Há apenas dois ano, poucos de nós poderiam prever o impacto significativo que o COVID-19 teria na economia global e a interrupção que causaria em nossas vidas diárias.
Nós clientes geralmente dependemos muito das instituições financeiras, no atual momento, para quem precisa de crédito, conseguir um empréstimo e/ou cartão de crédito se tornou algo bem difícil.
Para ajudar-nos a navegar pelo cenário e garantir nossa segurança financeira, os bancos não podem construir todos os produtos e serviços necessários para resolver eles mesmos os desafios mais amplos dos clientes.
O que eles podem fazer é agilizar o processo e a experiência do usuário final, desse modo, sugiro a seguinte reflexão.
Produto: Empréstimo P2P
Essencialmente, o Nubank atuaria como uma plataforma combinando ofertas e serviços dos investidores (PF) às necessidades dos clientes de varejo do Nubank.
Oferecer um serviço contextualizado de “Oferta” aos seus investidores participantes em um “Esquema de Ofertas”. Usando os ricos dados acessados pelo banco por meio de sua função de “Provedor de Compartilhamento de Dados”, combinado com uma capacidade de análise e contextualização, o nubank terá que ser capaz de garantir que apenas ofertas úteis tenham uma alta taxa de resgate, que possam ser repassadas do investidor aos clientes de varejo do Nu.
As ofertas seriam enviadas ao cliente final digitalmente e apresentadas como um pequeno número de blocos contextualmente relevantes no aplicativo do Nubank. A oferta inclui um código QR que seria digitalizado no app do cliente selecionado.
O código QR deverá conter o “número da oferta” e o “número da conta bancária” cujo registro é criado pelo investidor como o “arquivo de resgate”. O valor dos produto vendido contido no arquivo de resgate é então usado para calcular a comissão do Nubank pela prestação do “Serviço de Oferta”. O Nubank irá reter uma parte da taxa, sendo o restante repassado para a conta poupança/investimento do investidor. Os benefícios para cada uma das partes são:
Cliente de varejo (Nubank)
• acesso ao crédito
Investidor
• diversificar o investimento
Nubank
• nova oportunidade para ajudar os clientes a criar investimentos
O sucesso de tal plataforma dependerá da capacidade do Nubank de garantir que as ofertas entregues sejam relevantes para o cliente de varejo que as recebe. Isso requer uma compreensão tanto dos “atributos pessoais” dos clientes (por exemplo, status financeiro, tipo de personalidade, interesses) quanto de seus “atributos de contexto” (por exemplo, localização, estágio de vida, aspirações).
Combinar a oferta certa, com o cliente certo, no momento certo, irá requerer “personalização” e “contextualização”.
Normalmente, os sinais de “intenção” do cliente só aparecem nos registros financeiros depois que o cliente começa a fazer alterações.
Felizmente, novas regulamentações estão transformando o cenário de dados pessoais, olha aí o Open Banking.
Na minha opinião, o Nubank investe muito em tecnologia mas não em diversificação de renda.
Tá na hora de mudar???