Data real da compra na fatura do cartão de crédito

Por que a data da compra exibida na fatura não corresponde à data real em que a compra foi realizada?

Como usuário, isso sempre me causa confusão. Eu compreendo que existe um prazo interno para o processamento da transação e que, por isso, o Nubank exibe a data em que a compra foi processada, e não a data real da compra. Mas, honestamente, isso não faz sentido do ponto de vista da experiência do cliente.

Quando estou revisando minhas finanças, não estou interessado em saber quando o sistema do banco finalizou a operação — o que realmente me importa é quando eu realizei a compra. Diversas vezes fiquei completamente perdido, tentando descobrir quando determinada transação aconteceu, até lembrar (do pior jeito possível) que a data mostrada não era a real, mas sim a do processamento. E essa informação não está clara em lugar nenhum da interface.

O curioso é que em outras instituições financeiras onde tive conta, isso não acontece. Lá, a data da compra exibida é sempre a real, o que torna a navegação pela fatura mais intuitiva e menos propensa a erros de interpretação. Não vejo motivos para esse padrão atual do Nubank ser mantido na área de faturas do cartão de crédito.

Uma sugestão de melhoria:
A experiência seria muito mais clara e amigável se a ordem fosse invertida. Ou seja: exibam primeiro a data real da compra. E deixem a data de processamento para dentro dos detalhes da transação, caso o usuário deseje consultá-la.

Essa pequena mudança não só alinha a interface às expectativas naturais do cliente, como evita confusões desnecessárias. Acredito que o time de UX e desenvolvimento valorizaria bastante esse feedback, pois é uma melhoria simples que pode trazer um grande impacto positivo para a usabilidade da plataforma.

12 curtidas

Acho que 99,999999% dos clientes do nubank não dão a mínima pra isso, então acho que esse seu desejo vai passar despercebido pelo nubank.

7 curtidas

Em termos de organização é uma solicitação válida, mas os prazos para confirmação de uma transação geralmente são bem rápidos, não fará grande diferença para a maioria dos clientes, como afirmado por @gbs53.

5 curtidas

Oi, @Leonardo_Otto!

Que bom ter você por aqui!

Sim, a fatura mostra a data em que a compra foi processada. Para consultar a data real da compra, uma dica é verificar seu histórico de compras, clicando em “Fatura Atual” na tela inicial e rolando até a compra em questão.

Outra sugestão é utilizar a função tag. Essa função é ótima porque, às vezes, a compra aparece com um nome diferente do site, então é possível renomear para se recordar mais facilmente. Assim, além de usar a tag com o nome do local, você pode inserir a data da compra também, o que acha?

Para colocar a tag em uma compra, basta clicar sobre a compra feita no crédito e depois no símbolo de etiqueta que aparece no canto superior direito.

Espero ter ajudado e continue interagindo aqui com a gente. :purple_heart:

16 curtidas

Boa tarde @Leonardo_Otto :slightly_smiling_face:
Seja muito bem vindo à comunidade :tada:

Ótima observação, Leonardo :clap:
É uma pena que isso tenha te causado tanto transtorno, mas a sua sugestão faz total sentido — essa inversão realmente tornaria a interface mais intuitiva e alinhada às expectativas de quem revisa as finanças pessoais.

Muito obrigado por compartilhar esse feedback tão construtivo! :purple_heart:
Espero que a equipe de suporte olhe com carinho para a sua sugestão — é o tipo de detalhe que faz toda a diferença na experiência do usuário.

6 curtidas

Olá @Edson_Bezerra, os prazos de processamento de compras realmente são rápidos, geralmente de 1 dia útil. Porém, o modo como as datas são exibidas no histórico de compras da fatura acaba gerando confusão.

Mas olha só como fica “estranho“ as datas no histórico de compras na fatura. Exemplo, Se realizei uma compra na Quinta-Feira(Dia 01) na fatura do cartão de crédito essa mesma compra ficará com com a data Sexta-Feira(Dia 2). Eu olho pra minha fatura e fico tentando lembra se realmente fiz essa compra na Sexta-Feira.

Pra mim a dificuldade maior é em compras no finais de semanas pois não são dias úteis, seguindo a mesma linha de raciocínio do exemplo anterior, se eu realizar uma compra no Sábado(Dia 3) na minha fatura a data que irá aparecer será Segunda-Feira(Dia 5) próximo dia útil, dois dias depois.

Penso que não necessariamente o usuário final precisa ser afetado por regras de negócios.

4 curtidas

Eu utilizo os recursos citados, especialmente o de Tag. Mas sério, que o usuário final realmente precisa alterar isso manualmente em cada compra?

Acho que isso acaba não sendo nada viável. Minha sugestão para atender aos dois lados seria a criação de uma opção em que o usuário possa escolher se deseja visualizar na fatura a data real da compra ou a data em que ela foi processada.

5 curtidas

Olá @Jose110, obrigado pelo Feedback. Também espero que a equipe de suporte atenda essa solicitação. :slightly_smiling_face:

4 curtidas