Cartão virtual automaticamente deletado?

Adicionaram uma péssima funcionalidade (não sei se recente, ou se sempre existiu e eu nunca caí na armadilha). A minha sugestão é que removam essa funcionalidade.

Em resumo, eu fui fazer uma compra no Booking, vi que a cobrança veio em USD, então recusei para tentar refazer em BRL (ou usar um cartão internacional, pra não pagar IOF). O Nubank excluiu meu cartão virtual afirmando que o cartão não é mais seguro.

Eu uso o mesmo cartão virtual para todas as minhas subscriptions, além de quase todas as minhas compras (tanto online, quanto físicas através do google pay). Só crio um cartão virtual diferente quando tenho que usar em um site pouco confiável; fora esse caso, sempre uso o mesmo.

Vou ter que gastar horas agora indo de site em site trocar o cartão (já gastei mais de 1h trocando nos principais). Eu ter recusado um pagamento para uma compra não implica o cartão ter sido roubado, por exemplo. O mais provável é eu ter visto algo errado na cobrança (valor, moeda etc), o que foi o caso. Se eu quisesse deletar o cartão, eu manualmente faria isso. O Nubank poderia me avisar que devo deletar se eu não reconhecer a cobrança, ou PERGUNTAR se quero deletar, mas excluir o cartão sem perguntar nada só por eu recusar o pagamento foi um comportamento absurdo e totalmente inesperado.

5 curtidas

@rafaelclp, seja bem-vindo à nossa Comunidade.

Duas observações sobre o seu relato:

Ainda que exista essa opção, vale ficar atento. Se a cobrança for efetuada por um estabelecimento no exterior, ainda deve ser considerada uma compra internacional, com incidência de IOF.

Sinceramente, acho que o Nubank espera que esta conferência seja feita antes de efetuar a compra. A mensagem que você recebeu era provavelmente apenas no sentido de confirmar que era você mesmo fazendo aquela compra. Se você respondeu que não era, vejo que o mais natural seria, mesmo, o banco entender que o cartão teria vazado e não seria mais seguro…

15 curtidas

O estabelecimento é no Brasil. Eu estava alugando um carro em MG. O Booking mostrou todos os valores em reais. De fato, se tivesse lido com bastante atenção o que aparecia no Booking antes de ir pro pagamento, dizia que o valor era mostrado em reais mas a o valor original estava em USD. Só não li com muita atenção, e não imaginei que alugar um carro no Brasil (sendo que moro no Brasil, minha conta está toda em BRL, meu cartão é nacional etc etc), cobraria em USD.

Não sei o que o Nubank espera, mas não é o que nenhum outro banco espera. Já recusei pagamentos em vários bancos e nunca tive esse problema com nenhum outro. A expectativa é bem diferente da realidade apenas no caso do Nubank. Se o Nubank queria confirmar que era eu mesmo fazendo a compra, era isso que devia aparecer na mensagem.

8 curtidas

Poxa, entendi, @rafaelclp.

Complicado mesmo. Não sei qual foi a mensagem que o banco te mandou, apenas assumi com base em mensagens que eu já recebi, mas vejo que esse seu caso, pelo jeito foi diferente. Muito estranho o booking cobrar em dólar o estabelecimento no Brasil, realmente inesperado…

13 curtidas

O cartão virtual é mais apropriado para assinaturas, para compras esporádicas online recomenda-se o virtual temporário. Caso você não tenha interesse em usar os temporários, é possível criar mais de um virtual, deixando um para assinaturas e o outro para compras.

foi olhar no reclame aqui a plataforma Booking tem relatos com problemas de segurança fora a má reputação por la então o sistema antifraude deve ter achado suspeito a transição principalmente se for um valor alto.

o erro ai foi seu pq deveria ter usado o cartão temporário em site que não são muito confiáveis fora que no nubank e possível ter mais de um cartão virtual eu mesmo separo o que e do google pay / shopee e mercado livre se for comprar em um site que não confio eu uso aquelas carteiras digitais como paypal ou mercado pago ou uso o cartão que dura apenas 24h.

se ta achando ruim e por que vc teve cartão antes de 2018 e a interpretação mds tabm ne quando vc recusa uma compra o banco automaticamente vai entender que a compra e suspeita pq vc não conhece ou seja vai deletar o cartão fora isso so acontece no cartão virtual em compras em lojas físicas com cartão físico não acontece isso no máximo vai bloquear quando passar em estabelecimentos suspeitos.

vai da no mesmo kkkk

depois reclamam quando o nubank não tem mecanismo de anti-fraude e reclamam da segura :confused:

como recusou um pagamento se o nubank e o único que tem essa modalidade (pelo que relatos a maioria dos banco não pergunta) a menos que vc contestou a transição ou solicitou estorno.

