Bom dia, meus roxinhos, tudo bom? Hoje, gostaria de falar com vocês sobre o Cadastro Positivo.
O Cadastro Positivo é um histórico financeiro. Com ele, o consumidor que deseja pegar um empréstimo ou pedir um cartão de crédito, por exemplo, pode ser avaliado de forma mais justa com a sua solicitação.
A grande vantagem do Cadastro Positivo é que ele possibilita ao consumidor ser avaliado pelo conjunto de todos os comportamentos financeiros, ou seja, todos os pagamentos feitos em dia também serão levados em consideração nas análises de crédito.
Antes da criação da lei nº 12.414, que determina a inclusão de todos os brasileiros no Cadastro Positivo, o comportamento do consumidor era registrado para o “lado ruim”, como as negativações no Serasa e outros órgãos de proteção ao crédito. Estar com o “nome sujo” significava ter seu nome em uma lista pública de mau pagador, o que dificulta bastante o acesso ao crédito.
Agora, as empresas que oferecem crédito podem ter informações para reconhecer bons pagadores. Para o cliente, isso significa a possibilidade de conseguir mais benefícios ou taxas menores na hora de pedir um empréstimo, renegociar uma dívida ou abrir um financiamento, por exemplo.
Quais dados são avaliados?
Despesas contínuas, como contas de água, luz, gás, telefone, internet, instituições financeiras e administradoras de crédito são as que entram para o histórico, incluindo financiamentos, empréstimos e compras a prazo.
Os dados avaliados para o cadastro positivo podem ser: valor total da compra, valor das parcelas, data dos vencimentos, data dos pagamentos, valor dos pagamentos, dados cadastrais do consumidor.
Então fique atento: parcelamentos de fatura, empréstimos, financiamentos serão também registrados pelo Cadastro Positivo, o que pode fazer com que o órgão de proteção ao crédito entenda que você está numa situação apertada, podendo impactar seu score.
Então as empresas podem acessar meus dados para vender minhas informações?
Fique tranquilo, o Cadastro Positivo é totalmente seguro, e só quem pode acessar essas informações são empresas de serviços, comércio e instituições financeiras. Eles nunca podem ser usados para outros fins que não o de analisar seu perfil de pagador e crédito, ok? Você pode revisar seus dados de histórico sempre que necessário.
Estou negativado, posso entrar no Cadastro Positivo?
Pode sim! Mesmo negativados podem fazer parte do Cadastro Positivo. As contas que você pagar em dia também ficarão no seu histórico e podem te beneficiar em uma análise futura.
Posso sair do Cadastro Positivo?
Sim, qualquer um pode excluir seu nome do Cadastro Positivo a qualquer momento. Porém, a lei estabelece alguns pontos:
Aviso: Quem for adicionado ao Cadastro Positivo precisa ser informado em até 30 dias.
Saída: Todo consumidor terá direito a cancelar seu cadastro e precisa, no momento da inclusão, ser informado de como pode ser excluído do banco de dados. O gestor do cadastro terá 2 dias para atender ao pedido.
Acesso: O consumidor tem direito a ver seu histórico e pontuações. Ele também pode pedir que informações erradas sejam corrigidas, e as gestoras do cadastro têm até 10 dias para essa correção.
Proteção: A lei nº 12.414 prevê punição caso haja quebra do sigilo bancário do consumidor.
Todas as pessoas que entraram para o Cadastro Positivo, podem pedir para serem descadastradas da base de dados. Para isso basta acessar o site dos birôs de crédito - Serasa, Boavista, SPC e Quod.
E aí, ficou um pouco mais claro pra você? Comenta aqui o que você achou do artigo, e se ficaram dúvidas, é só perguntar que a gente te ajuda