Como as emoções podem influenciar sua vida financeira?

E aí, comunidade?

Minha participação com vocês se encerra hoje.

Mas antes de ir embora, tenho um último recado para vocês. Vamos falar sobre emoções?

A gente sabe que o dinheiro é uma parte importante das nossas vidas, mas às vezes esquecemos que tudo aquilo que sentimos pode influenciar a nossa relação com ele, pro bem e pro mal. Vamos entender como isso funciona, a partir de sensações corriqueiras?

Impulso

Quem nunca se pegou comprando algo por impulso após um dia difícil? É comum usar as compras como um mecanismo para aliviar o estresse ou a tristeza. Mas ainda que isso desperte um alívio momentâneo, a gente sabe que esse hábito pode bagunçar o orçamento. Então, autoconhecimento é a chave, conhecer quais emoções, ambientes e gatilhos fisiológicos, como fome e sono, mais te impactam e estabelecer mecanismos preventivos é essencial.

Mas um jeito de experimentar essa auto indulgência sem culpa (e que nós aprendemos aqui) é já separar uma parte do seu orçamento para tudo que te traz felicidade. E, quando essa reserva acabar, você pode experimentar outras formas de autocuidado, como uma caminhada, um banho relaxante ou dedicar um tempo para um hobby que você gosta como ver um filme, ouvir música e cozinhar.

Medo

Outra emoção que frequentemente interfere em nossa relação com o dinheiro é o medo. Eu sei que você já deixou de olhar seu extrato por medo do que iria encontrar. Mas eu preciso te falar que esse comportamento pode levar a um ciclo vicioso de desorganização financeira e aumento do estresse. Seguir uma rotina de revisão da sua vida financeira é a melhor estratégia para não deixar esse sentimento vencer.

Culpa

A culpa também é uma emoção muito comum quando se trata de dinheiro, especialmente entre mulheres. Muitas de nós sentimos culpa por gastar dinheiro com nós mesmas, principalmente quando somos responsáveis por outras pessoas.

Eu poderia apostar que alguém aqui já se viu no dilema de querer investir em um curso importante para a própria carreira, mas sentiu culpa por investir o seu dinheiro nisso, preferindo usar a quantia para algo relacionado à casa ou família. Estou certa?

Se isso acontecer com você, lembre-se sempre que investir em si mesma pode trazer um retorno muito positivo em sua felicidade e bem-estar. Além disso, investir em educação continuada é essencial nas carreiras atuais. Uma boa maneira de lidar com essa culpa é separando um investimento específico na sua carteira para você. Pode ser uma pequena porcentagem da sua renda, destinada exclusivamente para você, sem culpas.

Ansiedade

A ansiedade em relação ao futuro financeiro é outra emoção que pode influenciar nossas decisões. A preocupação com o futuro pode causar tensão e te levar a fazer escolhas erradas. Por exemplo, você pode estar tão preocupada em fazer uma renda extra que decide investir em opções de alto risco sem entender bem como elas funcionam, na esperança de aumentar rapidamente seu saldo.

É aqui que entra a educação financeira e os aprendizados que tivemos ao longo da semana. Se informar sobre diferentes tipos de investimentos e trocar experiências com outras pessoas aqui na comunidade pode te ajudar a tomar decisões mais informadas.

Pressão social

Nosso comportamento financeiro também é frequentemente influenciado pela cultura, pressão social e comparação com outras pessoas. A sensação de precisar acompanhar o estilo de vida de outras pessoas pode te fazer desejar coisas que nem fazem sentido para você. É aí que você gasta mais do que deveria.

Nesta hora, pare e pense sobre suas prioridades e valores pessoais. Fazer uma lista do que é realmente importante para você e manter o foco nisso pode te ajudar a resistir a essas pressões.

Quais sensações moldam você?

Agora, me contem aqui: vocês conseguem identificar outros sentimentos que influenciam sua relação com o dinheiro? E como vocês fazem para driblar cada um deles? Eu sei que este é o meu último post por aqui, mas vou adorar ler suas respostas.

Participe da minha live!

Aproveito para dizer que hoje, às 19h, eu estarei ao vivo em um bate-papo especial com as mulheres da comunidade! Clique aqui para fazer a sua inscrição.

Nos últimos dias, além de ensinar, eu também aprendi muito com vocês. E espero que essa troca tenha sido significativa e as ajude a trilhar um caminho de sucesso. Quanto mais mulheres sabendo gerir a própria vida financeira, melhor! Nos vemos daqui a pouco e vida longa à NuCommunity :purple_heart:

31 curtidas