Downgrade de voo: você já passou por isso?

E aí, viajantes? :waving_hand:t5:

Vocês já ouviram falar em downgrade?

Esse termo é usado quando uma companhia aérea realoca um passageiro para uma classe inferior à que ele comprou, sem oferecer uma alternativa justa. Recentemente, a atriz Ingrid Guimarães relatou ter passado por isso, levantando um debate sobre os direitos dos passageiros.

Vocês já conheciam esse termo? E já passaram por algo parecido ou conhecem alguém que viveu essa situação?

Seja um downgrade inesperado, uma mudança de voo sem explicação ou qualquer outro perrengue aéreo, compartilhem suas histórias aqui nos comentários.

Queremos saber quais foram as situações mais inusitadas que vocês já enfrentaram em aeroportos e aviões. Bora conversar :wink:

24 curtidas

Erika, já tinha ouvido antes este termo, mas, felizmente, nunca passei por essa situação!

17 curtidas

Ufa, que alívio, né? É muito ruim precisar lidar com imprevistos nada agradáveis :smiling_face_with_tear:

16 curtidas

Só soube por causa do recém ocorrido com a atriz, felizmente nunca passei por isso e espero não passar, mas se for o caso um dia que não seja o que ela passou, porque caberia processo pela forma que ela relatou que a trataram. :slightly_frowning_face:

16 curtidas

Eu descobrir esta semana quando li na net o caso da Ingrid, nem imaginava que podia fazer isso.

Nunca passei por isso. A unica coisa que aconteceu foi um voo que perdi em um avião grandao e me colocou num Teco Teco depois, mas chegamos em paz.

17 curtidas

Já ouvi muito falar no downgrade

16 curtidas

Já há algum tempo, as Sentenças de processos semelhantes tem tido entendimento definido como “mero aborrecimento”, circunstância em que ao consumidor é ressarcida apenas a diferença entre o produto/serviço de maior valor e o que efetivamente foi recebido.

No caso da atriz, por ser figura pública e, em razão da exposição e da repercussão negativa que o caso causou, num eventual processo, as chances podem ser mais favoráveis na obtenção de indenização por dano moral.

16 curtidas

Me considero um sortudo, nunca passei por downgrade ou qualquer alteração em voo e a depender da sitaução eu ficaria bem frustado especialmete quando eu pago a mais por um lugar

Sim eu sou um enzo que que sempre a janela!

14 curtidas

Rapaz, sua resposta me deu uma boa ideia pro próximo Dilemas de Viagem, viu :eyes: Semana que vem eu conto.

16 curtidas

Como a maioria ouvi essa semana.

Tirando uns medinhos, sempre foi tranquilo! Mas na volta para casa em 2023 , houve troca do portão de embarque 4 vezes, eu estava morrendo de sono e só pensava que eu poderia não escutar a próxima troca e perder o voo. :melting_face:

11 curtidas

Não sabia desse tipo de aberração, sequer imaginava que ainda existia esse tipo de discriminação por “classe social ou poder aquisitivo” em pleno 2025. Isso equivale ao tratamento dado aos negros nos EUA no século passado, onde estes tinham que se levantar para um branco sentar nos ônibus.

Piada de mau gosto, né!? Francamente… Infelizmente esse tipo de calamidade só vem à tona quando alguém famoso passa pelo constrangimento…

2 curtidas

@Kleber_Vieira1 é aqueles que o piloto gira a hélice com as mãos pra ele ligar no tranco? :joy:

12 curtidas

Pera Diego, não esculhamba tambem não kkkkk

12 curtidas

Nunca que teria coragem de ir num avião desse :joy:

11 curtidas

@Edson_Bezerra o inverso também acontece … você pode ter comprado uma passagem de tarifa básica (classe econômica) e na hora do seu check in ganhar um upgrade para uma classe superior por exemplo Classe Executiva.

Agora de fato a forma supostamente “aleatória” que são feitas essas escolhas que é complicado e sabemos que aparência conta muito.

10 curtidas

Sim

Isso acontece, não vi o caso dela ainda.

7 curtidas

O downgrade é uma situação frustrante mesmo, pessoal. Mas aproveitamos a história para explicar como isso funciona lá no Blog do Nu.

A repórter @mari descobriu o que as companhias podem ou não fazer e quais são os direitos dos clientes se isso acontecer.

:link: Vale conferir:

E por aqui, alguém já conseguiu resolver algum perrengue aéreo de forma justa?

13 curtidas

É um absurdo ser permitido vender mais passagens do que a capacidade do avião, o passageiro só sai lesado nisso.

4 curtidas

Esse fenômeno é conhecido como overbooking que é diferente de downgrade.

9 curtidas

Acho que o ponto é que o overbooking é uma das causas de downgrade :wink:

10 curtidas