COMO DECLARAR VEÍCULO NÃO DECLARADO EM ANOS ANTERIORES NO IMPOSTO DE RENDA?
Aqui tem as instruções passo a passo de como declarar veículo não declarado em anos anteriores no Imposto de Renda, tanto pelo Programa do IR (para computadores e notebooks), quanto pelo aplicativo “IRPF” (para celulares e tablets).
Também estão respondidas algumas das perguntas mais frequentes, como:
- Como declarar veículo após a sua quitação;
- Como declarar veículo adquirido quando você ainda não era obrigado a declarar;
- Como regularizar uma declaração passada.
Regras Gerais
Antes de começar a aprender como declarar veículo não declarado em anos anteriores no Imposto de Renda, é importantíssimo que você conheça pelo menos as seguintes regras:
- Os veículos não são tributáveis nem dedutíveis, mas são de declaração obrigatória independente do seu custo de aquisição.
A omissão desse tipo de bem pode gerar multas de até 150% sobre o imposto devido.
- Se você não era obrigado a declarar na época em que adquiriu o seu veículo, isso não lhe trará nenhum problema.
Faça sua declaração normalmente e, no momento em que for lançar esse veículo, insira o seu custo total de aquisição nos campos “Situação em 31/12…”.
-
Se você, mesmo sendo obrigado, não fez sua declaração em anos anteriores, vai ser necessário fazer uma declaração retroativa, sujeita a multas por atraso.
-
Só é necessário declarar um veículo a partir do ano seguinte ao de sua aquisição.
Sobre a aquisição, tenha como referência o ano em que você efetivamente tomou posse do veículo. E não a data do seu registro, do seu contrato ou qualquer outra que não seja o dia em que você o recebeu.
O passo a passo completo está disponível no link: https://blog.irbot.com.br/como-declarar-veiculo-nao-declarado-em-anos-anteriores-no-imposto-de-renda/