Brasil será 1º país a ter 'modo ladrão' em celulares Android

Brasil será 1º país no mundo a ter ‘modo ladrão’ em celulares Android; veja como vai funcionar.

Recurso estará disponível para alguns usuários já a partir de julho. Antes do lançamento, as lideranças do Google vieram ao país para entender como agem as ‘gangues da bicicleta’, que arrancam o smartphone de pedestres em grandes cidades.

Anunciado inicialmente no Google I/O 2024, a gigante das buscas oficializou nesta terça-feira (11) o lançamento do “modo ladrão” no Android. A novidade, criada para combater roubos, bloqueia a tela do celular ao identificar que alguém o arrancou de sua mão abruptamente.

O Brasil é o primeiro país no mundo a receber esse recurso, que estará em fase de teste a partir de julho para alguns usuários. Para ser ativado, o aparelho deve estar rodando Android 10 ou superior.

Matéria completa: Brasil será 1º país no mundo a ter 'modo ladrão' em celulares Android; veja como vai funcionar | Tecnologia | G1

25 curtidas

Que interessante esse recurso mas uma pena o contexto da situação … furtos e roubo … infelizmente a cada dia que passa precisamos nos blindar e depender de recursos como este para garantir a segurança dos nossos dados.

Imagino que por necessitar de giroscópio não vai atender a todos os user de Android no Brasil :confused:

17 curtidas

O pior é o Brasil ser o país que inspira esse tipo de “solução”.

11 curtidas

Eu assisti uns vídeos sobre isso @laetemn , e gostei bastante, obrigado

13 curtidas

Espero que de alguna manera ajude a coibir golpes

6 curtidas

Já me cadastrei pra ser um dos primeiros à testar.

6 curtidas

Adorei a novidade, acabei de me inscrever no beta pra participar do teste também, valeu compartilhar! :green_heart:

13 curtidas

Fico Feliz e Triste ao mesmo tempo por servirmos de case. :sweat_smile:

10 curtidas

Primeiro parabéns!!! :grin:
Onde se inscreve pra participar? Como trabalho no centro de São Paulo quero usar o quanto antes :sob:

6 curtidas

A inscrição tá sendo feita através do site oficial. :handshake:

8 curtidas

Muito interessante.

Vai ser um espécie de “laboratório”,se der certo será ampliado para outros locais.

4 curtidas

:pray:t6: tomara que essa peneira tape o sol :pray:t6:

1 curtida

ótima novidade, já me inscrevi também. espero que funcione bem e traga novos recursos de proteção com o tempo.

2 curtidas

Não vi a funcionalidade da novidade ainda, mas creio q deve inutilizar o celular, deixando o ladrao desmotivado a roubar algo q não terá muito valor de revenda, no final das contas diminuirá drasticamente as incidências de furto/roubo.

@Everton-jack

Não irá inutilizar o aparelho, apenas irá bloquear o aparelho, obrigando o criminoso a formatar o dispositivo. Como o criminoso não é o proprietário do aparelho, ele não terá acesso aos mecanismos de desbloqueio privado (somente o dono terá acesso - via site, selfie e impressão digital).

Portanto, o criminoso não terá (em teoria) acesso ao conteúdo do aparelho, como vídeos, fotos, contatos, e-mails e apps de bancos.

3 curtidas

Problema se isso acontecer mesmo sem um “roubo” acontecer e você ficar sem acesso ao próprio telefone… acho que eu só usaria esse serviço num celular sem nada importante ou urgente pra mim, tipo só redes sociais que posso logar facilmente depois.

1 curtida

Interessante novidade, acredito que ainda não vá resolver muita coisa já que as quadrilhas conseguem fazer cada coisa mesmo com os aparelhos bloqueados que não gosto nem de pensar na possibilidade.

Meus aparelhos sempre ficam configurados para bloquear a tela com poucos segundos de inatividade justamente para evitar esse caso que o novo recurso quer resolver.

Algumas coisa que eu gostaria que fizessem:

  • mais segurança em comportamentos sensíveis do aparelho, como troca de senha
  • capacidade de esconder apps atrás de senha (diferente da senha de bloqueio) de forma nativa (alguns fabricantes fornecem isso, mas não vem do próprio Android)
  • uma forma de informar que o aparelho foi roubado e que os apps tivessem acesso a essa informação para bloquearem algumas funções.
2 curtidas

Isso está em testes no site de gerenciamento dos seus dispositivos Android.

Isso já existiu durante as primeiras versões do Android mas foi removido devido a bugs.

Agora retornou, se não me engano, desde o Android 13. Você pode criar uma pasta segura (que pode ficar ou não oculta) criptografada, com senha própria para acessar a pasta, senhas individuais para os apps, e até bloqueios fora de zona segura.

Se você tiver ativado as opções de segurança na sua conta Google Android (através do site), você poderá bloquear o aparelho, rastrear o aparelho e até mesmo formatar o aparelho remotamente.

1 curtida

Neste ponto o @rthealien está certo, o recurso “Pasta Segura” é da Samsung e não tem nativo no Android, a fabricante que fez para os seus usuários. Algo semelhante com isso vai chegar só agora com o Android 15 que ainda vai ser lançado. :handshake:

4 curtidas

O meu smartphone Motorola (Moto G54 5G) recebeu o sistema de pasta segura ao ser atualizado do Android 13 para o 14.

3 curtidas