BR Code, novo padrão definido pelo BC

:diamonds::small_orange_diamond::diamonds:O Banco Central publicou nesta segunda-feira, 16, uma circular com a criação do “BR Code”, um padrão único para QR Codes a serem usados nos meios de pagamento no País. O novo padrão passará a ser obrigatório em seis meses.

“As novas regras têm o objetivo de aumentar a transparência para os usuários finais, tanto pagadores quanto recebedores, ampliando e melhorando o acesso a informações e, dessa forma, criando um ambiente pró competição no Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB)”, afirmou o BC, em nota.

Fonte: https://www.google.com/amp/s/www.infomoney.com.br/negocios/bc-cria-br-code-para-padronizar-qr-codes-de-meios-de-pagamento-no-pais/amp/

7 Curtidas

-mais segurança-

3 Curtidas

Na verdade nem é isso, propriamente dito!

A diferença do qrcode para o código de barras é a quantidade informação que pode ser recebida durante a leitura. O qrcode permite a inclusão de links, que poderão conter várias informações. Assim aumentando as informações que serão recebidas pelo pagador. Da mesma forma que acontece com o Pix dinâmico, no qual pode conter inúmeras informações, como data de vencimento e juros.

Não entendi a diferença para o QR Code propriamente dito. :thinking:

Será que é por mais segurança e transparência mesmo?
Sei lá…

O novo formato do QR code criado pelo banco central tem uma chave criptografia e outros recursos de segurança, que para nós, usuários básicos não muda nada.

Mas para as transações financeiras, evita a fraude do dinheiro ir pra canta errada ou ser interceptada no meio do caminho.

Coisa de espião, vc sabia que um email pode ser interceptado, alterado no meio do caminho e chegar no destino já modificado?

O BR CODE vai aumentar essa segurança, com chaves para evitar. Ataque hacker.

2 Curtidas

Sim, sou familiarizado com problemas de segurança e interceptação em meios eletrônicos.

Só achei a matéria meio falha em explicar as diferenças desse “BR” Code para o já tradicional e utilizado QR Code.

Veremos como será a sua implantação e aplicação.