Recentemente o PicPay permitia o empréstimo entre pessoas. Era uma grande oportunidade para trazer um melhor rendimento para os investidores, e crédito para quem possui alguma restrição. Infelizmente o Pic Pay encerrou essa modalidade.
O Nubank poderia implantar esse recurso. Apesar do risco mais elevado, deixaria muitos investidores satisfeitos.
Aguardo retorno Nubank!
Se encerrou tão rápido foi porque não deu bom kk
Um risco que nunca quero correr, não sei nem se daria pra chamar isso de investimentos
Esse tópico já foi postado aqui, porém fazem quatro anos e muita coisa mudou de lá para cá.
O Pic Pay encerrou o P2P por fim da parceria com a Crednovo.
A parceria é um clube onde os tomadores de empréstimos são avaliados e classificados por níveis de confiabilidade.
Eu emprestei dinheiro para várias pessoas e estou recebendo até hoje pontualmente com um retorno excelente.
Os eventuais prejuízos oriundos de inadimplência são diluídos por vários investidores, pois cada empréstimo é realizado por meio de cotas, portanto os tomadores de empréstimo adquirem os recursos de diversos investidores.
Além disso, existem multas e juros cobrados pelo banco ao devedor em atraso.
Por essas razões considero essa possibilidade um ótimo investimento apesar do risco ser um pouco maior.
Seria interessantíssimo, iria trazer um número enorme de investidores. E por exemplo o nubank poderia fazer uma pré-seleção dos que se enquadram na modalidade para solicitar o empréstimo, baseado no seu histórico, embora não divulgue nada pessoal do cliente.
Creio que os empréstimos são uma boa fonte de renda do Nu, ele não vai lançar um produto menos rentável para competir algo que lhe traz maior retorno.
Oi @Anderson_Ferreira15 , desejo que você esteja bem.
Esta iniciativa, que quase pode ser entendida como agiotagem legalizada, é um péssimo tipo de investimento. Não que investir empessoas seja um mau negócio, mas essa modalidade de empréstimo oferece um risco gigantesco frente ao possível retorno.
Se a NuBank disponibilizasse algo neste sentido estaria pondo em risco a própria credibilidade, pois é uma grande furada tanto para ela quanto a toda a base de cliente que queira se arriscar…
Não faltam relatos do tipo no Reclame aqui…
E mais relato…
E na prática, o que fazem é tirar o corpo fora quando as pessoas não pagam…
Enfim, aplicou sem ter ciência das clausulas miúdas dá nisso…
A PicPay ganha com a intermediação mas o único que assume todo o risco é você…
Depois de um tempo cobrando os devedores a própria PicPay abre mão e passa os dados do devedor para que você mesmo o cobre, porque ela não vai mais fazer nada a respeito…
Enfim: F U J A …
Tudo de bom a todos nós…
Eu conto, ou alguém conta?
Se o tomador de crédito tem restrições financeiras no Mercado, o risco de inadimplência beira o 100%, portanto o único a ganhar é o intermediador, através de uma polpuda comissão, por isso o serviço não vingou.
Resumiu bem, é furada e prefiro aplicar meu dinheiro onde realmente faz mais sentido, emprestar dinheiro já é algo que pode causar certa dor de cabeça, não é diferente online.
Agradeço os comentários, todos são muito válidos.
Complementando as informações já postadas, gostaria de acrescentar que os referidos empréstimos também podem ser oferecidos a grandes empresas, como a JBS.
Normalmente esses empréstimos oferecidos por meio de fintec’s por todo o planeta já existem a muitos anos. É que no Brasil tudo vem na velocidade de uma carroça.
Eu vejo uma grande oportunidade nessa área. A tecnologia vem mudando hábitos. Os aplicativos de transporte baratearam as tarifas por conectarem donos de automóveis a passageiros.
Enquanto que airbnb barateou o aluguel de imóveis. Tudo por eliminar os atravessadores. Os bancos digitais como o Nubank podem explorar esse nicho, tomando diretamente o dinheiro de seus clientes para emprestar para outros clientes, oferecendo tarifas mais baratas.
Ora, todo investimento tem riscos. Essa modalidade já existe nas criptomoedas. É possível tomar emprestado, mediante garantia, de bitcoins por exemplo. É isso acontece dentro das exchanges
Enfim, emprestei 100 reais em uma cota no total de trinta ao total, a uma pessoa que queria 3.000,00 emprestado. Se ela não pagar, não vou passar fome por causa disso. Esse é apenas um dos empréstimos que ofereci e estou recebendo pontualmente com juros de 40% ao ano. É um risco que vale a pena para quem é investidor agressivo.
Claro que no caso do nubank esse tipo de proposta deverá se adequar a sua realidade.
Tem menos risco que emprestar dinheiro para o cunhado ou o cartão de crédito para sogra kkkkkkk.
Mas valeu pelos comentários.
É muito bom debater com a comunidade.
Com um banco tradicional isso seria impossível.
Se fosse pra lançar isso hoje em dia teria que ter uma garantia por trás pra evitar prejuízo entre o banco / cliente por ex a pessoa que for fazer o empréstimo teria colocar como garantia de investimento, carro, casa e entre outros.
O dinheiro que você deixa no CDB já é para isso: empréstimo que Nubank é outros bancos fazem para pessoas.
Nenhum banco empresta 1 centavo dele, todo empréstimo para um cliente vem de outro cliente que colocou em CDB.
O problema é que a taxa repassada é muito baixa. 1% pro cliente que deixou o CDB e 10% pro banco cobrar da pessoa. Porque o risco é do banco se der calote.
Não precisa de agiota legalizado porque CDB já é isso, de outra forma.
Particularmente sou zero fã dessa modalidade, melhor o Nubank ficar no que já oferece mesmo e não ter essa opção.
Enfim, quem não acredita na força do P2P é só não emprestar. Algumas pessoas deixam seu dinheiro em poupança, outros só trabalham com renda fixa. Faz parte!
Desde que os riscos sejam levados em conta, todo investimento é lucrativo. Fosse assim os bancos teriam prejuízos, não é mesmo?
Mas o CDB já é o empréstimo, o banco fica no meio ganhando no spread.
O que o banco ganharia com P2P?
Pessoa A coloca R$1000 no CDB do Banco X. Banco X paga 0,9% por mês para pessoa A.
Pessoa B pede emprestado R$1000 do Banco X. Banco X vai cobrar 9,9% por mês da pessoa B pelo empréstimo.
Banco X vai ganhar 9,0% (spread) dos R$1000 no final do mês.
Via P2P o banco vai ganhar o quê? Acho que só cooperativa tem isso.