Olá, pessoal. Tudo bem?
Gostaria de dividir algumas dúvidas relacionados ao custo de aquisição de criptoativos no App do Nubank com vocês e, quem sabe, esclarecer alguns pontos sobre o tema.
Para isso, gostaria de começar tomando como base o seguinte disclaimer apresentado no informe de rendimentos deste ano:
- Com relação ao trecho “Em 2024, alteramos o custo de aquisição de UEPS para “preço médio”.” Ao longo de 2023 eu adquiri um certo número de Nucoins para participar do programa e, por isso, tinha um saldo R$ X em 31/12/2023. Com a mudança de metodologia para cálculo do custo de aquisição, o meu saldo atual passou para R$ 0,00. Durante 2024 eu não comprei mais Nucoins, mas recebi algumas em função da mecânica de coinbacks do programa. Ainda assim, um custo de R$ 0,00 me parece estranho. Como isso está para vocês?
- Com relação ao trecho “Caso você não queira seguir com o método adotado, você pode pegar o extrato das suas transações diretamente pelo app.” Se podemos optar pelo método de custeio que melhor nos convém para cálculo da nossa posição cripto a custo, o que isso quer dizer para o Nubank? Quer dizer, sendo uma corretora cripto nacional, sujeita às regras da Receita Federal (ex.: IN 1888) qual o valor informado pelo Nu à RF? Se o banco e o contribuinte declararem informações/posições diferentes, isso não poderia gerar problemas/questionamentos?
Por último, gostaria de levantar outra dúvida pensando no seguinte cenário “Eu tinha uma conta em uma corretora estrangeira, na qual vinha comprando cripto ao longo dos últimos anos e optei por transferir meu saldo para o Nubank”. Qual o custo de aquisição considerado pelo banco nesse cenário? Pelo aplicativo me parece que o Nubank considera o preço da moeda (exemplo.: BTC) no momento da transferência, conforme campo denominado “valor aplicado (sem taxas)”. O problema é que isso não reflete o custo real de aquisição e, a depender da informação reportada pelo Nu, se for divergente do que o contribuinte reporte, pode gerar problemas ao contribuinte.
Sei que o tema é bastante específico, mas entendo que vale a discussão para que possamos garantir o alinhamento com as práticas de mercado e dos parâmetros estabelecidos pelos reguladores.
Se você leu até aqui, parabéns pela disposição! hehe e obrigado pelo tempo. Vamos nos apoiar.