Empréstimo entre pessoas P2P

Recentemente o PicPay permitia o empréstimo entre pessoas. Era uma grande oportunidade para trazer um melhor rendimento para os investidores, e crédito para quem possui alguma restrição. Infelizmente o Pic Pay encerrou essa modalidade.
O Nubank poderia implantar esse recurso. Apesar do risco mais elevado, deixaria muitos investidores satisfeitos.
Aguardo retorno Nubank!

7 curtidas

Se encerrou tão rápido foi porque não deu bom kk :sweat_smile:

19 curtidas

@Anderson_Ferreira15 ,isso já foi sugerido por aqui :point_down:

(Guia dos primeiros passos na Comunidade

16 curtidas

Um risco que nunca quero correr, não sei nem se daria pra chamar isso de investimentos :sweat_smile:

17 curtidas

Esse tópico já foi postado aqui, porém fazem quatro anos e muita coisa mudou de lá para cá.

O Pic Pay encerrou o P2P por fim da parceria com a Crednovo.

A parceria é um clube onde os tomadores de empréstimos são avaliados e classificados por níveis de confiabilidade.

Eu emprestei dinheiro para várias pessoas e estou recebendo até hoje pontualmente com um retorno excelente.

Os eventuais prejuízos oriundos de inadimplência são diluídos por vários investidores, pois cada empréstimo é realizado por meio de cotas, portanto os tomadores de empréstimo adquirem os recursos de diversos investidores.

Além disso, existem multas e juros cobrados pelo banco ao devedor em atraso.

Por essas razões considero essa possibilidade um ótimo investimento apesar do risco ser um pouco maior.

1 curtida

Seria interessantíssimo, iria trazer um número enorme de investidores. E por exemplo o nubank poderia fazer uma pré-seleção dos que se enquadram na modalidade para solicitar o empréstimo, baseado no seu histórico, embora não divulgue nada pessoal do cliente.

1 curtida

Creio que os empréstimos são uma boa fonte de renda do Nu, ele não vai lançar um produto menos rentável para competir algo que lhe traz maior retorno.

Oi @Anderson_Ferreira15 , desejo que você esteja bem. :pray:

Esta iniciativa, que quase pode ser entendida como agiotagem legalizada, é um péssimo tipo de investimento. Não que investir empessoas seja um mau negócio, mas essa modalidade de empréstimo oferece um risco gigantesco frente ao possível retorno. :face_with_monocle:

Se a NuBank disponibilizasse algo neste sentido estaria pondo em risco a própria credibilidade, pois é uma grande furada tanto para ela quanto a toda a base de cliente que queira se arriscar… :thinking:

Não faltam relatos do tipo no Reclame aqui…

E mais relato…

E na prática, o que fazem é tirar o corpo fora quando as pessoas não pagam…
Enfim, aplicou sem ter ciência das clausulas miúdas dá nisso… :face_with_monocle:

A PicPay ganha com a intermediação mas o único que assume todo o risco é você…
Depois de um tempo cobrando os devedores a própria PicPay abre mão e passa os dados do devedor para que você mesmo o cobre, porque ela não vai mais fazer nada a respeito… :face_with_monocle:

Enfim: F U J A …

Tudo de bom a todos nós…
:grin: :v:t5:

7 curtidas

Eu conto, ou alguém conta?

Se o tomador de crédito tem restrições financeiras no Mercado, o risco de inadimplência beira o 100%, portanto o único a ganhar é o intermediador, através de uma polpuda comissão, por isso o serviço não vingou.

16 curtidas

Resumiu bem, é furada e prefiro aplicar meu dinheiro onde realmente faz mais sentido, emprestar dinheiro já é algo que pode causar certa dor de cabeça, não é diferente online. :eyes:

7 curtidas

Agradeço os comentários, todos são muito válidos.

Complementando as informações já postadas, gostaria de acrescentar que os referidos empréstimos também podem ser oferecidos a grandes empresas, como a JBS.

Normalmente esses empréstimos oferecidos por meio de fintec’s por todo o planeta já existem a muitos anos. É que no Brasil tudo vem na velocidade de uma carroça.

Eu vejo uma grande oportunidade nessa área. A tecnologia vem mudando hábitos. Os aplicativos de transporte baratearam as tarifas por conectarem donos de automóveis a passageiros.

Enquanto que airbnb barateou o aluguel de imóveis. Tudo por eliminar os atravessadores. Os bancos digitais como o Nubank podem explorar esse nicho, tomando diretamente o dinheiro de seus clientes para emprestar para outros clientes, oferecendo tarifas mais baratas.

Ora, todo investimento tem riscos. Essa modalidade já existe nas criptomoedas. É possível tomar emprestado, mediante garantia, de bitcoins por exemplo. É isso acontece dentro das exchanges

Enfim, emprestei 100 reais em uma cota no total de trinta ao total, a uma pessoa que queria 3.000,00 emprestado. Se ela não pagar, não vou passar fome por causa disso. Esse é apenas um dos empréstimos que ofereci e estou recebendo pontualmente com juros de 40% ao ano. É um risco que vale a pena para quem é investidor agressivo.

Claro que no caso do nubank esse tipo de proposta deverá se adequar a sua realidade.

Tem menos risco que emprestar dinheiro para o cunhado ou o cartão de crédito para sogra kkkkkkk.

Mas valeu pelos comentários.
É muito bom debater com a comunidade.
Com um banco tradicional isso seria impossível.

1 curtida

Se fosse pra lançar isso hoje em dia teria que ter uma garantia por trás pra evitar prejuízo entre o banco / cliente por ex a pessoa que for fazer o empréstimo teria colocar como garantia de investimento, carro, casa e entre outros.

1 curtida

O dinheiro que você deixa no CDB já é para isso: empréstimo que Nubank é outros bancos fazem para pessoas.

Nenhum banco empresta 1 centavo dele, todo empréstimo para um cliente vem de outro cliente que colocou em CDB.

O problema é que a taxa repassada é muito baixa. 1% pro cliente que deixou o CDB e 10% pro banco cobrar da pessoa. Porque o risco é do banco se der calote.

Não precisa de agiota legalizado porque CDB já é isso, de outra forma.

1 curtida

Particularmente sou zero fã dessa modalidade, melhor o Nubank ficar no que já oferece mesmo e não ter essa opção. :smiling_face_with_tear:

7 curtidas

Enfim, quem não acredita na força do P2P é só não emprestar. Algumas pessoas deixam seu dinheiro em poupança, outros só trabalham com renda fixa. Faz parte!
Desde que os riscos sejam levados em conta, todo investimento é lucrativo. Fosse assim os bancos teriam prejuízos, não é mesmo?

1 curtida

Mas o CDB já é o empréstimo, o banco fica no meio ganhando no spread.
O que o banco ganharia com P2P?

Pessoa A coloca R$1000 no CDB do Banco X. Banco X paga 0,9% por mês para pessoa A.

Pessoa B pede emprestado R$1000 do Banco X. Banco X vai cobrar 9,9% por mês da pessoa B pelo empréstimo.

Banco X vai ganhar 9,0% (spread) dos R$1000 no final do mês.

Via P2P o banco vai ganhar o quê? Acho que só cooperativa tem isso.

image

1 curtida