Dia mundial da água

Oi, NuCommunity! :purple_heart:

Hoje falaremos sobre um assunto de extrema importância, a água :sweat_drops:, um recurso indispensável para a manutenção da vida na terra e a existência de seres como plantas, animais, e etc.

A água é um recurso extremamente importante e a sua utilidade é de múltiplas funções,seja para matar a nossa sede, até mesmo para preparar aquela refeição deliciosa, a água tem um papel fundamental e deve ser preservada.

Você sabia que a água é um dos recursos naturais mais importantes para a sobrevivência humana e para a manutenção da vida no planeta? Pois é, sem ela, seria impossível existir e prosperar. E é esse tema importantíssimo que comentaremos no tópico de hoje sobre o Dia Mundial da Água.

Nesta data, as atenções do mundo inteiro se voltam para a preservação desse bem tão precioso, buscando soluções para os desafios relacionados à sua gestão e uso consciente. Por isso, no tópico de hoje, abordaremos um pouco sobre a origem, a importância e a história da preservação da água.

Origem.

Criado pela ONU em 1992, o dia 22 de março é o Dia Mundial da Água. A data tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da água e a necessidade de preservação desse recurso natural fundamental para a sobrevivência humana e de todas as formas de vida no planeta.

O objetivo desse dia é sensibilizar a população mundial sobre os principais desafios e soluções relacionados à gestão e preservação da água, além de estimular a adoção de práticas sustentáveis em relação ao seu uso. A data serve como um lembrete de que é necessário cuidar e proteger esse recurso vital para a vida, não só para as gerações atuais, mas principalmente para as futuras gerações.

Importância.

Mesmo com uma abundância de água no planeta, a disponibilidade para consumo humano é limitada, estima-se que seja representado por apenas 0,77%. Além disso, essa quantidade não está distribuída igualmente, levando a escassez em algumas regiões e conflitos por esse recurso.

O acesso à água potável é um problema crítico e urgente, uma vez que grande parte da população mundial ainda não possui acesso á água limpa e segura para consumo e higiene. Investimentos em infraestrutura de água e saneamento, gestão sustentável dos recursos hídricos e práticas agrícolas sustentáveis são necessários para garantir a saúde e bem-estar da grande parte da população.

Tema do dia.

O Dia Mundial da Água tem um tema específico a cada ano para direcionar a atenção para questões específicas relacionadas à gestão e preservação da água. Isso ajuda a conscientizar a população sobre as principais ameaças à água e a incentivar ações concretas para a sua preservação.

Cada tema abordado busca soluções e ações para os desafios atuais e futuros relacionados ao uso e gestão da água, a fim de garantir a disponibilidade desse recurso vital para as gerações atuais e futuras. Esse ano é: Acelerar a mudança para resolver a crise de água e saneamento.

E você, como preserva a água?

Para finalizar, é importante lembrar que a preservação da água é responsabilidade de todos nós. Pequenas atitudes do dia a dia podem fazer uma grande diferença na conservação desse recurso natural tão importante para a vida no planeta e então, reflita: como você tem preservado a água? Que tal começar a adotar práticas mais sustentáveis em relação ao seu uso? Vamos fazer a nossa parte também.

33 curtidas

Que tópico consciente! :purple_heart::earth_americas:

É importantíssimo cada um fazer a sua parte e conscientizar-se sobre o futuro da nossa amada e bela terra,

14 curtidas

Assunto mais do que pertinente @RafaelH. Obg pelo tempo gasto para nos trazer essas informações valiosas!

Com algumas atitudes no meu dia a dia, como procurar economizar quando estiver no banho, lavando louças, lavando casa, roupas, etc.

12 curtidas

Muito obrigado pela participação @ranielreis

Sempre devemos fazer a nossa parte e cuidar para que esse bem tão importante e valioso não fique escasso.

7 curtidas

Tópico importante

10 curtidas

Eu que agradeço pela participação.

10 curtidas

Muito obrigado @Edvan_Cds cada vez mais devemos cuidat desse bem tão preciosos e importante. Obrigado pela participação.

12 curtidas

Já tinha visto em alguns estabelecimentos uma placa informativa do tipo: “Água: pode faltar. Seja consciente!” Eu não tinha ideia do peso dessa frase, mas hoje sei que a água é um recurso não só precioso mas limitado!

12 curtidas

Excelente tópico, Rafa! Tema importantíssimo mesma, afinal estamos falando de uma das coisas mais preciosas para nós. Infelizmente não são todos que dão valor…

11 curtidas

Parabéns pelo tópico @RafaelH :clap:
Há alguns anos li o texto Carta escrita em 2070 ,publicado na revista biográfica “Crónicas de los Tiempos” em abril de 2002,que me deixou muito impressionada de imaginar como seria o mundo sem água :cry:

CARTA ESCRITA EM 2070 DC

Um exercício de imaginação, que está para além da ficção. Preocupante por vermos que diariamente se desperdiça um recurso tão importante e que não é inesgotável.

"Ano 2070. Acabo de completar 50 anos, mas a minha aparência é de alguém com 85. Tenho sérios problemas renais porque bebo muito pouca água. Creio que me resta pouco tempo. Hoje sou uma das pessoas mais idosas nesta sociedade.

