Dinheiro indisponível de forma ágil para movimentação B3

Realizei a venda de 100 ativos negociados na B3. A ordem foi executada e concluída no mesmo minuto (10h42).

Porém o dinheiro aparece um aviso dizendo que o dinheiro vai levar 2 dias pra cair na minha conta.

A minha intenção era realizar um movimento na carteira, vender esses 100 e com o dinheiro comprar outros ativos, seguindo a recomendação de um analista.

Na época da Easynvest e até antes da junção da NuInvest com o app Nubank, o saldo era instantâneo.

É uma coisa simples: a Nubank me deve X pela venda dos 100, se eu comprar um valor Y menor que X, ela me deve somente a diferença. Mas não… preciso aguardar receber os X pra depois gastar … é ridículo.

Nessa troca de app os caras simplesmente perderam uma funcionalidade.

Agora usando o app da Nubank vou ter que aguardar esse tempo. Provavelmente vou perder a oportunidade de comprar os ativos que desejo num preço bom, perdendo o potencial do movimento da carteira.

A Nubank está me fazendo perder dinheiro. Não penso mais em utilizar ela como corretora, não existe agilidade nas transações.

Existem outras corretoras que oferecem esse serviço gratuitamente.

2 curtidas

Nas outras corretoras também é comum até 2 dias uteis, acredito que seja uma norma da B3 em liberar em dois dias, na Rico também é em 2 dias (XP possivelmente também pois a XP é dona da rico)

2 curtidas

O saldo projetado referente à venda de ações ficava disponível apenas para compras de ativos do mesmo tipo. Mas após a venda para sacar o valor sempre teve o prazo de liquidação de 2 dias.

Não fiz nenhuma venda recentemente, mas talvez agora esteja igual a outras corretoras, como o @joao_Vitor_Machry1 citou, com o prazo de liquidação em D+2, sem poder utilizar o saldo projetado.

10 curtidas

No FAQ da NuInvest tem a seguinte informação:

Quando efetuamos a venda de uma ação, BDR, FII ou ETF na Bolsa de Valores, o saldo projetado pode ser utilizado imediatamente para efetuar a compra de outros ativos do mesmo tipo, ou seja, comprar outros ativos de Renda Variável.
No entanto, para utilizar esse valor para aplicar em títulos de renda fixa ou para efetuar movimentações para outra conta bancária, é preciso aguardar dois dias úteis. Durante este período, em seu extrato aparecerá o valor da compra em positivo, descrito como “Lançamentos Futuros”.

6 curtidas

Isso eu não sei, só sei que quando compramos um ativo é D+2, já na venda eu não sei, pois eu nunca vendi, mas acho que são D+2, para duas operações.
Oque eu acho que a NuInvest, fazia se dava na hora seria mais ou menos assim “emprestava” o valor da venda, e depois de D+2 ela pegava o valor direto da B3, funcionaria como um empréstimo de dois dias uteis, talvez seja assim, é uma hipótese de como funcionaria o saldo projetado.

1 curtida

Eu vendi 100 cotas de um FII na B3 e não consigo usar o saldo da venda pra comprar outros FIIs.

O valor está limitado ao saldo da minha conta antes da venda, que é bem baixo, pois só uso esse app para investimentos na B3.

No app da Easinvest e NuInvest o funcionamento era como o colega comentou, de “empréstimo”.

1 curtida

Eu não estou conseguindo comprar os ativos conforme essa regra no app no Nubank :confused:

2 curtidas

Seria o lógico.

Realmente, terminou o dia e o saldo da minha venda na B3 não está disponível para compras na B3.

@lorenatelles mencionou a FAQ da NuInvest. Mas pelo visto esse comportamento não sem aplica ao aplicativo do Nubank.

Os ativos que eu ia comprar com saldo obtido após a minha venda as 10h42 subiram mais de 1 real. Eu poderia comprá-los 1 real mais barato.

Agora provavelmente vou ter que aguardar 2 dias úteis para realizar a compra dos ativos.

Sinceramente, não utilizo mais o app da Nubank para corretagem. Isso não ocorria na Easynvest nem na NuInvest.

O saldo da imagem abaixo é o meu saldo em conta. Lembrando que eu era cliente da Easynvest e utilizava somente pra corretagem, esse saldo provavelmente é um valor que eu esqueci de retirar.

1 curtida