@Leonardo_Sternberg,
É relativamente comum as debêntures pagarem cupons semestrais. Eu não acesso esse tipo de ativo no Nubank, então não sei qual é a qualidade da informação apresentada, mas eu já comprei debêntures em outro banco e esta informação também não é evidente, tem que realmente olhar a debênture na Anbima para saber os fluxos de pagamento previstos, talvez seja prática comum fazer desta forma.
O cálculo que você fez, simplesmente aplicando a correção IPCA+5,2% sobre o valor aplicado, não vale para este caso, em grande parte justamente por causa dos pagamentos semestrais.
Esses 14,90% que o Nubank está te mostrando são a valorização do papel, ou seja, a relação entre o quanto você pagou pelo papel, e o quanto o papel está valendo hoje.
Se você pagou 1.195,71 e o papel está valendo 1.373,83125, basta dividir este último pelo primeiro e você vai ter os 14,90%:
1.373,83125 / 1.195,71 = 1,1489669
Ou seja, mais precisamente: 14,89669%.
Em tempo, o VNA, valor nominal atualizado, seria, em tese (espero não estar falando besteira), o valor a mercado (embora você tenha conseguido no secundário uma preço melhor do que o que consta no histórico).
O PU Par é o preço unitário de paridade, que é justamente o preço teórico fazendo o cálculo do preço unitário do papel seguindo rigorosamente as regras de valorização estabelecidas no seu lançamento.
Se um título passa a pagar mais juros do que quando foi lançado, o VNA diminui em relação ao PU Par, e se passa a pagar menos juros, o VNA aumenta.
Se levar o título até o vencimento, o que você vai receber no final é o PU Par daquela data.