Olá, comunidade!
Vocês sabiam que quando a gente faz um pix no crédito, a gente está fazendo, na verdade, duas operações? Uma é a tomada de crédito, onde o banco nos empresta o dinheiro para aquele pix. A outra é o pix propriamente dito.
A operação de tomada de crédito é uma operação que acontece entre você e o Nubank. O Nubank te informa as taxas aplicáveis, te empresta o dinheiro, e esse dinheiro e mais as taxas vão ser cobrados lá na sua fatura do cartão de crédito.
Já o pix propriamente dito é entre você e a loja/pessoa que vai receber o dinheiro. Esta loja/pessoa só enxerga um pix comum, não tem a menor noção (e nem deveria ter) de que houve uma operação de crédito para viabilizar aquele pix.
Isto pode parecer óbvio para alguns, mas já vi muita gente reclamando que cancelou uma compra feita com pix no crédito e que não teve o dinheiro devolvido integralmente. O que acontece nesses casos é que somente a operação do pix propriamente dito é que foi revertida, a operação de tomada de crédito continua valendo, mas a pessoa tem a expectativa de ter esses custos da operação de crédito retornados também, só que isto não acontece!
Assim, se a gente cancela uma dessas compras ou, por qualquer outro motivo, tem um pix devolvido, é só o pix propriamente dito que está sendo retornado. A operação de crédito, com as taxas que foram cobradas, vai continuar lá no seu cartão de crédito.
Portanto, se você fizer uma compra usando o pix no crédito e depois cancelar essa compra, é importante saber que ainda terá que pagar os custos da operação de crédito que foi feita.
Nestes tempos em que o e-commerce está tão disseminado, e que a gente tem muita facilidade para fazer uma compra e desistir depois, a gente acaba ganhando uma falsa segurança de que, em qualquer hipótese, vai ter a devolução de tudo o que a gente gastou, mas isto não é verdade neste caso do pix no crédito.
Minha dica: sempre que for considerar fazer um pix no crédito, avalie se aquela compra/transação tem chance de ser devolvida e tome a sua decisão levando em conta que, em caso de devolução, os custos da operação de crédito irão permanecer.
Esta página do blog a seguir tem uma série de excelentes orientações sobre o pix no crédito
Mas bem que essa página podia ser mais didática e mais transparente sobre esse aspecto específico, que pega algumas pessoas desprevenidas, não acham? Minha sugestão seria incluir algo lá na seção “Qual a diferença entre o Pix, o cartão de crédito e o Pix no crédito do Nubank?”. Que tal?
De todo modo, se esse meu post já for de utilidade para uma pessoa apenas, já valeu.
Ah, o mesmo raciocínio vale pra boleto no crédito também, ok?