BOLSA BRASILEIRA - Ativos que pagam dividendos mensais!

Vou reorganizar essa postagem e dividir por tipos de ativos (todos disponíveis na bolsa brasileira):

  • Ações;
  • FII (Fundos Imobiliários);
  • Fiagros (Fundos do Agronegócio);
  • ETF (Exchange Traded Fund, ou Fundo de Índice);
  • BDR (Brazilian Depositary Receipts, ou Certificados de Valores Mobiliários);

Além disso, talvez eu também traga alguns outros bons ativos (listados abaixo) disponíveis para investimento:

  • FI-Infra (Fundos de Infraestrutura);
  • Debêntures (Título de Dívida, ou seja, gera um direito de crédito ao investidor);
  • Tesouro Direto (Títulos Públicos Federais);

OBSERVAÇÕES:

  • Todos os investimentos estarão disponíveis diretamente na Bolsa brasileira, portanto, sem necessidade de abrir conta em corretora no exterior.
  • Todos os gastos e recebimentos estarão em Real;
  • Os ativos mostrados não representam nenhuma indicação de compra, venda ou investimento. Sempre faça uma análise pessoal de cada ativo conforme seu plano de investimento.
2 curtidas

Já entendo bem sobre boa parte de todos os citados acima, mas ainda preciso estudar mais.

Gostaria mesmo é de saber quais ativos têm um ótimo futuro na bolsa.

Por exemplo: Eu iria começar 2024 comprando 3000 em XPML11. Mas o @Edson_Bezerra citou o CACR11 que até então eu não conhecia. Dei uma pesquisada aqui e vi que ele era realmente melhor.

Quais são os ativos com dividendos que vcs recomendam e quais devem ser evitados?

Não se esqueça que o XPML11 é um fundo de tijolo, ou seja, eles tem imóveis para locação. Eles podem comprar ou construir mais imóveis para aumentar o valor patrimonial, além de poderem vender os imóveis se necessário.

O CACR11 é um fundo de papel (Títulos), não possuem imóveis, pois trabalham emprestando dinheiro para empreendimentos e depois recebem o valor de volta, parcelado e acrescido de juros, ou seja, possuem apenas papeis que servem para cobrança de dívidas.

Um vantagem do XPML11 é que eles podem, por exemplo, retirar um mal pagador e alocar o imóvel para outro. Já no CACR11 se ocorrer de alguém não pagar a dívida, o prejuízo é certo.

De modo resumido, os fundos de tijolo são mais seguros e menos propensos a inadimplência (falta de pagamentos).

Eu tenho fundos de papel (3 fundos) no meu portfólio, numa proporção máxima somada de 15%.

1 curtida

Sim. Tbm olhei isso!
Disse que iria colocar o XPML11 na geladeira mas depois decidi dividir R$2000 entre os dois e R$1000 em outros que estão na minha lista de compras.
Mas é só até eu ter pelo menos R$100/mês em dividendos. Acho que com o CACR11 começo dezembro com um pouco mais de R$43/mês.
Depois disso é só tijolo…

Apenas fiz um comentário em cima do post do gênio da bolsa :point_right: @laetemn.

1 curtida

Tem como eu dar um FII de presente pra uma pessoa?
Quero ensinar meu sobrinho de 5 anos desde já sobre o dinheiro. Os pais são gastadores e criticam meus investimentos. Queria dar uns 20 FII’s por ano pra ele sem que os pais possam vender!

Até tem, mas o procedimento é tão chato, complicado e demorado, que é muito mais viável abrir uma nova conta para a outra pessoa e dar o dinheiro para ela mesma poder comprar os ativos.

Na prática, os seguintes ativos podem ser transferidos (doados): Ações, BDRs, FIIs, ETFs, debêntures, CDB, LC, LCI e LCA, além de proventos a receber. IMPORTANTE! Tesouro Direto, Fundo de investimento e COE não podem ser doados (exceto por determinação judicial).

Se você deseja garantir um futuro pro seu sobrinho, crie uma caixinha no Nubank e deposite dinheiro nessa caixinha. Quando ele completar 16 anos, basta transferir o valor pra ele (para uma conta no nome dele).

Nesse meio tempo, vá ensinando ele a poupar.

Saiba que não existe idade mínima para abertura de conta investimento. O representante legal pode solicitar abertura a qualquer momento. Nesse caso, os pais ou responsável legal (autorizado pela justiça).

Uma dica:

  • Não conte a ninguém que você está guardando dinheiro pro seu sobrinho (nem mesmo para a criança - por ser pequena, ela pode acabar contando pra alguém).
2 curtidas

Cabe aqui apenas a ressalva do Tesouro Direto Coletivo, onde a gente consegue contribuir com o Tesouro Educa+ de outra pessoa. :wink:

3 curtidas

Ele tem um porquinho cheio já e fica falando toda hora que tem dinheiro. Ainda mais depois do avô paterno ter dado 5 dólares em notas de 1 no aniversário dele. Ele chama de “dólus” e todo mundo que vem aqui em casa ele chama “olha aqui o meu dólus”.

1 curtida

@FernandoLacerda @Edson_Bezerra @LuizGSF @Sidiney_Alves @Zeldinha @pedrodvargas @Cristiano_Martignoni

Reorganização da postagem e divisão por tipos de ativos (todos disponíveis diretamente na bolsa brasileira):

CONCLUÍDO:

  • FII (Fundos Imobiliários);
  • Fiagros (Fundos do Agronegócio);
  • FI-INFRA (Fundo Incentivado de Investimento em Infraestrutura);
  • BDR (Brazilian Depositary Receipts, ou Certificados de Valores Mobiliários);
  • ETF (Exchange Traded Fund, ou Fundo de Índice);

EM ANÁLISE:

  • Ações;

09/12/2023 - 11:28

  • Lista atualizada, agora com:
    FII’s (Atualizada a lista de ativos);
    FIAGROS (Fundos de Investimentos do Agronegócio);
    FI-INFRA (Fundo Incentivado de Investimento em Infraestrutura);
    BDR’s (Brazilian Depositary Receipts, ou seja, são recibos de depósito que representam ações de empresas estrangeiras);
    ETF’s (Exchange Traded Fund, ou Fundo de Índice);

OBSERVAÇÃO:

  • O ativo NUIF11 (FI-INFRA), criado pelo Nubank, ainda não está disponível para negociação, por isso está com uma cor diferente.
4 curtidas

Faltou FI-Infra

1 curtida

Já coloquei! :laughing: :laughing:

2 curtidas

Obrigado, @laetemn:pray:t5:

Preciso fazer um “cara crachá” em todas elas…

Aguardando a atualização… :clap:t5::grin:

2 curtidas

@Gabriel_Morais4

Outro posto interessante…

1 curtida