Caixinhas do Nubank e suas N Possibilidades

É uma tranquilidade incrível ter uma reserva de emergência , minha caixinha que fiz questão de alcançar a meta foi essa .

5 curtidas

Concordo com você reserva de emergência é fundamental parabéns pela conquista .

6 curtidas

Verdade! Dá uma sensação de segurança e tranquilidade. :pray:t3:

8 curtidas

Deveria ter componente curricular no ensino médio como introdução a vida financeira e rentabilidade

1 curtida

O efeito ainda pode ser um pouco demorado, mas, na verdade, a educação financeira já é tema da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) desde 2017/2018, e entra como aspecto transversal tanto para o ensino fundamental como para o ensino médio.

O trecho abaixo gerei com uma pesquisa no Bing + ChatGPT, e tem links interessantes para quem queira ler mais sobre o assunto.

Aspectos de educação financeira na BNCC (clique para expandir)

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece a Educação Financeira como habilidade obrigatória entre os componentes curriculares nas salas de aula da Educação Básica. No Ensino Médio, a BNCC apresenta para o ensino de Matemática 5 competências e 45 habilidades³. A BNCC ampliou o espaço da Matemática Financeira no currículo e garantiu a presença da Educação Financeira, propondo uma abordagem transversal, centrado na realidade do aluno, tratando de problemas sociais e ambientais, estimulando o emprego de tecnologias digitais e o desenvolvimento do pensamento crítico⁴.

A educação financeira deve, pela BNCC, ser abordada de forma transversal pelas escolas, ou seja, nas várias aulas e projetos⁵. Cabe aos sistemas e redes de ensino, assim como às escolas, em suas respectivas esferas de autonomia e competência, incorporar aos currículos e às propostas pedagógicas a abordagem de temas contemporâneos que afetam a vida humana em escala local, regional e global, preferencialmente de forma transversal e integradora¹.

Origem: conversa com o Bing, 27/06/2023(1) EDUCAÇÃO FINANCEIRA: PLANEJAMENTO DO ENSINO SUPERIOR NO ENSINO MÉDIO. https://www.upf.br/_uploads/Conteudo/jem/2020/Anais%202020%20-%20eixo%204/JEM2020_paper_70.pdf Acessado 27/06/2023.
(2) A Educação Financeira e a Base Nacional Comum Curricular - UFPE. https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/download/241442/pdf Acessado 27/06/2023.
(3) Educação financeira chega ao ensino infantil e fundamental em 2020. https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2019-12/educacao-financeira-chega-ao-ensino-infantil-e-fundamental-em-2020 Acessado 27/06/2023.
(4) Educação financeira na BNCC - CENPEC. Educação financeira na BNCC Acessado 27/06/2023.
(5) BNCC – Ensino Médio - Ministério da Educação. http://portal.mec.gov.br/conselho-nacional-de-educacao/base-nacional-comum-curricular-bncc-etapa-ensino-medio Acessado 27/06/2023.

8 curtidas

Já tenho a Caixinha : Visitar a @Vittoria_Cunha só que o destino não nos ajuda :face_exhaling:

9 curtidas

Isso. E essa ideia, partiu tbm daqui:

Não vejo a hora de funcionar :heart_eyes:

7 curtidas

As caixinhas fazem a organização ser mais prática e acessível. Excelente recurso pra quem é metódico e gosta de sistemas trabalhando a favor do dinheiro!!

3 curtidas

estou montando a minha caixinha para a aposentadoria :grinning:

12 curtidas

Finalmente, fui criar uma caixinha, mas… Tem que ler um manual pra conseguir entender.
Sugestão: pode criar caixinhas básicas mesmo.

2 curtidas

*poder
Bem, consegui criar uma caixinha como eu queria. Obrigado!

2 curtidas

Francisco não é recomendável disponibilizar seus dados pessoas aqui na internet.

Esse espaço é para trocar informações a respeito do universo do nubank,

Você pode entrar no chat do app ou por telefone para atendimento.

Mas se quer fazer um depósito na sua conta nubank
Existe algumas alternativas

Pix,
Boleto
Transferência via Ted

7 curtidas

Eu adoro as caixas🥰

6 curtidas

@je.martins obrigado por compartilhar com a comunidade sua experiência :heart_decoration:

2 curtidas

Então vêm casório por aí né?! @Andre.C :wedding::bride_with_veil:t2:

Não esquece de convidar a gente. Torço muito por você! :smiley:

:bride_with_veil:t2:

6 curtidas

Essas caixinhas são muito práticas pra se planejar pra fazer algo grandioso. Sou fã! :sunglasses::stuck_out_tongue:

8 curtidas

Sugestões:

  • Acho que falta a possibilidade de criar outras caixinhas com o CDB RESGATE IMEDIATO, e não apenas com Resgate Diário, pois infelizmente apenas a caixinha de reserva de emergência tem essa possibilidade.
1 curtida

Estou com a seguinte dúvida com relação as caixinhas.
Nas caixinhas, com exceção da Reserva de Emergência, para as aplicações subsequentes existe as opções de trancar o valor aplicado por prazos de 6 meses a 2 anos. Após o período trancado o valor passa automaticamente para a opção sem trancar. Mas nessa mudança tem algum impacto tributário?
Exemplificando: um valor que fica trancado por 1 ano no final do período internamente ocorre o resgate do CDB programado para o CDB diário e com isso ocorreria a tributação em cima do rendimento correspondente a uma aplicação de 1 ano?

Olá, @juliocezarmelo, seja bem-vindo à nossa Comunidade!

O RDB Diário e o RDB Planejado são títulos distintos. Quando se encerra o prazo da função “Trancar Dinheiro”, entendo que o que ocorre efetivamente é um resgate do depósito no RDB Planejado (recolhido o IRRF conforme o prazo) e é feito um novo depósito no RDB Diário, que volta a contar o prazo do zero, inclusive sujeito à incidência de IOF caso resgatado nos primeiros 30 dias.

Assim, o prazo escolhido para a função “Trancar Dinheiro” vai determinar a alíquota de IRRF que incidirá sobre os rendimentos desse período inicial até a conversão em um título RDB Diários, conforme a tabela regressiva, e só terá a alíquota mínima se o prazo for superior a 720 dias (no caso, a opção de trancar por 2 anos).

6 curtidas

Na ocasião do lançamento não percebi a importância das caixinhas, mas agora vejo que elas são importantes para o controle financeiro. Inclusive vou criar uma para juntar dinheiro para comprar “cuecas novas”. :blush: