Data real da compra na fatura do cartão de crédito

Por que a data da compra exibida na fatura não corresponde à data real em que a compra foi realizada?

Como usuário, isso sempre me causa confusão. Eu compreendo que existe um prazo interno para o processamento da transação e que, por isso, o Nubank exibe a data em que a compra foi processada, e não a data real da compra. Mas, honestamente, isso não faz sentido do ponto de vista da experiência do cliente.

Quando estou revisando minhas finanças, não estou interessado em saber quando o sistema do banco finalizou a operação — o que realmente me importa é quando eu realizei a compra. Diversas vezes fiquei completamente perdido, tentando descobrir quando determinada transação aconteceu, até lembrar (do pior jeito possível) que a data mostrada não era a real, mas sim a do processamento. E essa informação não está clara em lugar nenhum da interface.

O curioso é que em outras instituições financeiras onde tive conta, isso não acontece. Lá, a data da compra exibida é sempre a real, o que torna a navegação pela fatura mais intuitiva e menos propensa a erros de interpretação. Não vejo motivos para esse padrão atual do Nubank ser mantido na área de faturas do cartão de crédito.

Uma sugestão de melhoria:
A experiência seria muito mais clara e amigável se a ordem fosse invertida. Ou seja: exibam primeiro a data real da compra. E deixem a data de processamento para dentro dos detalhes da transação, caso o usuário deseje consultá-la.

Essa pequena mudança não só alinha a interface às expectativas naturais do cliente, como evita confusões desnecessárias. Acredito que o time de UX e desenvolvimento valorizaria bastante esse feedback, pois é uma melhoria simples que pode trazer um grande impacto positivo para a usabilidade da plataforma.

8 curtidas

Acho que 99,999999% dos clientes do nubank não dão a mínima pra isso, então acho que esse seu desejo vai passar despercebido pelo nubank.

4 curtidas

Em termos de organização é uma solicitação válida, mas os prazos para confirmação de uma transação geralmente são bem rápidos, não fará grande diferença para a maioria dos clientes, como afirmado por @gbs53.

3 curtidas

Oi, @Leonardo_Otto!

Que bom ter você por aqui!

Sim, a fatura mostra a data em que a compra foi processada. Para consultar a data real da compra, uma dica é verificar seu histórico de compras, clicando em “Fatura Atual” na tela inicial e rolando até a compra em questão.

Outra sugestão é utilizar a função tag. Essa função é ótima porque, às vezes, a compra aparece com um nome diferente do site, então é possível renomear para se recordar mais facilmente. Assim, além de usar a tag com o nome do local, você pode inserir a data da compra também, o que acha?

Para colocar a tag em uma compra, basta clicar sobre a compra feita no crédito e depois no símbolo de etiqueta que aparece no canto superior direito.

Espero ter ajudado e continue interagindo aqui com a gente. :purple_heart:

11 curtidas

Boa tarde @Leonardo_Otto :slightly_smiling_face:
Seja muito bem vindo à comunidade :tada:

Ótima observação, Leonardo :clap:
É uma pena que isso tenha te causado tanto transtorno, mas a sua sugestão faz total sentido — essa inversão realmente tornaria a interface mais intuitiva e alinhada às expectativas de quem revisa as finanças pessoais.

Muito obrigado por compartilhar esse feedback tão construtivo! :purple_heart:
Espero que a equipe de suporte olhe com carinho para a sua sugestão — é o tipo de detalhe que faz toda a diferença na experiência do usuário.

3 curtidas