Esse termo é usado quando uma companhia aérea realoca um passageiro para uma classe inferior à que ele comprou, sem oferecer uma alternativa justa. Recentemente, a atriz Ingrid Guimarães relatou ter passado por isso, levantando um debate sobre os direitos dos passageiros.
Vocês já conheciam esse termo? E já passaram por algo parecido ou conhecem alguém que viveu essa situação?
Seja um downgrade inesperado, uma mudança de voo sem explicação ou qualquer outro perrengue aéreo, compartilhem suas histórias aqui nos comentários.
Queremos saber quais foram as situações mais inusitadas que vocês já enfrentaram em aeroportos e aviões. Bora conversar
Só soube por causa do recém ocorrido com a atriz, felizmente nunca passei por isso e espero não passar, mas se for o caso um dia que não seja o que ela passou, porque caberia processo pela forma que ela relatou que a trataram.
Já há algum tempo, as Sentenças de processos semelhantes tem tido entendimento definido como “mero aborrecimento”, circunstância em que ao consumidor é ressarcida apenas a diferença entre o produto/serviço de maior valor e o que efetivamente foi recebido.
No caso da atriz, por ser figura pública e, em razão da exposição e da repercussão negativa que o caso causou, num eventual processo, as chances podem ser mais favoráveis na obtenção de indenização por dano moral.
Me considero um sortudo, nunca passei por downgrade ou qualquer alteração em voo e a depender da sitaução eu ficaria bem frustado especialmete quando eu pago a mais por um lugar
Tirando uns medinhos, sempre foi tranquilo! Mas na volta para casa em 2023 , houve troca do portão de embarque 4 vezes, eu estava morrendo de sono e só pensava que eu poderia não escutar a próxima troca e perder o voo.
Não sabia desse tipo de aberração, sequer imaginava que ainda existia esse tipo de discriminação por “classe social ou poder aquisitivo” em pleno 2025. Isso equivale ao tratamento dado aos negros nos EUA no século passado, onde estes tinham que se levantar para um branco sentar nos ônibus.
Piada de mau gosto, né!? Francamente… Infelizmente esse tipo de calamidade só vem à tona quando alguém famoso passa pelo constrangimento…
@Edson_Bezerra o inverso também acontece … você pode ter comprado uma passagem de tarifa básica (classe econômica) e na hora do seu check in ganhar um upgrade para uma classe superior por exemplo Classe Executiva.
Agora de fato a forma supostamente “aleatória” que são feitas essas escolhas que é complicado e sabemos que aparência conta muito.