxa no pizza day e quando voltou estava os mesmos 1,5% que sempre foi.

4 curtidas

https://portaldobitcoin.uol.com.br/como-a-alta-do-iof-pode-impulsionar-o-uso-de-stablecoins-no-brasil/

1 curtida

Pelo que andei lendo o aumento do IOF não incide nas criptomoedas?

Confere?

3 curtidas

O Banco Inter, não tem o seu capital estrangeiro, a incidência é diferente

1 curtida

Nubank sendo Nubank?

2 curtidas

Nubank, foi bom enquanto durou a taxa de 0,2%. Já que triplicaram a taxa, tem corretoras como a OKX que tem taxa menor, além de oferecer muito mais cripto e funcionalidades. Abri conta na OKX e estou transferindo minha carteira para lá. Decepcionado com o desrespeito e a falta de transparência do Nubank.

4 curtidas