BOLSA BRASILEIRA - Ativos que pagam dividendos mensais!

BOLSA BRASILEIRA - Ativos que pagam dividendos mensais!

Várias pessoas me perguntaram sobre ativos disponíveis na Bolsa de Valores brasileira, que paguem dividendos mensalmente, portanto, bons para uma renda mensal.

Obviamente, não é necessário comprar todos os ativos, bem como não é recomendado comprar somente 1 ativo. O ideal é diversificar os ativos e adquirir uma quantidade boa de ativos que, somando os dividendos, permita atingir o rendimento mensal desejado.

Existem vários ativos que pagam dividendos mensalmente, então fiz uma pequena tabela com alguns poucos ativos (existem muito mais!):

Clique na imagem para ampliar!
FII’s

Clique na imagem para ampliar!
FIAGROS

Clique na imagem para ampliar!
FI-INFRA

Clique na imagem para ampliar!
BDR’s

Clique na imagem para ampliar!
ETF’s

DADOS:

Ticker: é o código do ativo na Bolsa de Valores brasileira;
Preço Atual: é o preço atual de cada ativo na data de 09/12/2023;
Dividendos (Média 12 meses): é a média de dividendos pagos por mês no período de 12 meses;
Quantidade de Cotas: é a quantidade de ativos necessários para ter a renda desejada de 1 salário mínimo (previsto para 2024);
Rendimento Mensal: é equivalente a 1 salário mínimo previsto para o ano de 2024;
Investimento: é o montante total de dinheiro investido necessário para comprar a quantidade de ativos necessária.

OBSERVAÇÕES:

  • A lista não representa nenhuma indicação de venda, compra ou investimento;
  • Sempre analise cada ativo antes de tomar qualquer decisão;
  • Todos os valores estão em Real brasileiro (R$);
  • Os ativos SPYI11 e NDIV11 não possuem média anual de dividendos por terem sido lançados a menos de 3 meses. Sendo assim, foi colocado a média baseado nos dividendos pagos nos meses de novembro/2023 e dezembro/2023. A expectativa é que esse dividendo aumente e, portanto, que o valor investido necessário para receber 1 salário mínimo mensal diminua.
  • O ativo NUIF11 (FI-INFRA), criado pelo Nubank, ainda não está disponível para negociação, por isso está com uma cor diferente.

Extra Links:

  1. BOLSA AMERICANA - Ativos que pagam dividendos mensais!
15 curtidas

Vou estar analisando. Liquidei todas as minhas Ações no inicio do ano, ano que vem 2024, voltarei a aportar em algumas, com foco em dividendos.

3 curtidas

O CACR11 que oferece o melhor rendimento requer 100 mil para tirar um salário mínimo. O risco é o preço da ação despencar.

2 curtidas

O ativo CACR11 é um FII (denominado CARTESIA RECEBÍVEIS IMOBILIÁRIOS), a cotação dele praticamente não sofre grandes alterações.

Começou o ano valendo R$ 102,00, e sua cotação costuma sofrer variações médias de R$ 2 para cima ou para baixo.

O recomendado é JAMAIS investir em apenas um único ativo. Deve-se fazer uma diversificação dos ativos.

Para isso, deve-se escolher bons ativos, de boas empresas, com bons dividendos recorrentes (se o foco for dividendos) e estabilidade de pagamento.

Uma boa opção é procurar bons ativos de empresas BESST, tanto de empresas brasileiras quanto estrangeiras (investindo diretamente ou indiretamente).

BESST é a oportunidade de receber dividendos consistentes das empresas mais sólidas da Bolsa que estão listadas nos 5 setores considerados blindados, com baixo risco a longo prazo.

Eu invisto na bolsa brasileira (BDRs, ETFs, Ações, FIIs e Fiagros) e também diretamente na bolsa americana (REITs e ETFs).

Lembrando que ao investir em ativos que pagam dividendos, o seu retorno será duplo:

  1. Lucro com a valorização do ativo;
  2. Lucro com o recebimento de dividendos.
3 curtidas

Grato pelos esclarecimentos. Ótima opção para quem deseja uma renda passiva, apesar de ser um investimento alto (para tirar um salário) para a maior parte das pessoas.

1 curtida

Sim.
Num primeiro momento, o investimento pode realmente parecer bem elevado.

Porém, deve-se ter em mente que o objetivo é uma renda passiva extra.
Ou seja, o objetivo não é ter esse rendimento imediatamente, mas futuramente (em alguns anos).

Resumindo, o foco é ter uma renda extra futura visando deixar de trabalhar, ou ter uma aposentadoria complementar (ou total) em renda passiva.

Por exemplo…

No caso do ticker CACR11, o valor aproximado de R$ 100.000,00 em investimentos poderia ser distribuído ao longo de 240 meses (20 anos). Nesse caso, o investimento mensal seria de aproximadamente R$ 417,00.

