Cadastro Positivo, como funciona? Como me impacta?

Bom dia, meus roxinhos, tudo bom? Hoje, gostaria de falar com vocês sobre o Cadastro Positivo.

O Cadastro Positivo é um histórico financeiro. Com ele, o consumidor que deseja pegar um empréstimo ou pedir um cartão de crédito, por exemplo, pode ser avaliado de forma mais justa com a sua solicitação.

A grande vantagem do Cadastro Positivo é que ele possibilita ao consumidor ser avaliado pelo conjunto de todos os comportamentos financeiros, ou seja, todos os pagamentos feitos em dia também serão levados em consideração nas análises de crédito.

andy

Antes da criação da lei nº 12.414, que determina a inclusão de todos os brasileiros no Cadastro Positivo, o comportamento do consumidor era registrado para o “lado ruim”, como as negativações no Serasa e outros órgãos de proteção ao crédito. Estar com o “nome sujo” significava ter seu nome em uma lista pública de mau pagador, o que dificulta bastante o acesso ao crédito.

Agora, as empresas que oferecem crédito podem ter informações para reconhecer bons pagadores. Para o cliente, isso significa a possibilidade de conseguir mais benefícios ou taxas menores na hora de pedir um empréstimo, renegociar uma dívida ou abrir um financiamento, por exemplo.

Quais dados são avaliados?

Despesas contínuas, como contas de água, luz, gás, telefone, internet, instituições financeiras e administradoras de crédito são as que entram para o histórico, incluindo financiamentos, empréstimos e compras a prazo.

Os dados avaliados para o cadastro positivo podem ser: valor total da compra, valor das parcelas, data dos vencimentos, data dos pagamentos, valor dos pagamentos, dados cadastrais do consumidor.

Então fique atento: parcelamentos de fatura, empréstimos, financiamentos serão também registrados pelo Cadastro Positivo, o que pode fazer com que o órgão de proteção ao crédito entenda que você está numa situação apertada, podendo impactar seu score.

Então as empresas podem acessar meus dados para vender minhas informações?

Fique tranquilo, o Cadastro Positivo é totalmente seguro, e só quem pode acessar essas informações são empresas de serviços, comércio e instituições financeiras. Eles nunca podem ser usados para outros fins que não o de analisar seu perfil de pagador e crédito, ok? Você pode revisar seus dados de histórico sempre que necessário.

Estou negativado, posso entrar no Cadastro Positivo? :frowning:

Pode sim! Mesmo negativados podem fazer parte do Cadastro Positivo. As contas que você pagar em dia também ficarão no seu histórico e podem te beneficiar em uma análise futura.

nazare

Posso sair do Cadastro Positivo?

Sim, qualquer um pode excluir seu nome do Cadastro Positivo a qualquer momento. Porém, a lei estabelece alguns pontos:

Aviso: Quem for adicionado ao Cadastro Positivo precisa ser informado em até 30 dias.

Saída: Todo consumidor terá direito a cancelar seu cadastro e precisa, no momento da inclusão, ser informado de como pode ser excluído do banco de dados. O gestor do cadastro terá 2 dias para atender ao pedido.

Acesso: O consumidor tem direito a ver seu histórico e pontuações. Ele também pode pedir que informações erradas sejam corrigidas, e as gestoras do cadastro têm até 10 dias para essa correção.

Proteção: A lei nº 12.414 prevê punição caso haja quebra do sigilo bancário do consumidor.

Todas as pessoas que entraram para o Cadastro Positivo, podem pedir para serem descadastradas da base de dados. Para isso basta acessar o site dos birôs de crédito - Serasa, Boavista, SPC e Quod.

E aí, ficou um pouco mais claro pra você? Comenta aqui o que você achou do artigo, e se ficaram dúvidas, é só perguntar que a gente te ajuda :wink:

25 curtidas

Certamente agregou conhecimento a todos que desejam crédito/empréstimo justo.

Vale apenas ler e analisar as vantagens.

Gratidão!

6 curtidas

Muito bom, conhecimentos NUNCA e demais!

3 curtidas

Já que sempre fomos avaliados para o “lado ruim”, nada mais justo existir uma solução para sermos avaliados para o “lado bom” também! :grinning_face_with_smiling_eyes:

Ótimo tópico @JoaoVic! :clap:

5 curtidas

Informações muito úteis, principalmente por auxiliar os clientes mais leigos a entender essa questão. Eu mesmo já conhecia o funcionamento do Cadastro Positivo desde 2014 e desde então já mantia cadastro ativo mesmo antes da obrigatoriedade.

3 curtidas

Nossa @JoaoVic, ajudou muito. Que completo. Parabéns e obrigado!

8 curtidas

Adorei saber disso! Tava precisando kkkk

7 curtidas

@vili faz um tópico falando como apagar as consultas realizadas no CPF pois isso é uma informação muito valiosa .
Abraços

1 curtida

Oi Vini, tudo bom? Essas consultas não podem ser apagadas. Sim, essas informações são valiosas e por isso que a lei específica que esses dados não podem ser usados ou vendidos pra qualquer outra empresa por sua segurança. Caso isso aconteça, seria quebra de sigilo bancário.

Quando você pede produto de uma empresa ou solicitação crédito, essas empresas podem consultar seu CPF, e isso não gera um impacto pra você.

Por exemplo, o banco X onde você tem um cartão de crédito pode pesquisar seu CPF pra que possam te oferecer outro produto, e isso não te impacta.

Agora, se você pede cartão de crédito e empréstimos pessoais em vários bancos diferentes, o órgão de proteção ao crédito pode entender que sua situação ta apertada e você ta urgentemente precisando de crédito ou dinheiro, e que pode ser que não consiga manter eles pela sua renda ou média de compras.

10 curtidas

@JoaoVic várias empresas que eu nunca vi na vida e que eu não tenho e nunca tive Vínculo consultou várias vezes meu CPF nunca pedi nada a elas.
Foram mais de 15 consultas em 7meses fez meu Score de 800 pontos para 520.
Nenhuma dessas empresas tenho Vínculo e nem Pedi nada …
Como Posso proceder ??
@JoaoVic

@Vini.R É importante que procure contato dos órgãos ou o mais próximo na sua cidade para que possam te orientar da melhor forma.

2 curtidas