Como o aumento da taxa selic pode afetar na oferta de empré?

Olá Cumunidade.

Recentemente fiz um empréstimo pelo NuBank e gostei bastante…taxa de 3.95%…comparando aos bancões, Nu tá está bem acima.
Recentemente me fiz uma pergunta, será que quando eu finalizar esse empréstimo o Nu irá liberar outro para min com taxas menores , já que eu consegui finalizar dívidafielmente com o banco, mas com a recente notícia que a taxa selic subiu e provavelmente mês que deve subir de novo, alguém poderia comentar como a taxa selic pode impactar na oferta de novos empréstimos tanto para novos clientes quanto para os que já usam há algum tempo.

Oi, @alanD_A tudo bem? Bem-vindo por aqui! :smile:

Eu dei um “Ok, Google!” e achei essa matéria pra você! Espero que ajude! :point_down:t2:

Juros são usados para controlar a inflação

A Selic é usada pelo Banco Central como uma ferramenta para tentar controlar a inflação, pois a alta ou queda dos juros influencia o consumo das famílias e a tomada de crédito no país.

De modo geral, quando a inflação está alta, o BC sobe os juros para reduzir o consumo e forçar os preços a cair. Quando a inflação está baixa, o BC derruba os juros para estimular o consumo.

Como a Selic afeta as demais taxas de juros?

A Selic tem influência em todas as taxas de juros do país, como dos empréstimos, financiamentos e das aplicações financeiras.

Quando o BC altera a meta da Selic para baixo, a rentabilidade dos títulos atrelados a ela cai e, com isso, o custo dos bancos também diminui. Assim, uma redução da Selic, por exemplo, deve fazer com que os juros cobrados pelas instituições financeiras em empréstimos também caiam.

O contrário ocorre quando a Selic sobe: o custo dos bancos sobe e eles passam a cobrar mais pelos empréstimos.

Isso nunca é garantia! O melhor a se fazer é buscar ter um bom relacionamento com a instituição (pagar as dívidas em dias e etc) e esperar ter sorte. O sistema é automatizado e é difícil saber se você terá ou não taxas menores! Na dúvida, o melhor é pesquisar muito, fazer muitas simulações e comparações! :smile:

14 curtidas

A Selic é uma ferramenta de política monetária, isso quer dizer que o BACEN a usa para tentar controlar a inflação (junto com outras medidas). A premissa é justamente essa, a taxa Selic aumenta para tentar desestimular a circulação de moedas para controlar a inflação. Na teoria, quanto mais a Selic sobe, mais os juros dos empréstimos devem subir. Mas existe outro detalhe que é a relação do cliente com o banco, talvez isso ajude com taxas um pouco menores, mas nada é garantido nesse sentido.

8 curtidas

3,95% é uma taxa relativamente baixa, se comparada aos outros, acredito que você está bem equivocado ao dizer que essa taxa está bem acima:
:point_down::point_down::point_down:

7 curtidas