Caixinha Conjunta Nubank

Olá amigos da Nucommunity!

Estava lendo esse tópico na comunidade: Caixinha compartilhada entre nulovers, criado pela nobre colega @Thays_Lugon e me veio em mente uma ideia similar; na verdade, uma adaptação ou melhoria das sugestões levantadas nos comentários do referido post.

Todos sabemos que a conta conjunta é um dos produtos bancários mais pedidos aqui na comunidade, principalmente por ela permitir o compartilhamento de recursos por parte de clientes que contam com interesses comuns.

Assim sendo, venho propor a ideia da Caixinha Conjunta Nubank, que embora não possa dispor de todas as vantagens e garantias de uma conta conjunta, possibilita aos clientes poderem compartilhar aportes periódicos de dinheiro até alcançar um montante alvo para concretização de um objetivo em comum.

Por exemplo, patrocinar o enxoval para o casamento de alguém próximo, ajudar um amigo que está passando por uma situação muito difícil, economizar para a formatura no final do ano, comprar um veículo para a família, reformar a residência, etc… as possibilidades são infinitas.

Mas, antes de tudo, uma potencial Caixinha Conjunta Nubank precisa ter regras claras para evitar conflitos e desviar-se do seu propósito principal. Regras estas que devem ser configuradas por qualquer cliente que tome a iniciativa de criar uma.

A princípio, gostaria de sugerir algumas regras que podem ser tidas em conta:

• Após criar a caixinha, o gestor dela precisa compartilhar os links entre os interessados em participare do propósito em comum.
  • Apesar de haver um gestor, todos os clientes devem ter acesso ao extrato com todas as movimentações da caixinha.
  • Caso o valor de aporte seja fixo entre os participantes, isso deve ser facilmente configurável ao criar a caixinha conjunta.
  • Caso a caixinha tenha um valor de meta definido, o saque não poderá ser autorizado antes que o mesmo seja atingido (a não ser que todos os membros desistam do propósito).
  • O saque também pode ser configurado para ser liberado apenas com a autorização de 3 ou mais membros, para maior segurança.

Penso que com estes princípios mais os que foram sugeridos no artigo linkado no início deste tópico e aqueles que podem ser adidos nos comentários, se pode construir um projeto de Caixinha Conjunta Nubank que venha atender os anseios de milhões de clientes.

19 curtidas

Gosto mais desta ideia da caixinha compartilhada do que da conta.

Sei lá, conta compartilhada normalmente dá muito problema. Se fosse bom, seria a regra e não a exceção.

Mas gostei da ideia da caixinha compartilhada.

8 curtidas

Concordo. Apesar que muitos clientes pedem, pro banco não deve ser algo fácil de gerir.

10 curtidas

Também gosto desta ideia da caixinha compartilhada, @Edson_Bezerra e @Luneres.

Uma sugestão, de movimentação desta caixinha: Quem movimentar, o outro precisaria autorizar. Como se fosse um cofre com duas chaves.

12 curtidas

A ideia seria ter flexibilidade de regras para que o cliente pudesse personalizar ao máximo.

7 curtidas

Gostei demais da ideia… :smiling_face_with_heart_eyes:

Como eu gostaria que as coisas fossem fáceis, mas, teria que ser algo bem conjunto, tipo, galera que é familiar, mais unido.

Uma doação comunitária, aberta para o público, já existe que é o vakinha. Neste quesito, os bancos ainda não evoluírem, quanto a categoria designada para esse tipo de investimento, chamado crowdfunding.

Inclusive, essa é uma proposta que está em andamento no maior berço financeiro do mundo, USA. Com a recente adoção crypto e comitês para IA, está em discussão regras para investimento coletivo e que é essa a sua ideia.

Hoje, no Brasil a CVM tem regras quanto a isso, mas ainda bem resumidas e pouca aplicadas a bancos e instituições financeiras. Se não me engano, o Itaú, o BB têm empresas de investimentos coletivo, mas não são integradas ao app e muito menos ao site.

Enfim… Seria uma boa, e o crowdfunding paga +% do que a renda fixa comum como RDB, CDB, LCA, LC… Em grande maioria, são ativos de precatórios, atrelado a algum indicador e isento de imposto de renda e sem FGC. Além, do mais é viável, pois se trata de remuneração por projetos designados (ex: chá de berço para Fulano)…

Só imagina

Quando olhamos aquele tanto de opções de tesouro para investir, só imagina, a quantidade de opções para investirmos em projetos dos outros, como uma piscina em tal lugar e etc…

Claro, obedecendo dentro da legislação, a confidencialidade, e a transparência entre as partes, onde o Banco (ex: Nubank) faria essa intermediação. Tudo dentro da segurança jurídica, mas visivelmente seria igual criar várias caixinhas para a gente.

