Curiosidades Internas

Todos os dias vemos grandes prédios empresarias, como do google, Nubank, Souza Lima entre outros…

Me surge sempre dúvidas sobre como eles distribuem suas redes, planejam distribuição dos departamentos etc, porém essa comunidade é voltada apenas ao Nubank.

Abri esse tópico com fins de discutirmos sobre dúvidas e curiosidade desse grande Condado kkkk.

Irei começar com dúvida creio que geral. Como é feito a distribuição da internet em prédio grande como esses?

Via Wi-FI perde qualidade e segurança, via cabo aumenta o custo e manutenção…

2 curtidas

De empresas de grande porte nunca fiz, mas em uma empresa de médio porte já ajudei a implementar. Colocamos redes Wi-Fi para alguns serviços muito específicos, celulares, tablets e disponibilizamos internet para os clientes. No mais, é tudo via cabo.

E na empresa em que fizemos, ainda colocamos um roteador e uma faixa de IP em cada setor, seja financeiro, estoque, cobrança, vendas, etc. Assim cada setor ficou conectado, mas independente um do outro.

Porém segurança da informação é um serviço muito complexo. A maioria das empresas, principalmente as pequenas e as que estão começando agora não dão muita importância.

Certa vez fui em uma academia e a senha do Wi-Fi estava colada na parede. Após conectar no WI-Fi, verifiquei o IP da conexão e tentei acessar o roteador. Para surpresa, não mudaram a senha padrão quem vem com o aparelho. Dentro do roteador, vi que o computador da recepção estava conectado na mesma rede, além de outros 2 ou 3 computadores. E todos eles compartilhavam pastas entre eles, informações em planilhas de novos clientes, clientes que haviam pago, outros que estavam com débitos pendentes. Enfim, tinha informações de nomes, telefones, datas, valores. Dei uma olhada por cima e fechei a planilha.

Chamei o instrutor da academia e comentei com ele. Ele chamou um funcionário do escritório e expliquei pra ele que, por questões de segurança, a rede que ele disponibilizava para os clientes na academia tinha que ser independente da rede que ele usava no escritório. Na época ele ficou de chamar um técnico para reconfigurar a rede, mas acabei não voltando mais lá. Não sei se realmente mudaram, mas devem ter mudado.

5 curtidas

Trabalho em um escritório de contabilidade de pequeno porte, implantamos tudo em Office 365 e usamos toda a rede em WI-FI sendo desmembrada em 2, 1º para clientes, celular e afins e 2º interno computadores e notebooks da empresa.

Compreendi o distribuição na empresa de médio porte que trabalhou, porém me surgiu duvida sobre a internet que foi distribuída, seria link dedicado ou diversos provedores de internet conversacional?

O roteador que informou para cada departamento seria rotador WI-FI ou switches apenas para distribuição de rede cabeada?

Pensando em algo “Macro” creio que prédios empresarieis se apliquem as mesmas configurações.