Como Criar um QR Code do seu Pix, mesmo sendo Pessoa Física

Tenho um amigo que precisa de um método muito prático de pagamento para uma Festa Junina que promoverá na escola onde trabalha, conversando com ele chegamos à conclusão que a forma mais indicada para isso seria um QR Code. Só que há um problema: os apps dos bancos digitais só permitem criar QR Code para PJ.

Diante desse impasse comecei a pesquisar uma forma de fazer isso por fora dos apps mencionados. Dificilmente um funcionário de escola tem conta pessoa jurídica, e como se trata de um estabelecimento público de ensino, a conta disponibilizada pelo governo não pode ser movimentada para outros fins.

Por outro lado, parece totalmente sem sentido abrir uma conta digital PJ simplesmente para criar um QR Code que será usado somente uma vez. Penso que os apps das contas digitais pessoa física deveriam oferecer essa possibilidade, nem todo uso de QR Code significa atividade comercial.

Assim sendo, pesquisei nas IAs da vida um modo de contornar isso, e acabei descobrindo um site, apontado como seguros pelo ChatGPT, para que pudesse fazer isso de modo fácil e rápido. Ei-lo:

Ele pede informações básicas para que sejam inseridas no QR Code a ser criado:

• Chave Pix
  • Nome do recebedor
  • Descrição (opcional)

Logicamente que testei o site e ele funcionou muito bem; inseri somente as três primeiras informações, já que o objetivo é usar o QR Code em um caixa no festival junino e os valores a serem pagos vão variar conforme a quantidade de produtos a serem comprados.

Criei um QR Code com minha chave pix do Inter e paguei com os apps das contas Nu e MP com 100% de sucesso. Depois acabei descobrindo que o próprio ChatGPT pode criar um QR Code com sua chave pix, bastando lhe fornecer as informações citadas acima.

Fica a dica para quem se deparar com situações similares.

12 curtidas

Se não me falhe a memória, no Nubank da pra fazer pra PF.
Eu tenho perdido a imagem em algum lugar, amanhã eu dou uma olhada melhor e qualquer coisa te mando no PV ou aqui msm.

7 curtidas

Poderia passar o macete aqui pro pessoal, pois eu não encontrei essa possibilidade.

4 curtidas

Pode deixar, agora vou ir dormir, amanhã quando eu chegar do serviço e antes de ir pra auto escola vou fazer e explico aqui.

5 curtidas

Para criar um qrcode para PF , basta ir na área Pix , ir em cobrar específicar ou não um valor e clicar em criar qrcode

8 curtidas

Realmente cria, mas não serve para o meu propósito, que é: imprimir para colocar em um Caixa. Seria possível se o app permitisse tirar print ou baixar a imagem do QR Code para impressão.

Todavia, eu contornei isso enviando o link do pagamento para o Zap e clicando nele em seguida, fazendo isso o mesmo se abre em um navegador onde é possível imprimir ou tirar print.

Uma coisa boa é que o Nu cria o QR Code com a chave pix aleatória, o que evita ao cliente de expor dados como e-mail, CPF ou telefone; uma coisa ruim é o valor zero (0,00) abaixo do QR Code que pode causar confusão no comprador.

Outro ponto é que não pretendo fazer isso com o Nu, já que é um conta muito melindrosa pra bloqueio. Ao receber valores recorrentes em um mesmo momento de vários CPFs diferentes certamente vai despertar os alertas antigolpe.

4 curtidas

Qualquer banco você consegue criar um qr code com a chave aleatória, dessa mesma forma gerando um link de cobrança qr code sem especificar o valor

Em relação a ficar aparecendo o $ (0,00) basta você quando imprimir recortar apenas o quadrado do qr code e colar onde deseja.

Outra opção é criar uma arte com as informações e colar o qr code

5 curtidas

Fato. A questão é que o Nu usa a aleatória como padrão na hora de criar o QR Code, não acontece o mesmo com o Mercado Pago. Em contrapartida, o MP não adicionar o horrível 0,00 ao seu QR Code sem valor definido.

Mas agradeço suas dicas, são bem relevantes e sem dúvida alguma vão ajudar muita gente com o mesmo problema.

2 curtidas

Boa… Isso não faz.

