#EconomiaGeraRiqueza

Bixo, ele ta se referindo a mega sena, a jogo de azar, pela mor de deus x_x

2 curtidas

@Steffler Óbvio que sim. Ele não me ofendeu em nada. Apenas levou para o emocional, perdendo sentido continuar a discussão. :rofl:

Quanto ao “respeito”, algumas palavras podem soar ofensivas para algumas pessoas. Foi a isso que me referi. :wink:

Outro ponto é que ele fez uma interpretação deturpada, talvez por eu ter discordado dele em algumas partes de sua fala. Tal como ele acha, ninguém afirmou que jogos de azar são fonte de renda. Teríamos que voltar às aulas básicas de português e entender o que são metáforas, mas seria beeem off-topic.

Acho que não devemos generalizar. Existe sim! Poucos, mas existem. Imaginemos um exemplo atual: sojicultores, rizicultores, bovinocultores, que sentaram em cima de sua safra esse ano (renda ativa), tiveram ganhos de mais uma safra (renda passiva), sem falar nos fundos, que são os que mais ganham com isso.

1 curtida

DES.GRA.ÇA
substantivo feminino

    1. perda das boas graças de que se desfruta junto a alguém; desfavor, desvalimento.
    1. revés da fortuna; azar, desdita, infelicidade.

Não tente inverter as coisas para se sair por cima, desgraça é tudo aquilo de ruim que só trás algo que parece bom/dar prazer com um alto custo: drogas, alcoolismo, jogos de azar, etc.

Concordo, mas como eles compraram suas terras para fazerem a renda passiva? Com renda ativa. Meu pai tem terra e imóvel, vive de arrendamento e aluguéis. O dinheiro que ele ganha, pagas as contas, reformas dos imóveis e pagamentos de impostos, não sobra quase nada para reinvestir. Se ele tivesse uma renda ativa, poderia usar a renda passiva para reinvestir, como só tem a passiva, apenas consegue se manter. No final das contas, tu sempre vai precisar da renda ativa. (Esqueci de dizer que ele só conseguiu o que tem trabalhando na sua loja de roupas. Ou seja, renda ativa.)

1 curtida

@PauloSuzuki, acho que não me fiz entender ou eu não consegui entender sua colocação, diante do que argumentei. Veja bem, um produtor rural, não necessariamente é um proprietário rural. Você mesmo cita que seu pai é proprietário rural e não produz na terra, arrendando-a. Este produtor rural arrendatário, gerará renda ativa mediante a venda de seu produto. Vamos supor que este produtor, tenha plantado soja e colhido em abril/maio de 2019 e, por razões pessoais, estocou o produto colhido, vindo a vendê-lo hoje. Ele teve uma renda passiva de 1,2 safras líquidas, visto que na colheita havia depositado uma safra líquida. Além disto, também citei os fundos. Esses nem chegaram perto da terra e da semente, apenas compraram e venderam, realizando lucro.

Posso estar errado, mas isso entra na renda ativa, até por que ele teve trabalho para produzir, adiar a venda não a torna uma renda passiva, até por que ela tem validade e é finita. Foi apenas um adiamento de venda, mas ele já tinha trabalhado antes para produzir. Como o site do BTG Pactual explica:

“A renda ativa é o ganho gerado a partir de um trabalho . Ou seja, a quantia de horas dedicadas e a necessidade da presença regularmente para uma certa ação. De forma geral, a renda ativa é formada por salários, comissões, honorários, adicionais, direitos trabalhistas e tudo relacionado com o esforço por uma atividade.”

O que se enquadra em renda passiva seria esse exemplo:

Ao empreender, o interessado investe um grande esforço (tempo e dinheiro) na criação e desenvolvimento da empresa. Depois, o investidor pode deixar o negócio a cargo de um gerente e tornar os lucros uma renda passiva.

Mesmo assim, tudo vai para um início: trabalho (renda ativa)

Sim, eles apenas financiam essas operações, e ganham com o juros e participação. Mas pra você participar precisa entrar com dinheiro, que na maioria das vezes, se não todas, depende de um trabalho (renda ativa).

Resumo: concordo que tem gente que faz sua bola de neve na renda passiva e vai
enriquecendo cada vez mais, mas pra isso você precisa de um capital/patrimônio já
em constituído com muito trabalho pela renda ativa.

Tomara que eu tenha sido claro. Eu gosto desse nível de conversa civilizada, com conhecimento e classe. Só pela nossa conversa já valeu! Obrigado pela educação e humildade! Só ganhamos assim!!! :wink: :+1:t2:

1 curtida

Concordo plenamente com o conceito, entretanto discordo da sua interpretação. Se o produtor tivesse vendido a safra, imediatamente após a colheita e aplicado o valor recebido, por exemplo na poupança, CDI… Que tipo de renda seria o valor auferido com a aplicação???

Com a venda da safra: Renda Ativa
Com o valor aplicado no banco: Renda Passiva
A renda ativa vem sempre em primeiro plano.

1 curtida

Sim, desde que vendida após a colheita. Após estocada por mais de um ano, como foi o exemplo que citei, com o objetivo de obter renda e sem trabalho, é um investimento material, e a renda daí proveniente, é passiva, no meu entender e com todo o respeito.
Penso que muitas vezes, gera confusão o fato de pensarmos em investimentos, como investimentos financeiros e esquecermos dos investimentos materiais.

Se eu vendo bolos numa padaria, resolvo não abrir um dia, mas no seguinte abro, meus bolos se tornaram renda passiva? Só por que não vendi no dia? Bom sei lá, acho estranho. Pra mim continua sendo renda ativa. Mas respeito seu posicionamento.

2 curtidas

Depende amigo, primeiramente, esses bolos são de quais sabores?
Segundo, por que você não está dividindo esse bolo comigo?
Terceiro, esse bolo seu está engravidando para gerar outro bolo sem que você produza?
Então, realmente continua sendo renda ativa. :thinking:

2 curtidas

Eu ri demais, muito bom :joy: depois volto para dar like que os meus acabaram.

2 curtidas