2 curtidas

Achei excelente o Nubank me perguntar. Não por ser o Booking, já que eu tenho dezenas de reservas no Booking, então ele já deveria saber que é confiável, mas por ser em USD, o que foi fora do comum.

Aí você já está querendo transformar uma falha de produto em erro do cliente, assim como o rapaz ali em cima que também quer me ensinar como usar cartões virtuais. Eu uso esse cartão para sites que considero confiáveis apenas. O Booking é um deles. Eu viajo MUITO (várias vezes por mês), e tenho muitas reservas no Booking e no Airbnb. Esses são os dois que uso e confio para reservar hotel/apartamento temporário. A única novidade foi eu alugar carro pelo Booking, que nunca tinha feito. Eu não uso este cartão em sites que não confio. É um cartão para sites que confio. A lista de sites confiáveis é grande, mas isso não significa que passo tudo no mesmo cartão.

O banco pode sim entender que a compra é suspeita. Mas apagar seu cartão, sem confirmar a suspeita com você? Ainda mais quando você mesmo acabou de recusar, ou seja, a sua atenção já está nessa cobrança e no próprio app do Nubank. O banco conseguiria, em poucos segundos, confirmar essa informação. Não é igual 15 anos atrás, que a única forma de confirmar a suspeita era ligando pro cliente. Pra mim isto é uma péssima falha de produto. O banco podia avisar e sugerir apagar o cartão caso eu não reconhecesse a cobrança E/OU me perguntar se quero apagar o cartão. Poderia até bloquear o cartão (e por favor, me avisar que bloqueou para eu poder desbloquear se tiver certeza que é seguro!!). Apagar é uma péssima decisão quando existem tantas opções melhores.

Como assim, vai dar no mesmo? Nesse caso eu não iria apagar o cartão, porque eu sei que fui eu que fiz a compra. Vai ser bem diferente o resultado. Não dá no mesmo…

Eu achei ótimo o Nubank ter confirmado a cobrança em vez de só aprovar! É assim que deveria ser. Mas não é só porque o Nubank fez algo bom que eu vou ignorar o ruim logo a seguir. Confirmar a cobrança → excelente! Apagar meu cartão porque eu recusei a cobrança → inaceitável! Se eu soubesse que ia apagar o cartão, eu teria só aceitado a cobrança, mesmo tendo que pagar spread + IOF.

O Nubank não é o único, e nem é pioneiro. No Brasil talvez seja (não saberia dizer porque só uso Nubank e Itau), mas fora do Brasil isso existe há MUUITOS anos, e NUNCA apagaram meu cartão quando recusei uma compra. Nunca!

2 curtidas

Não quis ensinar nada, apenas expressei uma forma diferente de enxergar o produto. Se você quiser encarar como ensinamento que seja, eu estou constantemente aprendendo nessa comunidade, inclusive de pessoas mais novas, com menos experiência, menos estudo que eu.

Nessa vida ninguém sabe tudo, todos estamos continuamente APRENDENDO um com os outros, mas obviamente precisa de HUMILDADE para reconhecer isso. Reafirmo: se tivesse feito uso de dois cartões virtuais evitaria perda de tempo e hoje não precisaria culpar o banco pelos seus equívocos.

Eu acredito que a sua intenção seja boa, então peço desculpas se pareci agressivo com você.

É só que na minha visão, esse tipo de comentário contribui negativamente para a melhora do app. Deixa eu explicar.

Eu vi um problema no app, que eu considero bastante sério por ser um comportamento inesperado e que causa muita frustração e dor de cabeça. Portanto, eu trouxe a sugestão de remover a funcionalidade, ou ao menos alterá-la de forma a evitar frustração. Só pra esclarecer, a funcionalidade a que me refiro é a remoção automática do cartão ao recusar uma compra, e não a necessidade de confirmação da compra quando suspeita (que eu acho uma funcionalidade excelente, e um passo na direção certa).

