E aí, comunidade?
Vocês já devem conhecer o golpe do Pix, do WhatsApp, da falsa central de atendimento, e muitos outros. Mas o que todos eles têm em comum? A engenharia social.
Você sabe o que é engenharia social?
- Sim, e sempre tomo cuidado!
- Não, quero descobrir!
A engenharia social é uma técnica de manipulação muito utilizada pelos criminosos para persuadir vítimas e orientá-las a fazer exatamente o que eles precisam para aplicar o golpe. É por causa da engenharia social que tanta gente cai em golpes todo dia.
Quem domina a técnica pode levar alguém a divulgar informações sensíveis, como um código de segurança, dados pessoais, ou até realizar ações que as comprometam sem nem perceber. A grande sacada da engenharia social é que, em vez de burlar sistemas, ela meio que “burla” as pessoas.
Como identificar golpes de engenharia social?
Sabe quando você recebe um SMS do seu banco dizendo que há alguma coisa errada com a sua conta e que você precisa clicar em um link ou ligar em um telefone para resolver? Essa situação é um exemplo de como a engenharia social pode ser usada para te enganar.
Ao despertar o seu senso de urgência, os criminosos podem te fazer agir sem pensar – e aí você acaba clicando em um link malicioso ou ligando para um telefone falso sem nem perceber. É por isso que muitas pessoas se envolvem nas histórias que os golpistas contam. Não por inocência, mas porque eles sabem exatamente como influenciá-las.
Como me proteger de golpes de engenharia social?
Existem algumas coisas que você pode observar antes de realizar qualquer ação.
Recebeu uma mensagem alarmante? Mantenha a calma
Tome cuidado com e-mails, SMS ou ligações que exigem uma ação imediata ou que despertam medo, urgência ou curiosidade.
Um bom exemplo disso é o golpe do SMS dos Correios que o membro @graftwerk compartilhou por aqui recentemente.
Em casos assim, busque uma alternativa para conferir se a pessoa que está do outro lado é mesmo quem ela diz ser. Na dúvida, não clique em links suspeitos e nem faça transferências para contas que você não conhece.
Não compartilhe suas informações
Se alguém te procurar solicitando informações sensíveis sobre sua conta ou cartão de crédito, desconfie.
Preste atenção na ortografia
Muitos golpes que acontecem por e-mail ou SMS contém erros gramaticais e ortográficos, o que pode ser um sinal de que a mensagem não é verdadeira.
Cuidado com links suspeitos
Outra dica é prestar atenção na URL dos links. Por exemplo: nubank.com.br é diferente de nuubank.com.br. Incluir uma letra extra no link ou trocá-la por caracteres especiais ou letras parecidas (como “m” por “rn” ou “I” por “l”) são formas de mascarar links falsos.
Mas e aí, você já conhecia a engenharia social? E quais táticas você costuma usar para se proteger de golpes? Compartilhe com a gente!
Esse conteúdo foi útil?