A alguns dias atrás tomei um golpe em que uma pessoa qualquer se passou por uma loja(que realmente existe), e eu ciente que a loja existe, fiz a compra confiando estar fazendo na loja, paguei no boleto e dividi de 10x no aplicativo, obviamente meu produto nunca irá chegar e não tive retorno ao entrar em contato com o indivíduo…
Após tomar o golpe entrei em contato com o 0800 da Nubank e me disseram que iam entrar com um pedido de contestação(me deram prazo de 10 dias corridos, hoje é o 5° dia), e não me garantiram que conseguirão me dar um retorno positivo.
Existe a chance de eu ter que pagar as parcelas mesmo não tendo recebido o produto?
Pensando na hipótese de eu não conseguir o estorno, o que ainda é possível ser feito?
Eu tenho todas as provas de que eu tomei realmente um golpe e que eu nn recebi produto nenhum… mesmo assim eu tenho a chance de não conseguir o dinheiro de volta?
Oi @Gustavo_Simoes1, seja bem vindo! Antes de mais nada, sinto muito que esteja passando por isso, os golpes estão cada vez mais elaborados.
Então, no seu caso não houve coação, ninguém lhe obrigou a efetuar essa compra, você incorreu em erro achando se tratar de uma venda legítima. Nessa situação, acho difícil a instituição devolver o dinheiro ou efetuar o cancelamento do pagamento por uma impossibilidade técnica mesmo de provar que se tratou de um golpe. Assim, é bem provável que você seja obrigado a arcar com o pagamento num primeiro momento.
Mas calma, nem tudo está perdido. Você ainda tem a oportunidade de buscar um advogado particular ou mesmo a Defensoria Pública, para demonstrar que tratou-se de um golpe, que você nunca recebeu e nem irá receber o produto, chamar a loja verídica para se manifestar e permitir que eles apontem que aquele anúncio e venda não partiu deles. Assim, ficando provada a existência do golpe, o Judiciário consegue impor uma medida sobre a instituição determinando o cancelamento e/ou restituição desses valores.
Antes de tomar qualquer atitude, eu sugeriria aguardar o fim do prazo dado por eles. Depois, dependendo da resposta, veja como proceder. Espero que tudo se resolva da melhor forma possível
Tem uma opção no app da Nubank que permite que eu pague boletos com o limite do meu cartão, e aí tem como dividir de até 12x.
Na página inicial: Pagar>pagar boleto com cartão de crédito.
Então não, não usei nenhum app para intermediar a compra, foi direto no app do Nubank
Então devem ter aberto a contestação direto com o Banco que emitiu o boleto, já que você não usou nenhum intermediador.
Lá no Banco Central você pode tentar abrir uma reclamação contra o Banco que emitiu esse boleto, anexando as provas de que o correntista que emitiu cometeu fraude usando o Banco.
Essa dica foi mais que fenomenal, mas eu não sei se vou saber percorrer o caminho certo pois nunca fiz algo do tipo… você consegue entrar em contato comigo pra me dar uma luz de como fazer isso do jeito certo?
Te agradeço demais!
Se a compra foi no cartão de crédito do Nubank, acredito que você consiga contestar a compra do cartão de crédito. É o que eu faria.
Apenas a minha opinião: insista no chat para contestar a compra do cartão de crédito, mesmo que o atendente não recomende a contestação. Estou curioso para ver até onde vai a responsabilidade de cada um nesse caso, na visão da Mastercard. Normalmente, sem a comprovação de que o produto realmente foi entregue, a contestação seria facilmente encerrada à favor do comprador.