Ou seja, o crowdfunding é :

• Quando uma caixinha que você criou para você, deixa de ser privado e torna-se pública para qualquer um investir mês a mês…
8 curtidas

Cara, é uma ótima ideia para uma viagem em amigos. Eu com certeza iria aderir!

11 curtidas

Excelente ideia @Edson_Bezerra

7 curtidas

O problema acontece quando um não quer.

Cada um deve ter direito aos seus próprios aportes. Isso até que todos decidam sacar tudo para o propósito final (carro, viagem, casa, etc).

No fim o mais seguro é fazer várias caixinhas serem sincronizadas para que várias pessoas vejam a colaboração no objetivo final, sem entregar os direitos do próprio aporte.

4 curtidas

Acho que não… ao que refere a esse problema de resgate único, igual acontece na renda variável, nas criptos…

Entendo, eu que ninguém investiria na caixinha dos outros sem ter algo em troca. Até porque, investir sem ter retorno algum, não seria investimento, mas sim, doação…

E por ser um produto Nubank, supostamente se um dia vier a ter, o Nu seria o intermediador e o responsável pela custódia dos ativos. Tipo, têm o caixa, mas retirada somente a sua parte investida com ou sem rendimento…

Enfim… A sua ideia também é boa de fazer caixinhas sincronizadas, como se fosse uma cesta de caixinhas, um realístico investimento coletivo das caixinhas… Top top…

2 curtidas

Mas pra ser conjunto, os dois precisam querer. É o preço a se pagar pela caixinha conjunta.

Penso que se for ser para ser assim, melhor manter separado mesmo. :sweat_smile:

Gostei desta ideia. Uma melhoria da ideia inicial, ao meu ver. :slightly_smiling_face:

6 curtidas

Essa é a ideia, mas tem que ver como se não tem impedimento legal para isso.

No caso, a Caixinha Conjunta seria algo apenas visual, gráfico, sem haver a junção da grana de fato? Pode ser uma alternativa para aqueles que temem esse tipo de colaboratividade.

6 curtidas

Eu penso que a partir do momento em que ela for criada o saque só possa ser liberado ao atingir o valor almejado ou atingir o prazo estabelecido, de modo que não acarrete no conhecido efeito manada. Pois se alguém tiver o poder de tirar seu capital a qualquer momento isso poderia estimular outros a fazerem o mesmo e o projeto naufragaria.

Além do mais, o dinheiro estaria investido em algum produto do Nubank como acontece com as caixinhas normais, não estaria exposto a perdas decorrentes do poder corrosivo da inflação.

3 curtidas

A questão de ter direito aos próprios aportes é crítica em momentos de imprevistos: parentes adoeceram, manutenção no carro.

Imagina você aporta bastante e na caixinha com sua sogra tem o suficiente pra pagar seus imprevistos pessoais, mas ela diz: “Eu, sua noiva e você temos um
sonho próximo: viajar pro seu casamento em Paris. Você não vai sacar nada! Sua mãe adoeceu, paga do do bolso”

4 curtidas

Investidor médio é assim, nunca vai até o fim. Isso faz parte do gerenciamento de risco dos bancos e dos gerentes pra oferecer aos clientes. O que o Nubank faz é simplificar, e não reproduzir. Tem que fazer a experiência ser previsível e sem dor de cabeça evitando ao máximo situações de risco devido a imprevistos.

4 curtidas

Compreendo @FelipeE1.
Esse negocio de conta conjunta ou caixinha conjunta precisa ser muito bem pensado.
Mas tenho certeza que, se o Nubank quiser inovar nesta temática, conseguirá pensar e implementar algo incrível. Tomara que leem esse tópico, pois tem ideia ótimas nele. :slight_smile:

5 curtidas

Essa ideia é boa.
Assim eu usaria mais confortavelmente.
Me sentiria mais segura.
Excelentes ideia rolando por aqui.

6 curtidas

Aqui na comunidade vc encontra muitas ideias geniais dos mais variados clientes e fãs, imagino que o banco sempre leva em conta a viabilidade, o custo e o potencial retorno de implementá-la. Por isso a maior parte delas não sai do papel por mais que haja clientes ávidos por isso.

1 curtida

Poxa. É uma pena.
Mas, não podemos desanimar, pois acredito que uma coisa ou outra o NU deve implementar. :slightly_smiling_face:

2 curtidas