Estou com dúvida quanto a declaração de criptos do Nubank, sou leigo sobre esse ativo em específico. Criei a imagem abaixo com um exemplo com moeda e valores fictícios e redondos para que fique mais claro a compreensão por outras pessoas que porventura tenha a mesma dúvida.
Quero saber qual o valor considerar para o cálculo do imposto ao pagar no DARF:
Na compra: valor aplicado ou total da transação?
Na venda: quanto você recebeu ou total da venda?
Outras dúvidas podem ser adicionadas nos comentários por aqueles que quiserem debater sobre o assunto. Conto com o apoios dos mestres da bolsa @FernandoLacerda e @laetemn e outros que também queiram colaborar.
Respondendo objetivamente, e lembrando que não sou especialista:
a taxa na compra faz parte do custo de aquisição, portanto entendo que deve ser considerado o valor total;
da mesma forma, a taxa na alienação reduz o lucro sobre o qual será calculado o imposto a ser recolhido, portanto entendo que deve ser considerado o quanto você recebeu.
No caso de múltiplas operações, recomendo uma espiada no post que fiz abaixo sobre a dinâmica do preço médio:
Entendo a sua observação, @OtavioFernando. Quando dá a gente ajuda (e aprende junto também, o que é melhor ainda), e fica mais fácil ajudar quando a pessoa vem aqui buscar compreender o conceito ou traz uma dúvida muito específica. Agora, quando a pessoa vem, não conta nem um décimo da história dela com investimentos, e pergunta simplesmente, “na lata”, se deve ou não apresentar a declaração de imposto de renda, sendo que é sabido que existem múltiplos fatores a ser considerados, não tem como não apelar para o contador, ou ficar limitado a respostas genéricas apontando para critérios gerais e passando referências que, por mais confiáveis e oficiais que sejam, a pessoa normalmente não vai ter interesse em ler e se aprofundar.
Essas informações não são muito simples de obter, principalmente em se tratando de declaração de criptos, uma situação nova para muitos.
Esse é o foco do post também: deixar uma espaço aberto para que todos cresçam no conhecimento sobre o tema. Os comentários bem como os dos demais contribuem para isso.
Mas essa é a mensagem dada até pelas plataformas, já que os contadores são profissionais que convivem dia a dia com o tema. E as normas da Receita estão em constante mudança, adaptação, às vezes, podemos recomendar algo que já esteja em vigor, citar o contador é uma medida prudente. Embora nem todos pequenos investidores possam pagar por em, e nem todos contadores dominem totalmente sobre declarar esse tipo de ativo.
Não importa, toda contribuição é válida para reforçar o entendimento sobre o assunto. Grato.