SPYI11 - Novo ETF paga dividendos de empresas americanas!

SPYI11 - Novo ETF que paga dividendos chega à B3 com foco em proventos de empresas americanas.

SPYI11 (SPYI) visa oferecer distribuição de proventos acima da média das empresas do S&P 500.

A B3 ganha nesta terça-feira (14) seu segundo ETF (Exchane Traded Fund, ou fundo de índice) que paga dividendos após aval regulatório no começo do ano. De olho no público que procura ter uma parte da carteira exposta a ativos internacionais, o novo produto da gestora Buena Vista investe em ações do S&P com foco na distribuição de proventos mensais.

Negociado na B3 sob o ticker SPYI11, o ETF espelha o NEOS S&P 500 High Income ETF (SPYI), índice da gestora da americana NEOS na Bolsa de Chicago (CBOE), e paga dividendos em dólar.

Com administração da Vórtx e coordenação da Guide Investimentos, o SPYI tem aporte mínimo de R$ 100 e prevê pagar cotistas até o sexto dia útil de cada mês.

No final de setembro, a Nu Asset Management apresentou o primeiro ETF da B3 com distribuição de proventos, mas que investe em empresas brasileiras.

“Os produtos com proventos ainda são limitados. Temos os fundos imobiliários (FIIs). O ETF é uma alternativa para o público de varejo, mas também para os investidores institucionais”, opina Renato Nobile, gestor da Buena Vista Capital.

Com um patrimônio de US$ 407 milhões, o SPYI busca remunerar o cotista em um patamar acima da média do S&P 500. Para isso, utiliza de uma estratégia de opções de compra (covered call) – ou seja, a distribuição dos proventos é baseada em “dividendos sintéticos”.

“É uma exposição a um veículo local que investe em outro ETF que distribui dividendos lá fora”, explica Marcelo Cerqueira Cherri, head de soluções da Vórtx.

De acordo com Nobile, da Buena Vista, as empresas do S&P 500 pagam dividendos de 1,5% ao ano. Já o dividend yield (retorno de uma ação apenas com dividendo) do SPYI chega a 12,18% anuais – próximo do patamar da Selic, que está em baixa, mas em moeda forte.

Como investir

O investidor tem duas opções para acessar essa estratégia. Uma é ter uma conta no exterior e investir no SPYI. Outra é com uma conta em corretora local, comprando cotas do SPYI11.

No caso do SPYI, embora seja negociado na B3, o investidor estará sujeito à variação cambial. Nobile afirma que, ao não ter hedge (proteção) cambial, o ETF da casa apresenta descorrelação maior com a economia brasileira, o que ajuda na diversificação da carteira por parte do investidor.

Por outro lado, é preciso ficar atento: as cotas irão variar também conforme a cotação do dólar em reais.

É importante ficar atento também às diferenças de tributação, já que será preciso desembolsar Imposto de Renda (IR) sobre os dividendos no ETF negociado no Brasil, ou no produto disponível lá fora.

No SPYI, a alíquota é de 30% sobre os dividendos, recolhida na fonte mensalmente. Já para quem investe no ETF da Buena Vista, o SPYI11, a alíquota é de 15% e o recolhimento é feito pelo administrador do fundo.

Já para os ganhos sobre a valorização da cota, a alíquota também é de 15%, mas o pagamento é feito pelo investidor, por meio de DARF.

Fontes: InfoMoney (Novo ETF que paga dividendos chega à B3 com foco em proventos de empresas americanas - InfoMoney) / BuenaVista Capital (SPYI11 – Buena Vista Capital)

10 curtidas

Top!
Muito obrigado.

Valeu pela dica, ontem nem agradeci pq me esqueci mesmo. Mas já fiz minha fezinha nesse aí. Vamos ver quanto pinga de dividendo. Peguei 10
Cotas só para fazer o teste, assim já fico sabendo +- quanto paga…

Pesquisei na minha corretora lá fora (tastytrade) e por ela daria para comprar a SPYI, mas o lote mínimo lá são de 100 e 1 cota tá custando 45 doletas. Não estou com esse capital lá disponível pq já estou comprado em
Outras coisas, inclusive no Nu. :grin:

Então… na tastytrade eu sempre operei ações e opções e sempre foram lotes mínimos de 100. Vou botar um print aqui:

Se você vai na setinha para aumentar e diminuir a quantidade , só desce até 100. Eu até consegui digitar 1 ali manualmente mas aí já não sei se vai dar merda e comprar 100. Porque eu não tenho grana mas tenho margem e se comprar e eu tiver que cobrir essa margem usada vai ser puxado! Quase 5000 dólares, :sweat_smile::sweat_smile::sweat_smile:

Já pelo Nubank comprei 10 cotas (dei uns 990 reais) ontem.

Vou entrar em contato com o suporte da corretora para ver isso, porque se puder comprar menos de 100 eu compro com o resto de grana que tenho lá.

Apenas atualizando, vi aqui!! O lote minimo para opções é de 100 contratos, mas para ações e ETF da para fazer fracionado, apenas que por padrão vem o minimo de 100 e cada clique na seta para alterar a quantidade pula de 100 em 100. Mas clicando no texto do valor da para colocar o valor da quantidade desejada.

Essa corretora tem um público específico e por isso por padrão eles colocam lotes de 100 e múltiplos. Mas dá sim pra operar com menos de 100 ou lotes ímpares:

Mas a maioria das corretoras permitem até comprar menos de uma ação, fraccionado.

1 curtida

Viu só!!
Eu sabia que tinha algo de estranho nisso! :rofl: :rofl: :rofl: :rofl:

Agora é só aproveitar o mercado fracionado dos EUA!!! :partying_face: :partying_face: :partying_face:

Bons investimentos e sucesso em sua jornada para uma vida financeira e pessoal plena e tranquila!!! :smiley:

1 curtida