Dinheiro e Amizade

Graças a Deus, não.

8 curtidas

Ufa, uma preocupação a menos! :raising_hands:
Preservou a amizade e o bolso!

8 curtidas

Boa! Tem esse outro lado também, o de medir o valor de uma amizade por parâmetros mais subjetivos, como, por exemplo, o quanto te faz bem essa relação. No final, valor nem sempre quer dizer preço! :sparkles:

8 curtidas

Desde pequeno eu me considero bem curioso, quando eu estava no ensino médio eu tinha mania de perguntar quanto a pessoa recebia de salário, eu estranhava o incômodo que sentiam ao responder essa pergunta. Hoje eu entendo perfeitamente :sweat_smile:

Se você tenta puxar assunto de investimento com alguém (que até ganha bem mais que você), tu é visto como soberbo ou como banco. Eu mesmo emprestei um dinheiro a uma amiga das antigas e já tá indo pra 2 anos e ela não me pagou. Fiquei com receio de dizer não e perder a amizade, mas hoje eu vejo que nossa amizade ficou abalada por conta disso, ou seja, prejudicou a amizade e ainda fiquei sem o dinheiro :joy: :smiling_face_with_tear:

8 curtidas

Assunto delicadíssimo. :grimacing:

Então, uma “amiga” pediu ajuda, pois estava com a corda no pescoço, depois pediu para parcelar a dívida, no início até pagou certinho, mas com o passar do tempo foi desandando e deixou de pagar. A amizade esfriou, paramos de nos ver e nos falar, e um belo dia ela postou a mega festa de niver de 1 ano do filho, óbvio q nem fui convidada , daí me subiu uma revolta e postei: " É feio ostentar devendo " , ela me bloqueou na hora e há anos não temos mais contato, às vezes, ela pergunta por mim para uma tia q mora perto dela, mas a dívida já tá morta e enterrada. :melting_face:

10 curtidas

Eu, como uma boa taurina, posso afirmar que este tópico é muito sensível hahah!

Enquanto lia este texto, eu lembrava da série Friends, que também aborda este tema. Em um dos eps, os personagens Joey, Rachel e Phoebe, conversam com os demais sobre a diferença financeira entre eles.

No geral, eu não tenho tantos problemas para dizer “não” quando se trata de salvar o meu moneyzinho. Mas, assim como o trio citado acima, é difícil colocar limites quando se trata de eventos importantes na vida de pessoas que amamos e que queremos estar presentes.

Para mim, boas amizades não tem preço. E mesmo aquele aperto no orçamento mês ou outro, acaba se tornando um verdadeiro investimento em laços mais fortes e momentos que valeram a pena ser vividos.

Ainda assim, com os meus amigos tenho a liberdade de falar “não” por motivos de dinheiros, assim como eles também. E, acredito, que em bons círculos de amizades essa conversa acaba fluindo naturalmente e sem constrangimentos.

10 curtidas

Enquanto era Sex and The City eu estava só observando :eyes:, mas Falou de “Friends”, chamou minha atenção :grimacing:

Lembro muito bem deste episódio, e já testemunhei muitas situações similares na minha vida.

Nas minhas relações, já me vi dos dois lados: tanto do que “não tem dinheiro” quanto do lado “abastado”. Nada como estar no meio pra entender como as coisas são relativas, rs.

Já estive no ponto de ajudar amigos financeiramente, já estive no ponto de recusar pedidos de ajuda, com dor no coração, e já estive no ponto de dizer “não” a convites, para poder economizar. Nenhuma dessas situações é fácil de lidar, às vezes gera uma situação desconfortável, ainda que temporária, podendo ter até afastamento, similar ao que ocorre em “Friends”, mas a vida segue e a amizade supera. :purple_heart:

É tão bom ver quando isso funciona bem, sem constrangimentos, né? Me lembrou deste tópico que abri no ano passado, justamente sobre falar “não” :smiling_face:

13 curtidas

Eu amo esse tópico, @FernandoLacerda! Mandou muito bem!

12 curtidas

Eu amei o seu tópico e, realmente, este aqui tem tudo a ver com ele.

9 curtidas

A relação entre dinheiro e amizade é complexa. O dinheiro pode tanto fortalecer um vínculo, por meio da ajuda mútua, quanto enfraquecê-lo, gerando inveja ou ressentimento. Desigualdades financeiras ou empréstimos não pagos podem testar a solidez de uma amizade. Resumidamente, uma amizade verdadeira tem um valor que transcende o dinheiro.

8 curtidas