Cartão de crédito adicional pode cair na malha fina

Cartão de crédito adicional pode fazer você cair na malha fina.

Colocar terceiros como adicional no cartão de crédito pode aumentar a movimentação financeira e gerar divergência com a declaração de Imposto de Renda, fazendo com que caia na Malha Fina.

Para acumular milhas aéreas muita gente acaba fazendo cartões adicionais para terceiros e combinando o pagamento por fora, o problema é que nem todos sabem, mas esse hábito pode lhe gerar vários transtornos, além do risco da pessoa não pagar, o titular ainda pode cair na malha fina, pois todas as movimentações financeiras e gastos no cartão de crédito são informados à Receita Federal caso o gasto mensal ultrapasse os R$ 2 mil. Resumindo: você pode cair na malha fina por conta de um ou mais cartões adicionais.

Transações bancárias e com cartões de crédito acima de R$ 2 mil por mês já são informados a Receita Federal do Brasil (divulgação)

Para as administradoras o cartão adicional é um dependente do cartão titular, embora ele não precise ter grau de parentesco. As compras feitas por adicionais são lançadas diretamente na fatura do cartão titular.

A DECRED (Declaração de Movimentações de Cartões de Crédito e Dinheiro) é repassada mensalmente pelas instituições financeiras. Para ter seus dados enviados basta movimentar acima de R$ 2 mil por mês; para Pessoas Jurídicas (empresas) o envio do relatório é feito para transações mensais a partir de R$ 6 mil.

Não só o gasto pode levá-lo a malha fina, mas também a conta bancária onde o pagamento foi realizada. Por exemplo, se utilizar a conta bancária de terceiros para realizar o pagamento do boleto bancário da fatura do cartão de crédito, isso gerará a DECRED, basta dar uma busca na internet para ver o número de políticos que foram pegos por ter a fatura do cartão paga por terceiros (empresas ou pessoas físicas).

Até o cartão pré-pago é dedo-duro – Para escapar da fiscalização alguns consumidores passaram a utilizar cartões pré-pagos, mas o que poucos sabem é que a movimentação financeira acima de dois mil reais por mês nesses produtos também é informada ao Fisco.

O ideal é não fazer cartões adicionais a pessoas que não sejam seus dependentes no Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), pois o gasto dessas pessoas será somado ao seu e poderá acionar o alerta na Receita Federal. A Delegacia da Receita Federal poderá notificá-lo e chamá-lo para prestar esclarecimento.

Fonte: Cartão de Crédito (Cartão de crédito adicional pode fazer você cair na malha fina - Cartão a Crédito)

10 curtidas

Obrigado por compartilhar!

N Possibilidades

6 curtidas

Meus pais são idosos e me incomoda quando saem com dinheiro em espécie, já que não aceitam utilizar o aplicativo. Uma solução seria um cartão adicional, mas isso pode me causar problemas com a Receita Federal, pelo visto.

2 curtidas

Oi @laetemn. Excelente advertência. Ela pode evitar muita dor de cabeça para muitos aqui na comunidade.

Me permita fazer uma correção apenas?!

Fiz uma pesquisa aqui e esses valores foram atualizados:

Cuidado com os gastos lançados em seu Cartão de Crédito.

Lembramos que os gastos com Cartôes de Crédito de PESSOAS FÍSICAS acima do valor de R$ 5.000,00 por mês e de PESSOAS JURÍDICAS acima de R$ 10.000,00 por mês são informados à Receita Federal.
Fonte: quality contabil

Caso também não sejam mais esses valores, fique a vontade em atualizar.

6 curtidas

Matéria muito útil para quem esta movimentando mundos e fundos no UV sem qualquer controle. :clap: :clap: :clap:

5 curtidas

Muito útil, Obrigado!

5 curtidas

Interessante. Eu não tinha conhecimento sobre isso, valeu por compartilhar!

12 curtidas

E o que que não cai nessa malha fina, kkkk
Maha fina… bom nome pra arrecadar mais e mais impostos

2 curtidas

Já cair na tentação de oferecer meu cartão para o pessoal comprar on-line e me passar o dinheiro. Só pra eu ganhar nucoin e cashback. Mas acabei desistindo de fazer isso justamente por causa da receita. Os centavos a mais que ganharia não justifica a multa do imposto e etc.

4 curtidas

Eu estava nessa viu. Inclusive com compras online deixando outras pessoas usar o cartão e me passando o dinheiro via pix.

Isso gera um problema com a receita sem precedentes.

Movimenta muito acima da renda.

Recebe dinheiro sem comprovação.

Movimenta muito a conta.

Para no final ganhar o dinheiro de um cafezinho.

4 curtidas

É verdade, isso pode acontecer

3 curtidas

Ok. Entendi. Muito obrigado por compartilhar, mas eu tenho uma duvida, segue abaixo.
Minha mãe é idosa, pensionista e tem dificuldades com cartões, se eu criar um cartão adicional para ela e na declaração dela declarar que ela me fez uma doação em dinheiro no valor exato dos gastos dela com o cartão adicional e eu declarar no meu IR que recebi esse valor de doação, nao seria o suficiente para nao cair na malha fina?

1 curtida

Qualquer tentativa de “simular” uma doação sem lastro financeiro pode gerar riscos. Para ter certeza, sugiro conversar com um contador, que pode analisar melhor essa questão, de repente ele pode até te dar alguma sugestão. Melhor pagar uma breve consultoria que se ver nas garras do Leão.

1 curtida