Dinheiro e Amizade

Fala, Comunidade!

Quem aí já perdeu um amigo por conta de dinheiro? :eyes:

No último dia 20 de julho foi celebrado o Dia do Amigo, e essa data me deixou um pouco reflexivo sobre como uma das relações mais bonitas que construímos ao longo da vida pode se estremecer quando há dinheiro envolvido.

Falar abertamente sobre dinheiro, para muitas pessoas, ainda é considerado tabu. Seja dentro de relações amorosas, familiares ou de amizade, o tópico é bem delicado e espinhoso de se abordar, não à toa muitas situações financeiras desagradáveis são empurradas para baixo do tapete para evitar a tensão de entrar nesse território.

Quem nunca foi a um bar ou a um restaurante e sentiu que a conta não foi dividida de forma adequada? Ou aquele evento que você pagou tudo para facilitar, mas nunca recebeu o PIX com o reembolso? Sim, essas situações são comuns, mas onde falta diálogo para resolver as desavenças, floresce o ressentimento.

Afinal, qual o valor de uma amizade?

Uma das minhas séries favoritas da vida, Sex and the City, aborda esse tema de forma bem interessante.

:warning: Spoiler alert :warning:

Carrie Bradshaw, a protagonista, após passar por um término bem traumático, se vê em uma situação difícil: ou arranja o dinheiro para comprar o seu próprio apartamento ou não terá onde morar. Quando ela leva a sua nova realidade para a mesa do bar, 2 de suas 3 amigas oferecem o dinheiro, mas mesmo rejeitando a oferta, ela se incomoda com o silêncio sepulcral de Charlotte. Irada com a situação embaraçosa, Carrie vai atrás de Charlotte e a confronta em uma das cenas mais constrangedoras da série.

Por fim, Charlotte vende seu anel de casamento e salva Carrie de mais um de seus perrengues financeiros, esse ato de solidariedade e coragem acaba fortalecendo a amizade entre elas. Mas quantas amizades não têm o mesmo destino?

*Obs: Se você se interessou em acompanhar os percalços amorosos de Carrie Bradshaw, clientes Nubank+ podem assistir à série que está disponível na MAX

E você, já passou por alguma situação financeira que abalou uma amizade? Como você lidou? Divide com a gente aqui nos comentários!

26 curtidas

@Gui.N parabéns pelo tópico! :clap:t2::clap:t2::clap:t2:

Olha aí @ranielreis @RafaelH

15 curtidas

Infelizmente ainda é um tema tratado com muito tabu. Pra mim gosto de deixar muito claro no começo de uma amizade ou até relacionamento, principalmente as intenções, caso perceba que vai ser algo a longo prazo, sabendo desse contexto que é algo a longo prazo e deixando claro sobre essa questão de dinheiro, aí é questão de desenvolver confiança pra falar abertamente entre os dois quando houver algum assunto a respeito.

Olha aí mais uma indicação de série, @Fernanda_Estefany! :blush:

19 curtidas

A todo momento.
Hoje não existe, amizade sem interesse.
E interesse, antes de existir amizade.

A reflexão valeu o ingresso e sou do tipo, o seguinte:

• “Se com dinheiro é assim, imagina sem”.
  • “Ouça meus conselhos que eu ouvirei os teus!”.

O resto é história e o diferencial é aprender a lidar com as diferenças, desde que o tenha me ouvido antes. E vice-versa.

Cria-se um vínculo forte, ao construir amizades já com as cartas já na mesa, logo de cara. E as regras é um casamento, saber lidar com religião e política das pessoas, onde têm área que não se interfere, mas ensina, toca no assunto até um certo limite. E quem define esse limite é vocês, onde as diferenças existem, mas o que se aproximam são as qualidades.

E é raro hoje, você :index_pointing_at_the_viewer: conseguir filtrar esse tipo de informação nesses jovens (da minha idade). O que requer paciência e muito das vezes um tempo perdido. Ao meu ver construir amizades está cada vez mais difícil por falta de valores familiares. Há quem discorde, mas lidar com as divergências têm um certo limite também e um deles é você entender a realidade do outro, mas também sacrificar um pouco da sua (ambas).

Em suma, a amizade é tudo se os pilares foram construídos em cima da afetividade, do fazer bem, ajudar quando mais precisa, não reclamar repetidamente e ver/rever o lado positivo em tudo. Por fim, amizade só é tudo se souber ouvir, conversar e aprender – obedecendo estes pilares.

14 curtidas

Já perdi amizade por eu não aceitar presente ou ajuda em dinheiro
Antes eu era muito dura com isso não aceitava mesmo
Sempre tive o pensamento de que algum dia se eu aceitasse iam tacar na minha cara que me deu ou me ajudou
Hoje lido melhor com isso
Mas ainda pra mim é difícil falar sobre dinheiro e presente kkkk

Ótimo tópico
Já vou dá uma olhada nessa série :clap:t2::relieved_face:

16 curtidas

Obrigada por me marcar :relieved_face:
Gostei da indicação

16 curtidas

Quem nunca, né.