O mesmo vale para todos os demais tipos de investimentos, onde o objetivo é ter uma renda extra para a aposentadoria (ou para deixar de trabalhar mais cedo!).

Lembrando que durante o período de aporte principal (no exemplo, 20 anos), todos os dividendos devem ser reinvestidos para poder aumentar sua posição (e garantir reposição da inflação).

Uma pessoa que comece a trabalhar aos 18 anos, poderia ter o equivalente a um salário mínimo mensal extra (ou mais - dependendo de quanto investir) aos 38 anos (20 anos de investimentos). E se o rendimento passivo extra for suficiente, poderia deixar de trabalhar!

6 curtidas

Eu vendo isso sendo que meu único fundo imobiliário e o Kisu11 kkk
Talvez quando o ITIP11 ficar em um bom preço eu possa ter 2.
Se aparecer algum Fii de índice interessante eu posso ter um terceiro mas no geral eu busco fofs com baixa taxa, passivos, sem taxa de performance e com grandes descontos.
Mas fico bem confortável em ter fofs.

1 curtida

O ativo KISU11 atualmente custa R$ 8,15, com um dividendo médio mensal de R$ 0,07.

Seria necessário 20300 cotas para receber R$ 1.421,00. Para isso seria necessário um investimento de R$ 165.445,00.

Invisto em 9 ativos até o momento, sendo os mais comprados o MXRF11 e o VGHF11. Eles estão naquele “número mágico”, onde a junção dos dividendos já compra pelo menos mais uma cota.
Pretendo começar com XPML11 em 2024. E chegar ao número mágico antes do fim de 2025, já que os outros 7 também precisam chegar lá!

Vou dar uma olhada nesse CACR11

1 curtida

XPML11 continua na geladeira por enquanto. Vou comprando bem pouquinho de cada vez.
Peguei 10 cotas do CACR11.

Lista atualizada, agora com novos Fiagros e com o ETF SPYI11 (Buena Vista US High Income ETF).

Para quem deseja saber mais sobre o ETF SPYI11: SPYI11 - Novo ETF paga dividendos de empresas americanas!

2 curtidas

@Edson_Bezerra Tem mais algum que você indica?
E na sua opinião quais eu devo evitar?

Pretendo começar na bolsa americana algum dia, mas ainda sou um jovem aprendiz da brasileira!
Salvei a imagem com os ativos. Talvez 2025…

Pra falar a verdade não tenho muita familiaridade com esse tema. Mas recomendo @laetemn e @LuizGSF, eles têm conhecimento mais profundo sobre investimentos.

1 curtida

@laetemn @LuizGSF Bom dia!
O que vcs recomendam e tbm o que não recomendam na bolsa BR? De preferência FII’s!

@Edson_Bezerra Em que dia do mês esse CACR11 costuma pagar?

Entre dia 08 a 11

1 curtida

A melhor recomendação de investimentos é você quem define, em função de sua realidade financeira com base no equilíbrio entre créditos e débitos.

Regras básicas

  • Antes de começar, organize suas finanças, um bom planejamento permite definir seu perfil de investidor e manter a regularidade dos aportes;
  • Defina um objetivo;
  • Invista somente valores que não farão falta no curto/médio prazo;
  • Não faça dívidas (empréstimos, cartão de crédito etc) para investir;
  • Não arrisque todo o patrimônio num único ativo → diversificação é o mantra.

Se informe sobre investimentos de Renda Fixa, como CDB, Tesouro Direto, LCI, LCA, entre outros.
Atente quanto a incidência ou não de impostos.

Antes de investir consulte o Banco Data para saber a situação da entidade que irá negociar.

Considere que na Renda Variável, os riscos são maiores.

Embora alguns (poucos) Canais do YouTube tenham algum conteúdo relevante, a grande maioria é patrocinada, de forma que as “dicas” são tendenciosas e direcionadas aos anunciantes.

O tema é amplo, mas com essas dicas, já dá para ter uma noção.

4 curtidas

:heavy_check_mark:

:heavy_check_mark:

:heavy_check_mark:

:heavy_check_mark:

:heavy_check_mark:

**:heavy_check_mark: e :heavy_multiplication_x: (depende)

*:heavy_multiplication_x::heavy_multiplication_x::heavy_multiplication_x: NUNCA :heavy_multiplication_x::heavy_multiplication_x::heavy_multiplication_x:

  • :heavy_check_mark::heavy_multiplication_x::heavy_check_mark: Só o necessário :heavy_multiplication_x::heavy_check_mark::heavy_multiplication_x:

:heavy_check_mark:

:heavy_check_mark:

:heavy_check_mark: e :heavy_multiplication_x:

Nos primeiros investimentos eu não fiz isso pq não sabia da existência!

Realmente são raros esses canais!

3 curtidas