Vamos falar de ETFs!

Muito famosos no exterior, os ETFs, Exchange Traded Funds ou Fundos de Índice, são excelentes ativos para diversificar sua carteira de investimentos. Vamos falar mais sobre eles.

Eles foram regulamentados no Brasil em 2002, mas só depois de muitos anos essa classe de ativos foi cair no gosto da galera, para termos uma noção, entre dezembro de 2018 e novembro de 2019, foi registrado uma alta de 141% na quantidade de novos investidores.

Mas o que realmente é um ETF?

Um ETF é basicamente um fundo de investimentos que é negociado em ambiente de bolsa de valores, ao contrario de fundos tradicionais que têm suas cotas distribuídas diretamente por bancos e corretoras.

Eles necessariamente precisam ter um índice de referência pois são fundos passivos, ou seja, eles apenas seguem o índice, ao contrário dos fundos ativos que buscam superar o índice.

Quais são os Índice que os ETFs replicam?

Nos últimos anos, uma série de novos ETFs foram lançados no país, referenciados em índices como Ibovespa, Índice de Governança Corporativa (IGC), Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), Índice de Dividendos (IDIV), Fundos Imobiliários (IFIX), índice que acompanha o preço do ouro, S&P 500, Índice do mercado europeu, asiático, chinês e até mesmo índices de criptoativos. E não podemos deixar de lado os ETFs que têm como base índices de renda fixa, como o IMA-B que acompanha o desempenho de títulos públicos atrelados à inflação, por exemplo.

Ao todo são 49 ETFs de Renda Variável e 7 de Renda Fixa

Mas quais as vantagens de se investir em um ETF?

  1. Diversificação
    O ETF é uma cesta com várias ações (ou outros ativos) onde o investidor tem acesso de maneira muito fácil.

  2. Custo
    Acesso a um número elevado de ativos com um custo reduzido. Exemplo: Se alguém quisesse comprar cada ação que compõe o Ibovespa na mesma proporção, gastaria alguns milhares de reais, mas através de um ETF que replica o Ibovespa, essa pessoa conseguiria fazer isso com aproximadamente R$11,00.

OBS: Existem 8 ETFs que replicam o Ibovespa e cada um tem um preço diferente.

  1. Liquidez
    Se por algum motivo você precisar resgatar o dinheiro que tem investido em ETFs, é só acessar seu Home Broker e vender as cotas, seu dinheiro estará disponível em 3 dias úteis.

OBS: Existem fundos de investimentos que o resgate pode levar mais de 30 dias.

Tenha Cuidado

Mesmo com o crescimento do interesse dos investidores por essa classe de ativos, alguns ETFs ainda tem uma liquidez muito baixa e isso pode dificultar a venda em algum momento, sempre escolha com atenção.

Bons investimentos a todos!!

Referências:

ETF: o que é e como funciona esse investimento? | Nubank

O que são ETFs? Como funcionam? | InfoMoney

ETFs de Renda variável Listados | B3

ETFs de Renda fixa Listados | B3

12 curtidas

@soares.jm,excelente tópico parceiro!!! Acho que foi o seu primeiro abordando Educação Financeira salvo engano! Parabéns :rocket::rocket::rocket:

3 curtidas

Sim, foi o primeiro tópico mais bem elaborado e com informações relevantes. Outros virão por aí. :relieved:

1 curtida

Ficou bom mesmo,manda ver🚀

1 curtida

Recebi isso hoje no meu email, Nu Invest. :hugs::hugs::hugs:

Obg por compartilhar @soares.jm.

4 curtidas

@Kleber_Vieira1 Recebeu? :thinking:
Foi puro acaso então, eu não recebi nada kkkk :man_shrugging:t2:

Recebi sim.

Maravilhas então uai. :hugs:

3 curtidas