Como ser mais eficiente?
Use o Efeito Zeigarnik.
A psicóloga russa Bluma Zeigarnik estava comendo em um restaurante com um colega professor.
Bluma notou que sua garçonete ia de mesa em mesa pegando pagamentos. Em seguida, ouviu a garçonete conversando com um colega de trabalho. Eles estavam discutindo quem ainda precisava pagar enquanto ela se preparava para fazer a transição de seu turno.
Por capricho, Zeigarnik entrevistou a garçonete. Ela perguntou quais detalhes do pedido a garçonete conseguia lembrar.
Surpreendentemente, a garçonete conseguia lembrar os pedidos exatos de cada mesa que ainda não havia pago. No entanto, estranhamente, mal conseguia dar detalhes sobre aqueles que já haviam pago, mesmo que tivessem pago menos de uma hora atrás.
Por quê?
Porque, de acordo com a pesquisa posterior de Bluma, uma tarefa incompleta cria uma tensão que precisa ser resolvida.
Seu cérebro dá peso e urgência a essas tarefas. Ele é projetado para ser eficiente, assim como qualquer outra parte de nosso corpo, registrando apenas o que é necessário.
É por isso que criar uma lista focada de itens de ação na verdade aproveita o efeito Zeigarnik.
Você está potencializando sua memória e concentração simplesmente escrevendo essas tarefas. Também melhora sua lista ao evitar colocar coisas excessivas nela.
Tente manter apenas 3-5 itens no máximo.
Resumindo: Mantenha uma lista. A ciência é real.
E lembre-se de que, se você estiver realmente interessado em ser altamente bem-sucedido, pode ler nosso livro “Maximização Empresarial”, onde, por meio de várias histórias inspiradoras de empreendedores de sucesso, você descobrirá quais são os principais fatores que maximizarão suas chances de sucesso nos negócios e aprenderá como adquiri-los.