Caí em um golpe pelo Instagram. O que faço?

Olá, recentemente caí em um golpe através da plataforma virtual do Instagram. Através dela fui redirecionado a uma página que vende, supostamente, pratos de comida japonesa de nome Koi Sushi. Porém não recebi o pedido, não consegui contato, não sei oq que fazer. Como proceder?

2 curtidas

Oi @Matheus_Azevedo2, seja bem-vindo à comunidade.

De uma olhada no link acima que pode lhe ajudar.

Não se esqueça de fazer contato com o Nubank para ver a possibilidade de acionar o MED, caso o pagamento tenha sido feito no Pix.

Depois nos dê um feedback aqui no tópico sobre como foi resolvido. :slightly_smiling_face:

15 curtidas

Olá! @Matheus_Azevedo2

Sinto muito pelo que aconteceu com você. Infelizmente, golpes online estão cada vez mais comuns. :sad_but_relieved_face:

Aqui vão alguns passos que você pode seguir:

1. :magnifying_glass_tilted_left: Verifique se ainda consegue contato com a loja: Às vezes pode ser um problema pontual, mas, se todos os meios estão inativos, isso já é um sinal de alerta.

2. :bank: Se você realizou o pagamento usando seu cartão Nubank ou Pix, entre em contato imediatamente com o atendimento do Nubank pelo chat, telefone ou e-mail. Explique a situação, envie os comprovantes e todas as informações possíveis. O Nubank pode analisar o caso e verificar se há possibilidade de disputa, estorno ou bloqueio de valores, dependendo da situação.

3. :oncoming_police_car: Registre um boletim de ocorrência (BO). Você pode fazer isso online, no site da Polícia Civil do seu estado. Isso é importante para que as autoridades investiguem o caso e para proteger você e outras pessoas.

4. :locked_with_key: Se proteja para o futuro: Caso tenha passado dados pessoais, bancários ou senhas, é prudente alterar suas senhas, ficar atento a movimentos estranhos na conta e até considerar monitoramento de CPF em serviços especializados.

5. :stop_sign: Denuncie a conta no Instagram: Isso ajuda a plataforma a derrubar perfis falsos que aplicam golpes.

• Links úteis: :link:

Fique atento e, se tiver mais dúvidas, estamos por aqui para trocar ideias e ajudar no que for possível! :purple_heart:

16 curtidas

Nem toda oferta boa é golpe, mas a prudência é sábia. Desconfiar não é ser negativo — é ser estratégico.

Quando algo parece muito generoso, fácil ou vantajoso, pode haver uma segunda intenção ou algum risco escondido.

7 curtidas

acho que so resta pedir outro atravez do ifood e tomar mais cuidado da proxima vez

5 curtidas

Dificilmente compro em qualquer lojinha independente. Quando vejo algum produto inovador, interessante, pesquiso por ele em grandes plataformas como: Mercado Livre, Amazon, Magalu, Americanas, Aliexpress, etc…

3 curtidas

Seja bem-vindo a comunidade @Matheus_Azevedo2 !
Lamento por estar passando por isso, mas como os colegas comentaram acima, assin que perceber que foi golpe tente entrar em contato com atendimento Nubank imediatamente, minha esposa já passou por isso, ela ligou pra lá e conseguiu resolver.

5 curtidas