Dúvida sobre rendimentos CPGT26 - ICPA+5,2%

Bom dia, tudo bem?

Eu investi no Debentrue CPGT26 que possui rendimento de IPCA+5,2%. Eu apliquei neste fundo em 24/05/2022, e possui vencimento em 15/07/2025.

Minha dúvida está sobre o rendimento apresentado. No aplicativo do Nubank, está constando um rendimento bruto de 14,90%. Mas, pelos meus cálculos cheguei a um valor de 24,10%.

Para eu chegar no valor calculado, eu utilizei a Calculadora do Cidadão do Banco Central do Brasil (o disponível em BCB - Calculadora do cidadão), e somando a 5,2% ao ano (neste caso 5,2% em 31 meses).

Saberiam dizer se errei no cálculo, e se sim, onde? Por que eu estou encontrando 24,10% nos meus cálculos mas no App do Nubank está 14,90% de rendimento para esta aplicação?

Obrigado

1 curtida

Em resumo eu não sei rs, mas marcar os caras que talvez possam te ajudar

@LuizGSF @FernandoLacerda @LuckPass

8 curtidas

Sugiro que contate o NU através do chat e apresente seus cálculos.

4 curtidas

Não tenho grande familiaridade com debêntures, mas fui dar uma fuçada no site da Ambima para este ativo.

Em 24/05/2022 estava com:
VNA: 1.223,931700
PU Par: 1.240,205072

Em 06/01/2022 aparece:
VNA: 1.357,543250
PU Par: 1.382,712137

Desta forma, no período informado, houve as seguintes evoluções:
pelo VNA: 10,91%
pelo PU Par: 11,49%

Vale observar que houve cinco eventos de pagamento de juros (e um evento de prêmio) neste período, que podem ser melhor visualizados no gráfico abaixo:

Não sei o que exatamente o Nubank está exibindo, mas a minha suspeita é que a (falta de) rentabilidade percebida está sendo afetada tanto pela marcação a mercado como pelos eventos de pagamentos de juros semestrais.

Vou marcar mais um que talvez possa ajudar: @soares.jm

=====

EDIT: Complementando… usei o próprio site da Ambima para calcular a precificação do um título se negociado em 24/05/2022 com a taxa de 5,2%, e o resultado foi conforme abaixo:

Obs: Usei D+0 para a liquidação, mas talvez o correto seja usar D+1, de todo modo a diferença seria pouca.

Ou seja, resultou em um PU na operação de R$ 1.195,762219 (talvez você consiga confirmar o PU que você pagou na sua nota de corretagem/negociação, @Leonardo_Sternberg, daí daria pra fazer a conta exata).

Usando esse PU da simulação e confrontando com os valores de PU e VNA do dia 06/01/2025, a valorização do ativo realmente se aproxima de 14% (lembrando, mais uma vez, que houve pagamentos de juros e prêmios que acabam saindo do cálculo da valorização, mas ainda foram ganhos para o investidor).

11 curtidas

Bom dia, obrigado pelas resposta. Não entendo exatamente o que seria VNA ou PU Par. Pelo que pesquisei rápido, seria o preço real e preço disponibilizado?

O valor que eu paguei na compra foi de 1195,71 por cota em 24/05/2022 (que acho que é o que aparenta no seu gráfico). Agora a cota aparece no aplicativo por 1.373,83125.

Estranho que não me recordo que estava escrito no App do Nubank que é uma aplicação com juros semestrais, nem esta informação disponível agora na plataforma. Olhei minha conta e não recebi nenhum retorno correspondente semestralmente.

1 curtida

Acredito ainda estar um pouco confuso. Como eu faço o passo-a-passo do cálculo para chegar na rentabilidade de 14,90%?

O cálculo anterior que fiz estava incorreto?

1 curtida

@Leonardo_Sternberg,

É relativamente comum as debêntures pagarem cupons semestrais. Eu não acesso esse tipo de ativo no Nubank, então não sei qual é a qualidade da informação apresentada, mas eu já comprei debêntures em outro banco e esta informação também não é evidente, tem que realmente olhar a debênture na Anbima para saber os fluxos de pagamento previstos, talvez seja prática comum fazer desta forma.

O cálculo que você fez, simplesmente aplicando a correção IPCA+5,2% sobre o valor aplicado, não vale para este caso, em grande parte justamente por causa dos pagamentos semestrais.

Esses 14,90% que o Nubank está te mostrando são a valorização do papel, ou seja, a relação entre o quanto você pagou pelo papel, e o quanto o papel está valendo hoje.