Reiterando, o ponto que eu trouxe e que deveria ser debatido aqui é sobre o Nubank apagar seu cartão quando você recusa uma compra com ele.

Em vez de discutir o problema em si, teu comentário focou em como eu uso cartões virtuais, que já sai um pouco do assunto do tópico. No contexto deste tópico, a única interpretação que eu vejo que poderia ser feita ao teu comentário sem torná-lo off-topic, é a de que eu não teria tido problema algum se eu tivesse usado corretamente os cartões virtuais. Ou seja, passa a impressão de que não há problema nenhum com o app, é só mal uso do sistema pelo cliente. Eu optei por ignorar seu comentário inicialmente por preferir assumir que era off-topic mesmo (só uma sugestão de como eu poderia usar melhor essa funcionalidade), e não uma tentativa de descartar o problema como sendo erro do cliente por mal uso de outra funcionalidade não relacionada. Até que o @NuSabio logo em seguida também veio com o mesmo argumento, só que sendo bem direto em dizer que foi erro meu por não saber usar cartões virtuais. Então tive que endereçar o comentário dele, e aí aproveitei e enderecei junto o teu por falar da mesma coisa.

Edit

Acabei só lendo o primeiro parágrafo do seu comentário, escrevi uma resposta, e esqueci de ler a segunda parte antes de postar. Agora que li a segunda parte, quero complementar.

É exatamente disto que falo na primeira parte. Só não sei se você percebeu, mas você está indiretamente concordando que o problema que eu trouxe neste tópico é um problema de verdade. O que você está dizendo é que se eu tivesse pego o caminho correto (usado cartões virtuais da forma correta), eu não teria caído na armadilha (ter um cartão importante apagado). Mas como eu peguei o caminho errado (usei os cartões da forma errada), é óbvio que eu cai, e foi culpa minha por não conhecer o mapa (como usar cartões virtuais corretamente). E o que eu pergunto é: se você reconhece que a armadilha existe, por que acha que ela deveria permanecer, dado que o Nubank consegue facilmente removê-la de forma que ninguém mais caia?

2 curtidas

ai que ta o problema e que da entender e mais seu que do banco e falta de planejamento, preguiça ou falta de informação de como funcionar (isso não e um problema acontece muito) kkk e você disse:

Eu uso o mesmo cartão virtual para todas as minhas subscriptions, além de quase todas as minhas compras.

o que deu a entender que usa pra tudo principalmente quando vc disse gastei mais de 1h ou seja o erro não e meu e apenas quis da uma dica (principalmente vai ter outras pessoas vão ver esse tópico ou vai achar no google e vim pra ca) pra evitar essa dor de cabeça mais interpretou como se eu quisesse te forcar a isso :v

mds vamos la o sistema do banco perguntou pra vc se reconhece a compra se vc disse sim ele aprovaria a compra ou então vc tera que faz a transição novamente (em um dos casos e isso) e caso recuse a transição o banco entenderia que não foi vc que fez a transição e vai cancelar o cartão virtual por motivo de segurança (ate quando vc contestar acontece isso) pra isso essa função existe (não foi eu que criei foi o banco que definiu isso) ela foi criada com base de compras suspeitas que já aconteceram com outros clientes por ex.

Pior que o Nubank e o único no brasil que tem essa função direto do app em outros o mecanismo de segurança funciona por SMS, Whatsapp ou Ligação (esse ultimo nem deve mais existe com a questão de golpes fora que se vc tiver trocado de numero e esquece de atualizar vc não recebe só recusa a transição vai ter que ligar no banco) ou apenas cancela e avisa de fraude (já vir casos assim quando teve vazamento de dados do banco inter) mais quase nuca funciona e muitas vezes passa ate do limite (tanto e que existe muita gente que deixa o cartão nubank bloqueado) na maioria dos bancos as compras passam sem validar os dados do comprador com do cartão isso vira mais responsabilidade das lojas online (sei disso por que em uma época uma loja de um setor entrou em contato comigo poucos minutos depois que fiz a compra perguntando se foi eu que fiz a transição ou pediu pra confirmar pelo whats).

isso nem faz sentido pq tem coisas aqui mesmo que o nubank aderiu de feedback mesmo o publico não gostando mais quem define e o banco mais quem vai aceitar isso e manter no final e o cliente e a forma como vc fez a sugestão e o entendimento do motivo eu teria dado um outro ex e uma sugestão de aviso que se prosseguir eles deletariam o cartão virtual ou aprova a transição o que eu concordo nesse ponto.