Recordo quando tinha cinco anos. Tudo era muito diferente. Havia muitas árvores nos parques, as casas tinham bonitos jardins e eu podia desfrutar de um banho de chuveiro…Agora usamos toalhas de azeite mineral para limpar a pele.

Antes, todas as mulheres mostravam as suas formosas cabeleiras. Agora, devemos rapar a cabeça para a manter limpa sem água.
Antes, o meu pai lavava o carro com a água que saía de uma mangueira. Hoje, os meninos não acreditam que a água se utilizava dessa forma. Recordo que havia muitos anúncios que diziam CUIDA DA ÁGUA, só que ninguém lhes ligava - pensávamos que a água jamais podia acabar. Agora, todos os rios, barragens, lagoas e mantos aqüíferos estão Irreversivelmente contaminados ou esgotados. Antes, a quantidade de água indicada como ideal para beber eram oito copos por dia por pessoa adulta. Hoje só posso beber meio copo. A roupa é descartável, o que aumenta grandemente a quantidade de lixo e tivemos que voltar a usar os poços sépticos (fossas) como no século passado já que as redes de esgotos não se usam por falta de água.

A aparência da população é horrorosa; corpos desfalecidos, enrugados pela desidratação, cheios de chagas na pele provocadas pelos raios ultravioletas que já não tem a capa de ozônio que os filtrava na atmosfera. Imensos desertos constituem a paisagem que nos rodeia por todos os lados.

A industria está paralisadas e o desemprego é dramático. As fábricas dessalinizadoras são a principal fonte de emprego e pagam-nos em agua potável os salários.
Os assaltos por um bidão de água são comuns nas ruas desertas. A comida é 80% sintética. Pela ressequidade da pele, uma jovem de 20 anos está como se tivesse 40.

Os cientistas investigam, mas não parece haver solução possível. Não se pode fabricar água, o oxigênio também está degradado por falta de árvores e isso ajuda a diminuir o coeficiente intelectual das novas gerações.
Alterou-se também a morfologia dos espermatozóides de muitos indivíduos e como conseqüência há muitos meninos com insuficiências, mutações e deformações.

O governo cobra-nos pelo ar que respiramos (137 m3 por dia por habitante adulto). As pessoas que não podem pagar são retiradas das “zonas ventiladas”. Estas estão dotadas de gigantescos pulmões mecânicos que funcionam a energia solar. Embora não sendo de boa qualidade, pode-se respirar. A idade média é de 35 anos.
Em alguns países existem manchas de vegetação normalmente perto de um rio, que é fortemente vigiado pelo exercito. A água tornou-se num tesouro muito cobiçado - mais do que o ouro ou os diamantes. Aqui não há arvores, porque quase nunca chove e quando se registra precipitação, é chuva ácida. As estações do ano tem sido severamente alteradas pelos testes atômicos.

Advertiam-nos que devíamos cuidar do meio ambiente e ninguém fez caso. Quando a minha filha me pede que lhe fale de quando era jovem descrevo o bonito que eram os bosques, lhe falo da chuva, das flores, do agradável que era tomar banho e poder pescar nos rios e barragens, beber toda a água que quisesse, o saudável que era a gente, ela pergunta-me: Papá! Porque se acabou a água? Então, sinto um nó na garganta; não deixo de me sentir culpado, porque pertenço à geração que foi destruindo o meio ambiente ou simplesmente não levamos em conta tantos avisos. Agora os nossos filhos pagam um preço alto e sinceramente creio que a vida na terra já não será possível dentro de muito pouco tempo porque a destruição do meio ambiente chegou a um ponto irreversível.

Como gostaria voltar atrás e fazer com que toda a humanidade compreendesse isto, quando ainda podíamos fazer algo para salvar ao nosso planeta terra!

10 curtidas

Excelente tópico @RafaelH e sobre a água vou deixar duas ótimas sugestões de documentários:
1.Brave Blue World - A Crise Hídrica

2. Rotten, episódio 3 da segunda temporada, cujo nome é: Águas Turbulentas.

10 curtidas

Excelente tópico, meu amigo @RafaelH! :clap:t3::clap:t3::clap:t3::purple_heart:

É sempre importante reforçar a conscientização que se faz necessária! :pray:t3::sparkles::sweat_drops:

10 curtidas

Tópico e interações sensacionais, parabéns @RafaelH pela provocação do tema :hugs: :purple_heart:

10 curtidas

Excelente tópico! É muito importante falar sobre este assunto.

Desde pequeno, fui ensinado sobre a importância da água e aprendi a utilizá-la de forma consciente. Quando eu tinha 15 anos, mais especificamente em 2014, percebi que o rio em minha cidade estava muito vazio. Eu estava acostumado a vê-lo cheio, então decidi sair para tirar fotos em vários pontos do rio. Um dia, mostrei as fotos para o meu professor e ele sugeriu que fizéssemos um projeto para mostrar a importância da água na escola. Apesar de ter ficado com frio na barriga, decidi que iria em frente com o projeto. Apresentei-o quase morrendo de nervoso, mas valeu a pena!

É importante cuidar dos recursos hídricos, evitando desperdícios e a poluição das fontes de água, pois ela é essencial para a vida na Terra. Ela é um recurso natural precioso que deve ser preservado e utilizado de forma consciente para garantir a sua disponibilidade para as gerações futuras.

10 curtidas