Comprei algo para alguém, mas agora não querem me pagar

Primeiramente não sei se esse é o tópico certo pra falar sobre esse assunto.
De qualquer forma, recentemente eu comprei um produto de valor considerável pra uma pessoa próxima a mim, mas ela não quer efetuar o pagamento das faturas agora, como a compra do produto está no meu nome tem como eu contar algum órgão da lei e tomar uma atitude legal?

2 curtidas

Oi @alisson_dias2 , bom dia.
Desejo que você esteja bem apesar desse ocorrido. :pray:t5:

Você precisará recorrer à judicialização de uma ação contra a pessoa em questão, uma vez que essa má fé partiu diretamente dela para contigo… O enquadramento de algo assim varia de situação para situação, mas dê uma lida no artigo abaixo que poderá servir de orientador para sua causa. :point_down:t5:

https://www.jusbrasil.com.br/artigos/como-processar-uma-pessoa-por-divida/1183490951

Quanto à pessoa em si, recomendo manter distância, por mais próximo que ela possa ter sido de ti. :face_with_monocle:

Uma das coisas certas dessa vida é que gente ruim se estraga sozinha…

Boa sorte… :four_leaf_clover:

Tudo de bom a todos nós…
:grin::v:t5:

10 curtidas

Não sou advogado, mas imagino que, caso você tome uma atitude legal contra a outra pessoa, você terá de provar que a dívida pertence a ela, não a você.

Infelizmente, emprestar o cartão ou fazer compras para outras pessoas é uma prática mais comum do que deveria. E os contratos da maioria das instituições não permite essa prática.

11 curtidas

O Elon trouxe ótimas dicas, por fim só complemento que fica como experiência jamais emprestar o cartão de crédito (além de ser uma prática não recomendada pelo Nubank), também geralmente numa amizade cartão e dinheiro é coisa que passo é longe, se for nesses cenários, assim evita dor de cabeça. :handshake:

11 curtidas

Seja bem-vindo a Comunidade de Clientes do NU.
Se a dívida está em seu nome, ela é sua.

Quanto ao seu muy amigo, antes de considerar uma ação judicial, sugiro notifica-lo extrajudicialmente, vez de forma amigável a chance de recuperar o débito é maior, face a provável insuficiência de elementos probatórios numa eventual ação.

8 curtidas

Ter, tem. Mas você teria que ingressar com uma ação cível e conseguir provar que havia este acordo entre vocês dois. Vai gastar dinheiro, se incomodar e demorar. Consulte um advogado, mas dependendo do valor não vai valer a pena e não tem garantias de receber.

Abraços.

2 curtidas

so resta a procurar os meios legais ou ir na casa da pessoa e pegar o produto de volta

2 curtidas

Essa dica do @LuizGSF é importantíssima. Comesse por ela.

Se não funcionar e:

Se o valor da dívida for menor ou igual 40 salários, você pode acionar o Juizado especial Cível.

Se ultrapassar esse valor, e não quiser ou puder gastar com advogado, busque atendimento da Defensoria Pública, da sua cidade ou da cidade mais próxima.

5 curtidas

A comprar foi feita no seu cartão. Mas o produto, está no seu nome e no seu CPF?
@alisson_dias2

2 curtidas

Essa é melhor opção. Logo que: ele está lidando, com um caloteiro.

2 curtidas