Devolução/estorno de Pix no Crédito – Importante saber

Olá, comunidade! :wave:

Vocês sabiam que quando a gente faz um pix no crédito, a gente está fazendo, na verdade, duas operações? Uma é a tomada de crédito, onde o banco nos empresta o dinheiro para aquele pix. A outra é o pix propriamente dito.

A operação de tomada de crédito é uma operação que acontece entre você e o Nubank. O Nubank te informa as taxas aplicáveis, te empresta o dinheiro, e esse dinheiro e mais as taxas vão ser cobrados lá na sua fatura do cartão de crédito.

Já o pix propriamente dito é entre você e a loja/pessoa que vai receber o dinheiro. Esta loja/pessoa só enxerga um pix comum, não tem a menor noção (e nem deveria ter) de que houve uma operação de crédito para viabilizar aquele pix.

Isto pode parecer óbvio para alguns, mas já vi muita gente reclamando que cancelou uma compra feita com pix no crédito e que não teve o dinheiro devolvido integralmente. O que acontece nesses casos é que somente a operação do pix propriamente dito é que foi revertida, a operação de tomada de crédito continua valendo, mas a pessoa tem a expectativa de ter esses custos da operação de crédito retornados também, só que isto não acontece!

Assim, se a gente cancela uma dessas compras ou, por qualquer outro motivo, tem um pix devolvido, é só o pix propriamente dito que está sendo retornado. A operação de crédito, com as taxas que foram cobradas, vai continuar lá no seu cartão de crédito.

Portanto, se você fizer uma compra usando o pix no crédito e depois cancelar essa compra, é importante saber que ainda terá que pagar os custos da operação de crédito que foi feita.

Nestes tempos em que o e-commerce está tão disseminado, e que a gente tem muita facilidade para fazer uma compra e desistir depois, a gente acaba ganhando uma falsa segurança de que, em qualquer hipótese, vai ter a devolução de tudo o que a gente gastou, mas isto não é verdade neste caso do pix no crédito.

Minha dica: sempre que for considerar fazer um pix no crédito, avalie se aquela compra/transação tem chance de ser devolvida e tome a sua decisão levando em conta que, em caso de devolução, os custos da operação de crédito irão permanecer.

Esta página do blog a seguir tem uma série de excelentes orientações sobre o pix no crédito :point_down:

Mas bem que essa página podia ser mais didática e mais transparente sobre esse aspecto específico, que pega algumas pessoas desprevenidas, não acham? Minha sugestão seria incluir algo lá na seção “Qual a diferença entre o Pix, o cartão de crédito e o Pix no crédito do Nubank?”. Que tal?

De todo modo, se esse meu post já for de utilidade para uma pessoa apenas, já valeu. :smiling_face:

Ah, o mesmo raciocínio vale pra boleto no crédito também, ok? :wink:

29 curtidas

Excelente conteúdo, Fernando! Confesso que não fazia ideia sobre como que funcionava o processo reverso do Pix no Crédito, tinha uma noção que a instituição não estornaria as taxas da operação, mas é ótimo saber de uma forma mais concreta que não é removido, ultimamente (apesar das taxas) tenho usado o Pix no Crédito ativamente e agora posso me preparar pra caso seja necessário (espero que não), mas é sempre bom prevenir.

Não sei se no processo de estorno em caso de golpe se enquadre no MED já que na ponta o recebedor tem o dinheiro na hora pra uso, mas imagino que seja dessa forma (podem corrigir caso esteja errado!)

18 curtidas

Excelente post @FernandoLacerda
Muitos não entendem o que estão fazendo.

18 curtidas

Parabéns meu caro @FernandoLacerda, como sempre, produzindo um conteúdo muito bem elaborado e informativo.
Com certeza irá esclarecer a dúvida de muitos usuários dessa modalidade de crédito.

18 curtidas

Achei sensacional! Não sabia desses detalhes, muito esclarecedor! São conteúdos assim, que faz com que a comunidade saiba como lidar com as transações financeiras e podem tomar a decisão sabendo das vantagens e desevantagens que elas trarão para o bolso!

Obrigado, professor @FernandoLacerda

Parabéns! Arrebentou!

15 curtidas

Uau… Dessa eu não sabia, e ainda bem que nunca precisei cancelar uma compra com o pix no crédito. Vlw Feh!!

15 curtidas

Perfeito @FernandoLacerda!! :clap: Muitas pessoas se passam com as taxas.
Já não suporto pagar nada no pix e perder o cashback do UV , imagina p sair perdendo ainda mais em caso de devolução.

14 curtidas

Excelente tópico @FernandoLacerda ! Parabéns e obrigado pelas informações.

Confesso que nunca tinha refletido ou me atentado para as implicações de eventuais devoluções de PIX realizado via operação de créito.

Obrigado pelas informações e dicas!

15 curtidas

Sinceramente até hoje não sei porque o Nubank não dá suporte ao cashback para Pix e Boletos no crédito sendo que cai direto na sua fatura. :upside_down_face:

12 curtidas

Tópico sensacional, @FernandoLacerda! Muito bom.

13 curtidas

Muito boa a postagem, com certeza muitos não tem esse conhecimento e em caso do cancelamento dease tipo de transação querem do Nubank a devolução total do valor (valor da transação + juros). Bem esclarecedor o tópico.

10 curtidas

Pois é, então me recuso a pagar taxas e perder cashback :relieved:

11 curtidas

Parabéns pela postagem, @FernandoLacerda .
Conteúdo de utilidade pública.

12 curtidas

Assunto super necessário ser abordado aqui e estava faltando mesmo um tópico explicando todos estes detalhes neste tipo de operação.

11 curtidas

Muitas vezes o óbvio precisa lembrado rs na correria do dia a dia a gente acaba não se atentando a esses detalhes (mesmo estando ali, ainda que subjetivo)

Ter isso tão detalhado é de grande valia pra evitar futuros mau entendidos!

12 curtidas