Pensa em uma situação complicada, misturar amizades com dinheiro, geralmente, da problema.

14 curtidas

Concordo

11 curtidas

Que bom que você gostou! <3
Sempre que estou assistindo a uma série, fico reparando nas tensões financeiras que os personagens enfrentam. Acho que adquiri esse hábito aqui no Nu kkkk

9 curtidas

Acho que você tem razão, deixar claro as nossas expectativas e possibilidades financeiras desde o início de uma amizade/relacionamento evita desconfortos futuros!

10 curtidas

Não tem preço, portanto, acho que não deve ser misturada com questões financeiras.
De qualquer forma, acredito que é difícil estabelecermos laços duradouros com quem pensa financeiramente diferente.

12 curtidas

Gostei, achei uma boa reflexão! :clap:

Eu acredito que as relações humanas são complexas, umas mais e outras menos, mas as que a gente deseja manter exigem comprometimento, entrega e abdicação.
Assim como você descreveu, afetividade é um pilar importantíssimo!

10 curtidas

Nossa, tenho uma história bem parecida com essa!

Há muitos anos, minha melhor amiga queria me presentear com um passaporte, mas, como se trata de um documento (ela não podia ir na PF e fazer por mim kkk), ela resolveu me dar o dinheiro. Na época, eu fiquei bem constrangido e tentei recusar, o que gerou um mal-estar tremendo. A nossa amizade prevaleceu, mas, hoje em dia, tenho outra relação com esse tópico e já aceitei presentes em dinheiro. Eu mudei, não sei dizer quando isso aconteceu, mas consigo aceitar melhor essas situações.

Ah, e sobre a série: sou suspeito para falar, mas AMO SATC - Espero que goste tanto quanto eu! :purple_heart:

8 curtidas

Que bom saber que tem solução :joy:
Porque por mais que eu tente as vezes e bastante difícil aceitar o dinheiro e os presentes

9 curtidas

“Amigos, amigos, negócios à parte.”

Para não misturar os sentimentos pessoais com as decisões financeiras.
Preservando as amizades e evitando problemas.

12 curtidas

Sim, já perdi uma amizade por causa de dinheiro. Ou melhor, por causa do mau-caratismo e desonestidade da pessoa. Acho que uma amizade verdadeira não tem preço, e até mesmo dívidas podem ser perdoadas, dependendo do contexto da situação.

Mas infelizmente existem muitas amizades interesseiras, financeiramente falando. E se engana quem acha que isso existe somente entre os ricos. Entre os pobres têm muita sanguessuga também.

Acabei perdendo um dinheiro por causa de uma “amizade” assim. Alguns anos se passaram e ela me procurou pedindo perdão e reconhecendo seus erros. Por mais que tenha perdoado, não consegui reatar a amizade e manter contato. E tudo bem, porque não acho que devemos voltar à confiar em todos que perdoamos.

Hoje estou mais maduro nesse sentido, aprendi à ser mais rigoroso na escolha de minhas amizades. Os erros devem nos servir pra alguma coisa, nem que seja uma lição.

8 curtidas

Amigo de verdade paga o que deve, caloteiro não é amigo de ninguém, e existe muita gente assim que não quita suas dívidas por ser mau-caráter mesmo, não por não ter condições para isso.

Em se tratando em dividir as contas, creio que quem convida dever arcar com a despesa, não se pode ser mesquinho ao ponto de dividir a conta de uma pizza. A não ser que seja algo previamente combinado entre vários amigos.

Agora, convidar alguém para comer alguma coisa e exigir que a pessoa pague a metade, piada. Não sei nem se a pessoa tem reais condições de arcar com sua parte, mesquinharia tem limites.

No que se refere ao recebimento de presentes, também não gosto, nunca se sabe o interesse por trás disso, mas o faço para não causar um malestar. Mesmo porque se eu der algo a alguém e a pessoa recusar não posso dizer que me sinto bem.

6 curtidas

Às vezes, pessoas com hábitos financeiros muito diferentes tendem a não manter uma amizade duradoura. Em casos em que a pessoa acaba se endividando para caber na vida do outro e o diagnóstico é claro: algo está em descompasso!

É muito importante entender e estabelecer seus limites para não entrar em roubada.

7 curtidas

Poxa, que situação chata a que você passou! :frowning_face_with_open_mouth:
Casos como este nos desafiam muito, porque têm muita coisa na mesa para além do dinheiro, há confiança, amizade, e vários outros sentimentos que foram construídos ao longo dos anos. Que bom que você conseguiu tirar alguns aprendizados dessa situação pra lá de desafiadora! :purple_heart:

8 curtidas

Particularmente não tenho hábito de falar sobre dinheiro com amizades, prefiro evitar esse tipo de assunto

Amigos, amigos, negócios e dinheiro à parte

O valor de uma amizade não está ligado a questões financeiras. Priorize a qualidade da relação e momentos de convivência que não envolvam dinheiro.

6 curtidas