Black Friday sem truque: o que é sinal de golpe pra você?

Oi, comunidade :waving_hand:t5: Como vocês estão?

Com a Black Friday chegando, também surgem aquelas ofertas boas demais pra ser verdade… E é aí que mora o perigo: golpes cada vez mais elaborados tentam se disfarçar de promoções irresistíveis :eyes:

Por isso, eu queria a ajuda de vocês para montar um guia da NuCommunity na Black Friday. A ideia é simples: reunir neste tópico os principais sinais de alerta que cada um de vocês aprendeu a reconhecer.

Quais são os sinais que fazem você desconfiar que uma promoção pode ser golpe?

Compartilha aqui pra gente montar um radar coletivo :police_car_light:

Working Dog Human GIF

27 curtidas
  • Site com o url estranha, diferente da original.
  • Preço muito abaixo do normal.
  • Imagem do produto com qualidade ruim.
  • Falta de descrição do produto.
19 curtidas

Fala, pessoal! :waving_hand:

Boa ideia esse tópico @erika.p, ainda mais nessa época em que chove “oferta imperdível” por todo lado :sweat_smile:

Pra mim, alguns sinais que acendem o alerta são:

• Preço muito abaixo do normal, tipo 70% ou 80% de desconto em produtos que raramente entram em promoção.

• Sites com nomes parecidos com os originais, mas com algum detalhe estranho no endereço (tipo uma letra trocada ou um “.net” em vez de “.com.br”).

• Pedidos de pagamento fora das plataformas seguras, como PIX direto pra pessoa física ou boleto de nome diferente da loja.

• Erros de português ou mensagens muito apelativas, do tipo “últimas unidades, compre agora!”.

• Cupons falsos: aqueles links prometendo desconto exclusivo, mas que levam pra sites de phishing. Sempre bom conferir se o link é oficial antes de clicar.

• Falsos sorteios nas redes sociais, pedindo pra você preencher formulário ou passar dados pessoais pra “validar o prêmio”.

• Perfis falsos no Instagram e no WhatsApp, se passando por lojas conhecidas (às vezes até com o logo e tudo igual).

• Golpes de “frete grátis”: o site parece confiável, mas na hora do pagamento o valor do frete é usado pra roubar os dados do cartão.

• Mensagens por e-mail ou SMS dizendo que “seu pedido está em atraso” ou que “há uma entrega pendente” especialmente se você nem comprou nada :sweat_smile:.

No fim das contas, prefiro sempre checar o site oficial da loja ou ver se ela aparece no Reclame Aqui antes de comprar. Melhor perder a “promoção” do que cair em golpe, vale o super alerta e ficar atento o tempo todo, afinal segurança e atenção nunca é demais! :purple_heart::police_car_light:

17 curtidas

a diferença gritante de preço de um site para outro, acho que só isso ja elimina varios golpes
fora isso tem os sites que foram criados a pouco tempo, site desconhecido.

14 curtidas

O principal, quando é bom demais para ser verdade.
Quando vem de links compartilhados tipo corrente e não temos certeza de nada e o melhor é nem abrir.
Quando não tem muitas informações, e a forma de pagamento é somente Pix.

11 curtidas

@erika.p esse ficou estranho: Pet com mão humana e com outra cor! :joy::joy::joy:

10 curtidas

Preço muito baixo de coisas caras

Lojas fantasma com link falsos

14 curtidas

Podemos usar a tecnologia ao nosso favor melhorando o sistema.

9 curtidas

É como aquele velho ditado: "quando a esmola é demais, o santo desconfia”. É preciso mesmo estar atento a tudo que se oferta nessa internet. Olhos bem abertos, galera! :eyes:

13 curtidas

Acho que antes de tudo vale pensar bem se a gente realmente precisa comprar algo, mesmo com desconto. Às vezes, o melhor jeito de não cair em golpe é simplesmente não entrar na onda das promoções. Eu sei que difícil! :joy: E se for pra aproveitar, que seja por algo que você já planejava e que realmente esteja com um bom desconto.

E isso aqui total, regra número 1! :eyes:

14 curtidas

O compulsivo não pode ver uma promoção….

6 curtidas

Eu não caio mais nessa não! :joy:

15 curtidas

Oferecer métodos de pagamentos além dos disponibilizados pela plataforma. Preço muito abaixo da média, recentemente tive dor cabeça com um golpista desses, felizmente tudo foi resolvido.

7 curtidas

Tem um golpe que acontece principalmente no Instagram, onde uma página falsa, mas muito bem elaborada, se passa por uma marca pouco conhecida ou de nicho real. Por exemplo, marcas de calçados ou de roupas de nicho (moda masculina, ecológicas etc, mas pode com tudo). Essas páginas criam anúncios com promoções muito boas e que de cara não parecem golpe, e como essas páginas parecem a marca real isso induz aos erros, pois as páginas web também são cópias bem feitas e com avaliações de usuários, se você usa Internet no automático toma cuidado para não passar seu cartão!

A dica que eu dou é verifica muito bem a página, porque boa parte desses golpes é focado na impulsividade das pessoas e no sentimento de que é uma promoção muito boa para se perder, se você faz compras assim na impulsividade sua probabilidade de cair num golpe aumenta.

Uma sugestão para a sua vida, não tenha aplicativos de marketplaces (induzem a compra desnecessária, isso é psicológico), compre somente quando precisar, nunca compre de links (URLs podem ser manipulados), acessa o site quando for comprar ou baixa o app de lojas já conhecidas, pode parecer estranho o que vou dizer, mas é melhor evitar lojas menores que você não conhece, primeiro faz uma pesquisa se o estabelecimento é real e confiável.

Obs: Nas lojas físicas sempre entre para comprar algo que você já sabe que vai comprar e fim, não entre para ficar dando uma olhadinha, porque nessa você sai com uma dívida bonita para 2026. :joy:

4 curtidas

Para pessoas impulsivas é um conselho válido. Eu consigo conviver com 5 apps de Maketplaces e comprar o estritamente necessário quando necessário.

4 curtidas