"Dinheiro separado" para cofrinho novo

Até hoje não uso a função caixinha porque minha grana de emergência está em “Dinheiro separado”.

Quero jogar numa caixinha, para poder dar nome. Se eu resgatar e no mesmo dia socar tudo na caixinha nova, aqueles impostos que ficam menores a cada ano voltam a ficar maiores?

Ou deixo onde está e espero o Nubank jogar numa caixinha por conta própria?

*editado

2 curtidas

Sim, você está iniciando uma nova aplicação do zero. Vai passar novamente por todo o processo.

Se está lá, já está passando pelo o mesmo processo de taxas. Nunca deixei lá, sempre abri as caixinhas, acredito, que quando deixa na conta, somente gera os juros/taxas e não abre caixinha.

Se alguém souber responder?

N Possibilidades

3 curtidas

Antes que alguém pergunte, eu já guardava dinheiro antes das caixinhas :grin:, por isso está “Separado”. Agora quero usar a novidade.

4 curtidas

Acho o cofrinho mais prático, mas não uso nenhum no momento. Não sobra… :rofl:

1 curtida

Uma sugestão, é você deixar seu dinheiro guardado onde está e ir utilizando ele até zerar, os novos depósitos você vai colocando nas caixinhas que é bem melhor por ter o rendimento diário e não precisa esperar 30 dias para começar a render no (cofrinho) não aconselho transferir os valores para as caixinhas porque você vai ter que começar tudo novamente os descontos do imposto pela maior alicota 22,5% até chegar em dois anos quando o desconto passa a ser 15% o IR

3 curtidas

Enfim, se eu mover a grana para uma caixinha os impostos resetam. Vou deixar quieto e talvez iniciar uma nova.

2 curtidas

Nesse ponto acho importante dar uma olhada, os depósitos do Nubank vencem a cada 2 anos, então são “resetados automaticamente” nesse período.
Outro detalhe essa separação de valores na conta é somente visual, mas os depósitos são todos considerados, se você movimenta muito a conta eu consideraria migrar esse valor para caixinha reserva de emergência.
Pois na conta pode estar reiniciando esse investimento e você pode nem estar percebendo.

6 curtidas

Sempre que você usa o saldo da conta ele saca do depósito mais antigo. Então, da na mesma ir utilizando ou passar para a caixinha. A cobrança de imposto vai vir da mesma forma e percentual. Tanto usando em compras/gastos mensais, quanto trocando de aplicação para as caixinhas.

2 curtidas

É na caixinha que ele saca do mais recente. Na conta (e no dinheiro “separado”, que é afetado pelas movimentações da conta) o resgate é do depósito mais antigo. É a política atual.

6 curtidas

Isso mesmo @FernandoLacerda, me equivoquei na hora de escrever.
Escrevi ultimo, mas quis dizer mais antigo. Já editei a postagem e corrigi.
Obrigado pelo aviso.

3 curtidas

Não sei se fui claro em um detalhe, o dinheiro que quero colocar na caixinha é o que eu já separava dentro da conta há anos, antes da função caixinha existir, então, é um tipo de caixinha sem possibilidade de nomear e que só era possível existir uma.

Agora eu só queria colocar na caixinha pra poder colocar nome e ficar bonitinho dentro da conta.

Pelo seu comentário eu entendi que mesmo a grana estando separada ali o imposto não estaria baixando, mas acredito ter sido um equívoco (tomara que seja :sweat_smile:).

Então, o valor “Separado” fica alocado no mesmo lugar do Saldo da conta.

Se você estava usando o saldo da conta para fazer pix e pagamentos, sim, o valor de imposto estava sendo atualizado.

8 curtidas

Infelizmente não é. Essa separação é só visual, mas seus rendimentos e depósitos são computados todos juntos por dia de deposito, e infelizmente quando se usa a conta se reinicia alguns destes.

Acho que no seu caso é mais interessante migrar para as caixinhas

8 curtidas

Obrigado, @Mauricio_Martiniano e @William_Peixoto pelos esclarecimentos. Vou criar logo a caixinha.

7 curtidas

Sei que o resgate é sempre do depósito antigo, porem entre deixar na conta corrente (porquinho) ou nas caixinhas, dou preferência as caixinhas por ter o rendimento diário desde do primeiro dia ao contrário da conta que cada depósito feito é preciso esperar 30 dias para começar a render, pra quem faz pouca movimentação não faz muita diferença mais pra quem movimenta muito faz a diferença, os depósitos e resgates vão atualizando e dependendo da frequência acaba perdendo rendimento deixando na conta (cofrinho)

Por isso comentei que é melhor ir usando o dinheiro guardado, e os novos depósitos ir colocando nas caixinhas sem transferir da conta para as caixinha para não iniciar o IR tudo novamente

Nas caixinhas os regastes são retirados dos depósitos mais recentes ou dos mais antigos?

Fiquei com essa dúvida lendo seus comentários, porque caso for retirado do mais recente o IR não vai baixar, o valor entra recente e sai o recente?

O correto é sair o depósito mais antigo para que o restante continue rendendo e baixando o IR conforme o tempo for passando

Não sei se em todas as modalidades de caixinhas a política de prioridade de resgate é a mesma, mas nas minhas com RDB Imediato o resgate é feito do mais recente.

Eu prefiro que seja assim, para dar melhor chance aos depósitos de chegarem à alíquota mínima de IR.

2 curtidas

Uma vez eu li no site oficial do nubank que o resgate era sempre feito do depósito mais antigo não sei se mudou, dessa forma o restante dos depósitos continuariam rendendo e baixando o IR de acordo com a tabela regressiva, caso ficasse entrando e saindo o mais recente o mesmo não baixaria o IR por está entrando e saindo, porém também percebi assim como você que tem resgate sendo feito do mais recente, não sei bem como funciona a questão desses resgates nas caixinhas do nubank, olhando os depósitos estão bem confusos os resgates pelas datas, essa é uma dúvida que se alguém souber como funciona gostaria de saber :handshake:

O raciocínio é ao contrário. Se você resgata o mais recente, o que fica investido é o mais antigo. Se você fizer novos depósitos e sacar, vai sair desses novos primeiro. Aquele mais antigo vai continuar contando o tempo até mudar de alíquota.

A informação do site provavelmente era referente à conta, e não às caixinhas. Mas não descarto a possibilidade de ter havido um erro de comunicação ali também…

2 curtidas

Vamos lá meu raciocínio, da forma que você fala realmente o mais antigo vai continuar rendendo por não ser resgatado, porém vai chegar o momento que as caixinhas não vai ter mais rendimento se ficar entrando o recente e saindo o recente

Exemplo, você faz um depósito hoje ele vai começar a render, porém amanhã ou depois você precisa do dinheiro e faz o resgate, o dinheiro saiu sem rendimento e assim sucessivamente, o dinheiro vai entrando e saindo sem rendimento

O correto é entrar o depósito e resgatar o mais antigo, o dinheiro vai continuar rendendo até chegar na alicota dos 15% do IR de acordo com a tabela regressiva, o que vai determinar o rendimento é a quantidade de depósitos feito e a frequência

Exemplo, você faz um depósito hoje e durante o mês faz mais dez, então o primeiro desposto que entrou vai ser o último a sair e durante esse tempo o dinheiro vai está lá rendendo, pelo menos em outras instituições é assim, não sei o nubank