Eu sigo a dica deixada pela indústria aeronáutica: redundância. Obvio que não funciona pra tudo, mas nas exceções podemos lançar mão do que diz o velho ditado: quem não tem cão, caça com gato.
Eu sou daqueles que costumam desenvolver um método pra tudo, das tarefas mais simples às mais complexas, então, raramente sou pego de surpresa em uma situção imprevista. Obviamente, não foi sempre assim, creio que o tempo e principalmente as experiências na minha vida profissional que me ensinaram a manter a calma mesmo nos momentos de alta adrenalina.
Para mim essa questão é bem tranquila, a final, não existe a menor possibilidade de termos controle sobre tudo.
A real é que nem todos tem um plano B ou se propõe a fazer as coisas de forma planejada, e mesmo os que tem seus planos e são super organizados ainda estarão sujeitos a tudo quanto é coisa, e nem precisa sair de casa para estar em risco.
A solução, que sempre adoto por saber que fiz o que pude para evitar equívocos, mudanças de planos alheias ou intempéries: aceitar e pensar no “e agora?“, afinal, o que não tem solução, solucionado está! Então, sigamos.
Quando tudo foge do controle, tento respirar fundo e focar no que eu consigo resolver naquele momento. Às vezes, fazer uma lista simples já me ajuda a organizar as ideias e tirar o peso da cabeça.
Olá @Belie ! Sou bem dessa linha descrita por @eloncastro . Primeiro de tudo procuro manter a calma, respirar fundo e não tomar nenhuma decisão no calor das emoções… sempre penso que a fase irá passar e procuro mentalizar a melhor forma de superar a situação.
“Senhor, concedei-me a serenidade necessária para aceitar as coisas que não posso mudar, coragem para mudar as que posso e sabedoria para distingui-las”.
Certos imprevistos nem são tão imprevistos assim. Quando é esse o caso, acho que o melhor é ter maturidade, se responsabilizar pela situação e cuidar para não repeti-la no futuro. Quanto aos imprevistos que estão indiscutivelmente fora de controle, aí é uma boa dose de calma, serenidade, coragem e sabedoria, tudo junto e misturado.
Ultimamente eu só aceito e agradeço, é mais fácil aprender nos momentos ruins que nos bons. Os bons a gente só passa por eles, e acaba nem lembrando, os ruins a gente aprende alguma coisa e tenta fazer com que aquilo não se repita. Se eu for pensar muito sobre aquela situação ruim, vou só perder meu tempo, ou adoecer. Eu só aceito e tento aprender com a situação para não repetir.
Uma coisa que sei : o problema do dinheiro amplifica os outros problemas, as emoções também.
Resolvi o problema do dinheiro com a reserva de emergência
Isso ajuda muito a conseguir manter a calma e poder relativizar as coisas. Fico bravo alguns minutos, mas não dura muito e dá para se concentrar num plano B sem estresse
Para as férias é um pouco diferente como odeio estresse em férias, sempre muita preparação antes e planos B, mas essa preparação que te dá para mudar, se surge uma melhor coisa só escolher o que tirar