Pessoal, boa tarde!
Tenho uma dúvida sobre a compensação de prejuízos em ações com lucros auferidos em ETFs negociados na B3, mais precisamente ETFs que replicam o S&P500 como o IVVB11. Caso eu tenha acumulado prejuízo na negociação de ações no passado posso utilizar esse prejuízo para abater lucro auferido na venda do IVVB11? Desde já agradeço pela ajuda de todos!
7 curtidas
não pode abater lucro de ETF em prejuízo de ação, classes distintas
7 curtidas
Sim. Prejuízo na venda de ações viram créditos para abater impostos futuros da venda de ações que geram lucros.
Mas tem uns porém:
1- Precisa ter declarado corretamente o prejuízo entre anos diferentes de IR, nunca expira, nunca caduca, mas só se declarou IR corretamente. Se for no mesmo ano de IR só declarar certo.
2- Só vale para o mesmo tipo e categoria, tem umas regrinhas específicas, por exemplo, não dá pra compensar prejuízo de ação brasileira B3 contra lucro de uma BDR por exemplo. Precisa ser do mesmo tipo. Contador explica melhor.
Ou, usar o Revar gratuito do governo. Ele calcula tudo automaticamente, incluindo impostos, prejuízos e lucros e gera corretamente as guias de pagamento. Revar já faz tudo isso sozinho, de graça, do governo.
7 curtidas
Entendido! Obrigado pela ajuda meus caros!
5 curtidas
Ouve-se falar que o Revar é uma mão na roda.
2 curtidas