Como fazer a portabilidade de investimentos?

Boa tarde!
Gostaria de orientação de como realizar a portabilidade dos meus investimentos do Nubank para outra instituição? Hoje o Nubank não me oferece nenhum benefício ou vantagem.

Outras instituições tem ofertado bons produtos e sei que tenho direito a realizar a portabilidade da minha carteira de investimentos.

Alguma orientação?

6 curtidas

Está tudo mastigadinho no artigo abaixo:

10 curtidas

Olá, @Helder_Andrade, seja bem-vindo à NuCommunity!

Que pena que o Nubank não está te atendendo, mas que bom que a gente tem essa facilidade de buscar quem melhor nos atenda, né?

Uma das opções é iniciar a solicitação da portabilidade diretamente na instituição de destino. Daí o procedimento varia de corretora para corretora, precisaria pegar a orientação direta com eles. Mas se você tem investimentos de renda fixa (CDB, CRI, CRA, Debêntures…) vai provavelmente precisar enviar as notas de negociação para a outra instituição também, que você vai precisar pegar no app do Nu.

Outra opção é iniciar a solicitação de portabilidade diretamente no app do Nu. Segundo a ajuda do app, os passos são:

1. Na tela inicial, toque na foto de perfil e depois acesse Configurações (ícone de engrenagem)
  2. Selecione Configurar e depois Transferir investimentos
  3. Escolha a opção Transferir para outro lugar
    A partir daí você segue as instruções para colocar os seus dados na outra instituição e selecionar os ativos que vai transferir.

===

Para acessar as Notas de Negociação:

1. Na tela inicial do aplicativo, toque na foto de perfil e depois acesse Configurações (ícone de engrenagem)
  2. Toque em Documentos
  3. Toque em Documentos de investimentos
  4. Clique em Notas de Negociação

Ali você seleciona o período e o tipo de Nota (bolsa, títulos públicos, títulos privados…). Se forem muitos investimentos, pode ser trabalhoso, daí recomendo solicitar via atendimento pelo chat no próprio app.

12 curtidas

Nem todo investimento pode ser portado.
Os que estão na B3 é simples (como ações, CDB/LCA/LCI/CRI/CRA/Tesouro Direto), como já mencionado pelo Edson Bezerra.

RDBs não podem ser portados (as caixinhas do Nubank). São inegociáveis e intransferíveis. Só pode resgatar e mandar o dinheiro pra outro lugar.

Fundos de investimentos são investimentos independentes, então não há o que se falar de portabilidade. Mas não acho que exista um mecanismo de transferir a visualização de um banco para outro. Não dá pra acessar um fundo do Nubank no Bradesco, por exemplo, mas pode ser cotista de um fundo do Nubank mesmo sem conta, só fica mais burocrático fazer aportes ou resgates.
Planos de previdência a mesma coisa. Juridicamente não tem relação com a conta, mas o acesso fica um pouco mais difícil se não tiver conta no banco ligado à empresa de previdência.
Cripto é mais simples, só mandar para outro lugar.

Resumindo, o que der para portar vc porta. O que não der, vc resgata ou simplesmente espera o vencimento e depois manda o dinheiro pra outro lugar. O nubank não cobra taxa para manutenção da conta, então é só esperar.

3 curtidas

Para transferir a custódia dos seus investimentos do Nubank para outro banco, acesse o aplicativo Nubank, vá em “Mais”, depois em “Movimentações”, selecione “Transferência de Custódia” e escolha “Levar para outra corretora”. Em seguida, escolha a nova corretora, informe o número da sua conta e o número do investidor nesta nova instituição, selecione os ativos a serem transferidos e confirme a solicitação

Informações importantes:

Informações do novo banco:

Certifique-se de ter o número da sua conta e o código do investidor na nova corretora de destino para preencher corretamente as informações.

Ativos a serem transferidos:

Você pode escolher transferir toda a sua carteira de investimentos ou apenas uma parte dela.

Condições:

Para realizar a transferência, você não pode ter saldo negativo ou ativos em movimentação (liquidação) na sua conta Nubank.

Prazo:

O processo de transferência geralmente leva de um a quatro dias úteis para ser concluído.

4 curtidas