Cadastro Positivo: Consumidor que paga suas contas em dia vai entrar automaticamente na lista de 'bons pagadores'; antes, inclusão era opcional

Uma grande novidade: o cadastro positivo passa a ser automático!

O cadastro positivo funciona como um banco de dados para “reconhecer” os consumidores que são bons pagadores. Ele já existe desde 2011 e entrou em vigor em 2013, mas tem pouca adesão. Agora, os bancos e outras instituições financeiras podem incluir o nome de consumidores nessa lista sem a necessidade de autorização prévia. Isso já acontece com o cadastro negativo – ou seja, a lista de inadimplentes.

As mudanças devem entrar em vigor daqui a seis meses.

Maiores informações podem ser consultadas em: Cadastro positivo: entenda o que muda | Educação Financeira | G1

4 curtidas

Até que enfim, já estava na hora, depois de tanto tempo, bom para quem faz de tudo para estar em dia com suas contas e ter algum beneficio.

1 curtida

É uma boa novidade! Agora eu espero que os bancos cumpram com a palavra e ofereçam juros mais baixos aos bom pagadores.

2 curtidas

Espero realmente que os juros fiquem mais baixos para bons pagadores. Quero trocar de moto!!! :heart_eyes:

1 curtida

Vamos ver se os juros vão mesmo diminuir. Seria incrível um tratamento diferenciado, com juros justos, num financiamento de longo prazo, sem que você tenha que vender um rim pro estado só pra pagar os juros

1 curtida

Eu gosto da ideia do cadastro positivo como uma ferramenta para recompensar o bom pagador, diferenciando-o por ex. das taxas de juros padrão que muitas vezes são estipuladas pela inadimplência dos maus pagadores.

Agora, acho que para um banco que se preocupa com seus clientes, nós usuários deveríamos ter mais informações acerca desse dessa ferramenta (Cadastro positivo) bem como acesso aos dados e de como eles são levados em conta, afinal, tais informações são do usuário, ele deveria ter acesso a elas.

1 curtida

Ótimo ponto de vista!
Eu acredito que com as startups, de um modo geral, e as fintechs, especificamente, entrando nesse meio e inovando, a tendência é que os grandes bancos mudem a forma que tratam seus negócios.

Veja só algumas mudanças já implementadas por alguns bancos, embora eu considere pouco ainda:

  • Item da lista

https://exame.abril.com.br/negocios/dino/bancos-investem-em-tecnologia-focados-na-melhor-experiencia-do-cliente/

  • Item da lista

ufa, eu nunca atrasei