Eu não disse isso só pra deixar bem claro se deu a entender isso foi mal :v

2 curtidas

Então, mas eu uso o mesmo cartão pra todos os meus subscriptions porque são sites confiáveis (netflix, amazon prime, mercadolivre meli+, uber one, ifood clube, etc). E uso pra quase todas as minhas compras, porque quase todas as minhas compras são nos mesmos sites confiáveis (amazon e mercadolivre para produtos, airbnb e booking para moradia temporária, ifood para comida, uber e 99 para transporte, etc). Eu uso o mesmo cartão no Google Pay porque o Google Pay não mostra os dados do cartão ao comerciante (ele gera um diferente). Existem pouquíssimos casos para mim em que se justifica criar um novo cartão virtual. Eu tenho um cartão à parte para compras em sites menos confiáveis, que não deleto mas deixo bloqueado e desbloqueio só quando preciso. Nos bancos que permitem criar um cartão virtual associado a um pote de dinheiro (bancos digitais europeus), eu tenho cartão para free trials (eu deixo um valor baixíssimo no pote, suficiente para passar na verificação do cartão, mas não para conseguir ser cobrado após o free trial, e assim se eu esquecer de cancelar o free trial, a cobrança vai falhar porque não tenho dinheiro - isso é muito mais prático que criar cartões temporários, já que consigo deixar esse cartão salvo no 1password e sempre reusar).

A não ser que a sugestão seja criar um cartão virtual para cada site que uso, o que iria requerer dezenas de cartões, nenhuma sugestão teria resolvido o meu problema - no máximo amenizado, já que teria menos sites para trocar o cartão após a deleção.

Não lembro exatamente qual foi a pergunta que o app fez quando recusei (estou tão acostumado com essa tela em outros bancos, que só olhei o valor e apertei recusar pagamento sem prestar muita atenção no texto exato), mas se foi essa, tudo bem, concordo com você que dá a entender que o cartão foi roubado. Então a minha sugestão seria mudar a pergunta e a ação tomada. Os bancos digitais europeus que uso não tomam nenhuma ação drástica quando recuso uma compra. Eu uso essa funcionalidade muito mais para validar que a cobrança está com tudo certo (principalmente valores e moeda), do que para evitar fraudes (embora entenda que seja o motivo primário para a existência da funcionalidade).

Novamente, no Brasil eu não sei se tem outros, mas fora do Brasil é comum há muitos anos. Que bom que finalmente chegou aqui, ainda que por enquanto só no Nubank. Só falta agora evoluir a funcionalidade. Eu poder recusar uma compra sem deletar o cartão seria ótimo.

Claro, quem define é o time de produto. Mas não é legal eu fazer uma sugestão e ter que ficar defendendo a forma que uso outra funcionalidade que não tem nada a ver com a sugestão. Sai completamente do tópico, e não contribui positivamente para o assunto debatido. Quanto à sua sugestão de avisar que se prosseguir deletariam o cartão, isso seria o mínimo, mas não é o que sugiro. Eu uso essa mesma funcionalidade há muitos anos em bancos digitais europeus, e a evolução da funcionalidade é servir como uma verificação adicional de que a cobrança está toda certinha. Até porque eu dou meu cartão pro comerciante, e não tenho nenhuma garantia de que ele vai cobrar o valor que eu espero (podendo ser bug do sistema, ou falha minha na hora de realizar a compra). Essa verificação resolve esse problema também. Eu sugiro simplesmente servir como forma de verificar aquela compra, sem assumir automaticamente que o cartão foi comprometido. Se quiser ter 3 botões (confirmar, recusar, recusar e deletar cartão), tudo bem.

Bom, foi o que entendi do que você disse aqui:

2 curtidas