A Bloomberg Línea tem um projeto para mostrar como os bancos dos principais países da América Latina são avaliados incluindo Argentina, Colômbia, Chile, México e Panamá, além do Brasil.
Uma das maneiras de avaliar os serviços dos bancos é por meio dos rankings de reclamações. O Banco Central (BC), responsável por regulamentar o setor financeiro no Brasil, por exemplo, elabora uma pesquisa periódica com as instituições que receberam o maior número de reclamações registradas por consumidores nos canais de atendimento da instituição.
O levantamento mais recente é relativo ao primeiro trimestre de 2023 e traz uma lista das quinze maiores instituições do país, por número de clientes, com o maior índice de reclamações.
O campeão em reclamações é o Banco Pan, seguido pelo Banco Inter e depois por C6 Bank, PagSeguro e Bradesco.
Já as instituições financeiras com MENOS reclamações são AME Digital, Nubank e Banco do Brasil.
A reportagem completa está aqui . Vale a pena ler para avaliar se a grama do vizinho é tão mais , do que assim.
É sempre importante avaliar como é o SAC antes de abrir conta em qualquer empresa (principalmente no segmento financeiro), mesmo não usando com muita frequência, é importante saber que será bem atendido quando for necessário e no Nubank as minhas demandas sempre foram resolvidas.
O problema é que a maioria dos clientes de bancos, principalmente os de agência desconhecem esse canal do BACEN, garanto que se as agências fossem obrigadas a informar logo na porta essa alternativa o ranking seria bem diferente.
Isso não muda para contas digitais, também há desconhecimento, já repliquei diversas vezes o link aqui na comunidade.
A gente percebe infelizmente que as instituições dão mais atenção a esse canal, os agentes possuem mais recursos para resolver o problema e não ficam te enrolando ou passando informação errada, isso vale para todas, não excluindo o Nubank.
Isso se dá pelo fato de que uma reclamação nesses órgãos “acaba” com o banco ou instituição. Comecei a trabalhar em uma empresa de distribuição elétrica e a gente tem um órgão fiscalizador semelhante ao BC. Precisamos fazer de tudo pra evitar reclamação, pois tem um peso enorme nos indicadores das empresas, além de multas e afins… A melhor forma é tratar diretamente com o SAC, se aí não resolver, a alternativa final seria recorrer a esses órgãos
O problema é o banco se preocupar mais com esses indicadores do que resolver um problema do cliente, se o SAC já tivesse todos os recursos e preocupação em resolver, não teria que o cliente buscar alternativas para reclamar sem que seja a própria central de atendimento.
Eu percebo que o atendimento em geral, o primário em qualquer instituição é focado em quantidade e não em qualidade, a começar por colocar um agente para responder 6 ou mais clientes ao mesmo tempo, estimular o cópia e cola de tratativa, sem que ao menos leia o que o cliente está perguntando.
É muito ruim, para imagem de um banco, que quando o cliente escalona o problema para BACEN, Ouvidoria e etc a postura muda, a resposta fica mais clara, é resolvido o problema, isso gera um “vício” sim no cliente em buscar sempre esses canais, afinal são os que de fato resolvem, o SAC perde total credibilidade para o cliente.