Se você pagou 1.195,71 e o papel está valendo 1.373,83125, basta dividir este último pelo primeiro e você vai ter os 14,90%:
1.373,83125 / 1.195,71 = 1,1489669
Ou seja, mais precisamente: 14,89669%.

Em tempo, o VNA, valor nominal atualizado, seria, em tese (espero não estar falando besteira), o valor a mercado (embora você tenha conseguido no secundário uma preço melhor do que o que consta no histórico).

O PU Par é o preço unitário de paridade, que é justamente o preço teórico fazendo o cálculo do preço unitário do papel seguindo rigorosamente as regras de valorização estabelecidas no seu lançamento.

Se um título passa a pagar mais juros do que quando foi lançado, o VNA diminui em relação ao PU Par, e se passa a pagar menos juros, o VNA aumenta.

Se levar o título até o vencimento, o que você vai receber no final é o PU Par daquela data.

10 curtidas

Olhando dentro da minha plataforma do Nubank, eu não encontrei o pagamento dos Juros Semestrais na minha conta. Sabe onde consigo encontrar este dinheiro?

Eu estava querendo chegar neste valor de 14,90% pelo valor acumulado do IPCA, acho que foi os juros semestrais que supostamente quebraram este cálculo então.

Só gostaria de saber onde está encontrado os pagamentos semestrais então :confused:

3 curtidas

Pelas datas dos eventos, grande chance de terem ocorrido todos na sua conta da NuInvest, não devem aparecer no extrato da NuConta.

Se ajuda, os pagamentos foram em:

Data Evento
15/07/2022 Pagamento de juros
16/01/2023 Pagamento de juros
17/07/2023 Pagamento de juros
25/08/2023 Premio
15/01/2024 Pagamento de juros
15/07/2024 Pagamento de juros

Para acessar o seu extrato NuInvest a partir do app do Nubank:

1. Clique na foto de perfil
  2. Clique na porca/engrenagem
  3. Documentos
  4. Documentos de investimentos
  5. Extrato NuInvest

Veja se assim consegue localizar. Caso contrário, sugiro entrar em contato com o atendimento via chat no aplicativo.

9 curtidas

Verifique o seu extrato de investimentos em:

Investimentos > Minha carteira > Acessar histórico completo (final da tela)

5 curtidas

Vale ressaltar que esse extrato só mostra movimentações até o dia 07/05/24 :warning:

5 curtidas

Bem lembrado, @Vee.

Nesse caminho que você indicou, para mim, só aparecem as informações após a migração da NuInvest para o app. O último pagamento provavelmente vai aparecer nesse caminho que você indicou, mas os 5 pagamentos anteriores devem aparecer é no extrato NuInvest mesmo.
(Já passou da hora de o Nubank unificar os dois extratos)

9 curtidas

dssCSZhU3LhdbSydzf

5 curtidas

Seguindo o caminho indicador pelo FernandoLacerda eu encontrei os pagamentos dos juros semestrais e do prêmio!

Antes de explicarem, eu fiquei bastante confuso pois eu não sabia que era um investimento de pagamento de juros semestrais. Eu geralmente não invisto neste tipo de aplicação.

Não sei como esse feedback poderia ser levado adiante, mas acho que deixar essa informação mais disponível iria evitar a minha dúvida em relação aos rendimentos aparentarem estarem baixos (claro, no momento sem a compreensão do que aconteceu e eu tentando calcular).

Muito obrigado pelas explicações, ajudaram muito!!

8 curtidas

Que bom que localizou, @Leonardo_Sternberg ! :clap:

Feliz de ter ajudado! :smiling_face:

Seria bem legal, mesmo, se o fluxo de pagamentos nos ativos de renda fixa privada já fosse informado diretamente no app.

Nubank, anota essa aí!!!

11 curtidas

image

Cheguei a tempo de falar que o @FernandoLacerda explicou certinho.
:clap:t3::clap:t3::clap:t3::clap:t3::clap:t3:

O fato da debênture pagar juros faz com que o sistema entenda isso como uma queda no valor. Aqui pra mim, sempre que eu recebo os juros, mostra uma queda nos rendimentos do mês.

@Leonardo_Sternberg
Não sei se você tem alguma planilha separada, mas se for o caso, sempre que receber o pagamento de juros, vc tem que subtrair esse valor de lá, pq vai dar diferença no valor final.

8 curtidas