Mesma coisa…

Trabalho em escola e tivemos o mesmo problema. Pode falar, o uso é para barraquinhas de festa junina, a propósito eu resolvi o problema:

• Maquininha de cartão de crédito;
  • Pix aleatório;

Exemplo: O usuário (o amigo) cria a chave aleatória para Pix (nubank - o que conheço) e ele envia para você. Tu abre pelo computador o link e print a tela do QR CODE para gerar uma arte com o QR CODE

Ele pode criar 2 tipos de QR CODE;

• 1° QR CODE com valor R$0,00;
  • 2° QR CODE com valores R$X,XX;

De toda forma precisa ser aberto no PC e se for de uso com valores, precisa ser mais de um link…

Edit: Complementando, a maquininha de cartão caiu como uma luva pra este funcionário em particular pela facilidade de uso com CPF ou PJ e com a opção de PIX na própria maquininha. E tem de todos os preços essas maquininhas. Compensa, demais!

8 curtidas

Exatamente. Tecnicamente falando, todo qrcode é nada mais que um texto. No caso o link do qrcode com a chave aleatória.

Mas concordo que Nubank faz a chave mas não deixa imprimir ou gerar imagem diretamente. Precisa enviar pro WhatsApp da própria pessoa para conseguir salvar. Só iPhone tira print. Nubank é muito ruim para android.

Nubank não consegue garantir segurança e prefere bloquear o print Android, basicamente. Pra mim que sou da área de TI soa péssimo, é gambiarra para esconder insegurança pior ainda por baixo. Existem alternativas menos drásticas que isso. Até falar com atendente para mostrar um bug no Android é ruim, não consegue nem tirar print para mostrar o erro, não tem versão web, etc.

6 curtidas

No caso, o caixa é centralizado, onde serão vendidas as fichas, as barraquinhas apenas servem os comes e bebes. O QR Code é o método mais prático e rápido para esse tipo de pagto.

5 curtidas

Outras instituições estão usando esse método, das que eu uso, o Inter bloqueia em algumas telas e o Santander. Só não entendo porque no IOS o print é liberado, não sei se nas outras instituições também é bloqueado apenas no Android.

6 curtidas

O Bradesco também está bloqueando os prints

7 curtidas

Isso aí… Para a sua sorte eu fui escalado para ser caixa. Obrigado pela indicação em que me encontrava despercebido pelo grupo gestor. :folded_hands:

Contem ironia

Voltando a maquininha, testei uma hoje e cara: Abre conta na ton, ele nem precisa de maquininha, e pode usar o próprio CPF para criar a conta. No app da ton, faz tudo se o celular dele tiver NFC.

Bem que o Nubank poderia liberar pra noix as opções tap to pay para contas CPF. Tipo, sabemos dos impostos, mas é algo esporádico e que não vai ser usado com recorrência. O Ruim do PJ é que você paga, para ter um MEI com acesso e tudo, se não me engano. Tô por fora dessa praia…

1 curtida

@Edson_Bezerra Então a maneira que eu encontrei é a seguinte, você gera uma cobrança, então eu vou compartilhar a minha aqui (quem quiser e aproveitar e mandar uma grana OK kkkkk)

Vou mandando os prints aqui do site, pq o app n permite.

No App do Nubank: “Área Pix/Cobrar” e preencha as informações.

Link da Cobrança: Pague Lenon Constantino

Abra o link (acredito que num computador seja melhor), e clique no QR Code com o botão direito do mouse, você pode copiar se já estiver editando no photoshop, ou pode salvar para fazer as montagens depois.

Fazendo isso você pode baixar o seu QR Code 500x500, igual o meu:

Usei o Itau para testar direto no QR Code 500x500

4 curtidas

Parabéns! Todos fogem dessa função em uma escola, até o Diretor… kkk…

Criar o QR Code sem valor definido é pouco intuitivo no Nubank, um minúsculo link embaixo valor, poucas pessoas devem entender aquilo.

1 curtida

Você pode criar o QR code mencionando o valor e fazer esse processo que o @LenonConstantino mostrou. Isso vai facilitar bastante.

Lembrando que vai precisar imprimir na qualidade máxima da impressora, sem borrar. Recomendo o uso de papel fotográfico para imprimir o QR code c/valor ou s/valor. Isso evita de dar erro ao tentarem acessar para celulares mais antigos e ruins de iluminação. (A propósito festa junina é a Noite)

1 curtida

Eu esqueci de clicar em “não definir valor” por isso ficou R$0,00.

5 curtidas

Lendo esse tópico me surgiu uma questão, conta pf pode ser usada para recerber multiplos pagamentos como se fosse uma conta pj? Isso não implicaria em um possível bloqueio?

3 curtidas

Creio que avisando o atendimento previamente do que se trata, penso que não.

3 curtidas