Oi Pessoal. Obrigada pelos comentários e pelas dicas. Problema resolvido - entrei em contato com o emissor e eles enviaram um novo boleto e esse era editável para o valor. Segundo o emissor essa situação foi causada por um problema técnico.
Vou aproveitar a oportunidade e compartilhar minha experiência nesse assunto e meus conhecimentos adquiridos. Há muito tempo(anos) eu sempre excluo alguns valores não obrigatórios que vem embutidos no boleto do meu condomínio. São eles: “porte/manuseio”, “seg. conteúdo premiado+assist.” e “desp. processamento”. Há algum tempo (mais ou menos 1 ano) não consegui mais deduzir o valor referente ao “porte/manuseio”, mas os outros 2 segui conseguindo excluir. Há mais ou menos 1 ano e meio eu estava fazendo esses pagamentos via carteiras digitais, como mercado pago, 99pay, entre outras. Aos poucos essas carteiras digitais deixaram de ser vantajosas por começarem a cobrar algumas taxas(ao usar cartão de crédito) e a única q ainda não cobra é a 99pay, porém há alguns meses ela não permitiu mais a edição do valor do boleto, então comecei a pagar direto pela minha conta corrente, onde ainda era possível a edição até o problema desse mês.
Dica para ter certeza que o valor q edito no boleto está correto: se vc coloca o código de barras no app do mercado pago, ele mostra qual é o valor mínimo deste boleto - ou seja, ele mostra o valor total do que é obrigatório e exclui os opcionais que vem embutidos automaticamente que não foram solicitado e acredito que a maioria das pessoas nem sabe que não precisa pagar.
Novamente agradeço os comentários e espero ter ajudado tb.