Vou reorganizar essa postagem e dividir por tipos de ativos (todos disponíveis na bolsa brasileira):
Ações;
FII (Fundos Imobiliários);
Fiagros (Fundos do Agronegócio);
ETF (Exchange Traded Fund, ou Fundo de Índice);
BDR (Brazilian Depositary Receipts, ou Certificados de Valores Mobiliários);
Além disso, talvez eu também traga alguns outros bons ativos (listados abaixo) disponíveis para investimento:
FI-Infra (Fundos de Infraestrutura);
Debêntures (Título de Dívida, ou seja, gera um direito de crédito ao investidor);
Tesouro Direto (Títulos Públicos Federais);
OBSERVAÇÕES:
Todos os investimentos estarão disponíveis diretamente na Bolsa brasileira, portanto, sem necessidade de abrir conta em corretora no exterior.
Todos os gastos e recebimentos estarão em Real;
Os ativos mostrados não representam nenhuma indicação de compra, venda ou investimento. Sempre faça uma análise pessoal de cada ativo conforme seu plano de investimento.
Já entendo bem sobre boa parte de todos os citados acima, mas ainda preciso estudar mais.
Gostaria mesmo é de saber quais ativos têm um ótimo futuro na bolsa.
Por exemplo: Eu iria começar 2024 comprando 3000 em XPML11. Mas o @Edson_Bezerra citou o CACR11 que até então eu não conhecia. Dei uma pesquisada aqui e vi que ele era realmente melhor.
Quais são os ativos com dividendos que vcs recomendam e quais devem ser evitados?
Não se esqueça que o XPML11 é um fundo de tijolo, ou seja, eles tem imóveis para locação. Eles podem comprar ou construir mais imóveis para aumentar o valor patrimonial, além de poderem vender os imóveis se necessário.
O CACR11 é um fundo de papel (Títulos), não possuem imóveis, pois trabalham emprestando dinheiro para empreendimentos e depois recebem o valor de volta, parcelado e acrescido de juros, ou seja, possuem apenas papeis que servem para cobrança de dívidas.
Um vantagem do XPML11 é que eles podem, por exemplo, retirar um mal pagador e alocar o imóvel para outro. Já no CACR11 se ocorrer de alguém não pagar a dívida, o prejuízo é certo.
De modo resumido, os fundos de tijolo são mais seguros e menos propensos a inadimplência (falta de pagamentos).
Eu tenho fundos de papel (3 fundos) no meu portfólio, numa proporção máxima somada de 15%.
Sim. Tbm olhei isso!
Disse que iria colocar o XPML11 na geladeira mas depois decidi dividir R$2000 entre os dois e R$1000 em outros que estão na minha lista de compras.
Mas é só até eu ter pelo menos R$100/mês em dividendos. Acho que com o CACR11 começo dezembro com um pouco mais de R$43/mês.
Depois disso é só tijolo…
Tem como eu dar um FII de presente pra uma pessoa?
Quero ensinar meu sobrinho de 5 anos desde já sobre o dinheiro. Os pais são gastadores e criticam meus investimentos. Queria dar uns 20 FII’s por ano pra ele sem que os pais possam vender!
Até tem, mas o procedimento é tão chato, complicado e demorado, que é muito mais viável abrir uma nova conta para a outra pessoa e dar o dinheiro para ela mesma poder comprar os ativos.
Na prática, os seguintes ativos podem ser transferidos (doados): Ações, BDRs, FIIs, ETFs, debêntures, CDB, LC, LCI e LCA, além de proventos a receber. IMPORTANTE! Tesouro Direto, Fundo de investimento e COE não podem ser doados (exceto por determinação judicial).
Se você deseja garantir um futuro pro seu sobrinho, crie uma caixinha no Nubank e deposite dinheiro nessa caixinha. Quando ele completar 16 anos, basta transferir o valor pra ele (para uma conta no nome dele).
Nesse meio tempo, vá ensinando ele a poupar.
Saiba que não existe idade mínima para abertura de conta investimento. O representante legal pode solicitar abertura a qualquer momento. Nesse caso, os pais ou responsável legal (autorizado pela justiça).
Uma dica:
Não conte a ninguém que você está guardando dinheiro pro seu sobrinho (nem mesmo para a criança - por ser pequena, ela pode acabar contando pra alguém).
Ele tem um porquinho cheio já e fica falando toda hora que tem dinheiro. Ainda mais depois do avô paterno ter dado 5 dólares em notas de 1 no aniversário dele. Ele chama de “dólus” e todo mundo que vem aqui em casa ele chama “olha aqui o meu dólus”.
Reorganização da postagem e divisão por tipos de ativos (todos disponíveis diretamente na bolsa brasileira):
CONCLUÍDO:
FII (Fundos Imobiliários);
Fiagros (Fundos do Agronegócio);
FI-INFRA (Fundo Incentivado de Investimento em Infraestrutura);
BDR (Brazilian Depositary Receipts, ou Certificados de Valores Mobiliários);
ETF (Exchange Traded Fund, ou Fundo de Índice);
EM ANÁLISE:
Ações;
09/12/2023 - 11:28
Lista atualizada, agora com:
– FII’s (Atualizada a lista de ativos);
– FIAGROS (Fundos de Investimentos do Agronegócio);
– FI-INFRA (Fundo Incentivado de Investimento em Infraestrutura);
– BDR’s (Brazilian Depositary Receipts, ou seja, são recibos de depósito que representam ações de empresas estrangeiras);
– ETF’s (Exchange Traded Fund, ou Fundo de Índice);
OBSERVAÇÃO:
O ativo NUIF11 (FI-INFRA), criado pelo Nubank, ainda não está disponível para negociação, por isso está com uma cor diferente.